O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Chronopost aposta na mobilidade

  • 11/07/2011, Lisboa

  • Presente em Portugal desde 1997, a Chronopost International é uma empresa de referência no mercado nacional no segmento de correio expresso, processando anualmente cerca de 8,5 milhões de encomendas.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

A inovação e a proactividade são algumas das prio-ridades da Chronopost International. Um dos aspectos fundamentais para a empresa é a aposta na inovação como factor diferenciador e de impulso para um crescimento sustentado. Neste sentido, a Chronopost investiu recentemente numa solução de mobilidade que suporta a operação no terreno.

Esta nova solução permite a utilização das mais variadas e recentes tecnologias de mobilidade, disponibilizadas pelos terminais de última geração da Motorola, no seu modelo MC55.

Presente num sector em constante mudança, a Chronopost está em permanente pesquisa das melhores soluções tecnológicas que lhe permitam estar na vanguarda dos sistemas de informação, nomeadamente ao nível da mobilidade. Parceiro desde 1996 e com excelentes referências na Chronopost, a Zetes Burótica foi a escolha clara para esta necessidade, tendo mostrado enorme clareza no que poderia ser a solução modular para os PDAs. Aliados a esta prestação, foram igualmente importantes a sua capacidade de operar com regras consideradas de state of the art, bem como a sua flexibilidade.

A plataforma de mobilidade que sustenta a solução dos mais de 350 utilizadores móveis, disponibiliza um conjunto de funcionalidades chave à Chronopost que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades operacionais, nomeadamente:

  • Utilização de câmara fotográfica;
  • Utilização do receptor GPS;
  • Utilização de leitor de códigos 2D.

Esta nova solução tem a capacidade de capturar fotografias durante a operação nas várias incidências possíveis como, por exemplo, locais de passagem quando o destinatário está ausente.

Com o receptor GPS disponibilizado pelos novos equipamentos, é possível não só capturar a coordenada dos pontos de recolha ou de entrega, bem como efectuar um acompanhamento do percurso dos operadores na sua actividade diária.

Na componente de identificação, existe a possibilidade de ser recolhido o nome do receptor e de serem utilizados códigos bidimensionais para efectuar a recolha massiva de informação, permitindo validações adicionais nos processos de recolha.

Naturalmente, neste tipo de soluções a capaci-dade de fornecer informação em tempo útil, quer aos clientes quer às equipas da Chronopost que sustentam a actividade são factores essenciais.

Por outro lado, com a entrada da Chronopost no segmento B2C, dando a capacidade aos seus clientes de recolher e entregar as suas encomendas numa das 350 lojas Pick me! actualmente disponíveis, esta solução de mobilidade, ao abarcar a nova realidade, possibilita alterar o local de entrega inicialmente previsto, para qualquer uma das lojas, permitindo que o cliente recolha a encomenda na altura que lhe for mais conveniente.

Os benefícios da solução são muitos e alguns nem são mensuráveis. A fiabilidade de informação, a facilidade de utilização, a autonomia e rigor dos processos dos operadores de distribuição, que sabem exactamente o que estão a fazer no terreno, a qualidade da informação on line em tempo real (marcação de recolhas e recepção de informação) foram melhorados face ao que existia.

"Fomos acrescentando à solução várias necessidades que os nossos clientes tinham, como por exemplo alguns serviços complementares inovadores: os Surveys (inquéritos ao clientes finais) e o SWAP (troca de equipamentos) nos PDAs. O feed back desse workflow pode ser facultado posteriormente às Operações e ao Serviço a Clientes.

"Resumindo, passámos a dispôr de uma ferramenta no PDA com todos os processos que estavam baseados em papel e, por outro lado, internamente cumprimos todos os níveis de serviço ao cliente", conclui Paulo Rosa, Director de Sistemas de Informação da Chronopost.

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)