O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Zetes concluiu com êxito a implementação do sistema de inspecção de expedições para a Campofrío

  • 11/12/2008, Lisboa

  • O sistema de inspecção de encomendas instalado baseia-se em tecnologia de visualização e foi integrado na Campofrío pela Zetes Espanha para melhorar a rastreabilidade e reduzir o número de verificações às expedições.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 
A Zetes, o fornecedor líder da Europa em soluções de identificação automática de bens e pessoas, concluiu com êxito a implementação de um projecto de verificação de expedições na fábrica de processamento de carnes frescas “Carnes Selectas 2000” da Campofrío. Trata-se de uma solução de restreabilidade da cadeia de fornecimento que gere a inspecção das paletes que chegam das linhas de produção, assim como a expedição diária de mais de 300 paletes.

A Campofrío é um grupo internacional de alimentação e nutrição, orientado para o cliente, com investimentos em três continentes, abrangendo mais de 250 milhões de clientes em mais de 40 países no mundo inteiro. A empresa dispõe de fábricas industriais em Espanha, Portugal, Roménia e Rússia e departamentos de vendas nos outros países europeus. Em Espanha, Campofrío é uma marca líder do mercado de carne processada.

A Campofrío abordou a Zetes para encontrar uma solução para o tempo excessivo que se gastava diariamente na inspecção manual de milhares de caixas de produto manufacturado. Depois de uma análise funcional detalhada do projecto, a Zetes recomendou o Visidot. O sistema de restreabilidade baseia-se em tecnologia de visualização e foi desenvolvido pela empresa ImageID, que é parceira da subsidiária espanhola da Zetes neste projecto. A tecnologia permite a captação rápida e automática dos dados de uma grande quantidade de etiquetas contendo códigos 2D e que estão colocadas nas embalagens. Os dados recolhidos são comparados com as encomendas de cada cliente, alertando os operadores, em tempo real, de quaisquer discrepâncias e fornecendo indicações visuais se os produtos não estiverem nas paletes correctas.

A Zetes criou uma solução “feita à medida”: personalizou o sistema e desenvolveu processos para adaptar a solução de acordo com as exigências da Campofrío. Em seguida integrou a solução no sistema de gestão da empresa, ADAIA, para assegurar uma troca de dados precisa. Também foi confiada à Zetes a formação do pessoal na utilização do sistema. A instalação da solução foi concluída com êxito na fábrica de produção de Burgos, operada pela Campofrío, a menos de quatro meses desde a assinatura do contrato.

“Agora que o sistema está instalado e em pleno funcionamento, não temos quaisquer dúvidas que se trata de uma solução de restreabilidade de primeira classe, que nos oferece um sistema de inspecção de expedições rápido e completamente seguro. Esta solução optimiza o processo da nossa logística, satisfazendo os nossos objectivos de crescimento em qualidade e eficácia e, por conseguinte, melhorando a satisfação do cliente”, afirma Santiago Peña, Director de Sistemas de TI do Grupo Campofrío.

Alain Wirtz, Director Executivo da Zetes, comenta: “Este projecto é o primeiro do seu tipo que a Zetes implementou na Europa, graças a um acordo de cooperação entre a subsidiária espanhola do Grupo Zetes e a ImageID. Em cada país, as nossas equipas analisam cuidadosamente as necessidades do cliente e recomendam a solução que melhor satisfaz as necessidades do projecto. Trabalhar com empresas como a Campofrío, que defendem a utilização de novas tecnologias de identificação para a optimização dos seus processos, dá crédito às soluções inovadoras e comprovadas que a Zetes traz para o mercado”.


Acerca da Zetes
A ZETES INDUSTRIES é uma companhia pan-europeia líder em soluções e serviços de valor acrescentado para a indústria de Identificação Automática de bens e de pessoas (Goods ID e People ID). Estas soluções utilizam simultaneamente tecnologias emergentes e amadurecidas (códigos de barras, reconhecimento de voz, RFID, cartões inteligentes, biometria) e desenvolve soluções informáticas de suporte para optimizar o desempenho empresarial de muitos clientes do sector privado e público em vários segmentos de mercado. As soluções da Zetes estão implementadas em vários sectores de actividade: produção transportes, logística, retalho, saúde, financeiro, telecomunicações, estado e serviços públicos. O grupo Zetes tem a sua sede em Bruxelas e possui subsidiárias na Alemanha, Bélgica, Côte d’Ivoire, Espanha, França, Irlanda, Israel, Itália, Países Baixos, Portugal, Suiça e Reino Unido. A Zetes emprega actualmente mais de 700 trabalhadores e conseguiu em 2007 uma demonstração consolidada de resultados de €177 milhões.
Telefone
Clique aqui para ver telefone
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)