O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Merck faz ouvir a sua voz no armazém

  • 09/12/2010, Lisboa

  • Merck decidiu melhorar os processos de armazém recorrendo à implementação da solução de voz. Para o efeito, contou com a Zetes Burótica, que é especialista de implementação de sistemas sde voz.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

A Merck está em Portugal desde 1934. Actualmente, conta com cerca de 160 colaboradores e opera nas áreas de química e farmacêutica, sendo esta última a mais representativa no mercado nacional. Em 2009, a Merck teve um volume superior a 70 M€.

O armazém da Merck recebe do exterior 4 tipos de encomendas: mercadorias provenientes do Grupo Merck (de outros centros de distribuição Merck ou de outros laboratórios), de um parceiro para o qual gere o stock, material promocional e produtos que necessitam de refrigeração.

As operações de armazém para movimentação de artigos, realizavam-se através do recurso de terminais portáteis e terminais fixos de empilhadores, com leitura de código de barras.

Estes processos revelavam-se muito morosos, pois os operadores tinham as mãos ocupadas com os equipamentos e tinham de estar concentrados no teclado e visor dos terminais.

"A utilização constante do leitor de código de barras atrasava o processo de picking. Igualmente, com alguma frequência as mercadorias chegavam ao nosso armazém sem os respectivos códigos de barras, o que nos obrigava a efectuarmos as respectivas etiquetas quer para as paletes quer para as caixas de agrupamento. Os equipamentos que possuíamos já se encontravam obsoletos e sem manutenção, e também não cumpriam todos os requisitos da Merck ao nível da segurança dos sistemas", proferiu Luis Azevedo, IT Manager da Merck.

A Merck decidiu melhorar os processos de armazém recorrendo à implementação da solução de voz, pois esta tecnologia está optimizada para as operações de armazém.

Para o efeito, contou com a Zetes Burótica, que é especialista de implementação de sistemas de voz, já com provas dadas no mercado nacional. "Já tínhamos trabalhado com a Zetes Burótica no passado, e tínhamos conhecimento que implementavam soluções de voz. Fomos visitar um cliente de referência da Zetes Burótica e comprovamos as vantagens da adopção desta tecnologia", acrescentou o IT Manager da Merck.

A Zetes Burótica implementou em exclusivo a sua solução 3iVoice com integração em SAP com módulo WM.

A solução de voz foi aplicada em quatro processos de armazém:

  • Recepção de mercadorias;
  • Arrumação;
  • Reaprovisionamento;
  • Picking;

Em termos de média mensal, o armazém da Merck realiza cerca de 9.000 operações de armazém com um total de 30.000 linhas.

Desta forma, os operadores passaram a fazer o mesmo número de operações de armazém mas de forma mais rápida, confortável e com maior precisão.

"Em vários processos no armazém atingimos os objectivos de flexibilização e aumento de produtividade", explicou Luís Azevedo. Os operadores estão satisfeito, a adaptação ao sistema foi simples e natural, o facto de terem as mãos e olhos livres facilita muito o aviamento de encomendas e a contagem de artigos.

"Com a implementação da tecnologia de voz, a Merck optimizou os processos, aumentando a produtividade e a satisfação dos operadores, reduziu a taxa de erros e melhorou o planeamento", concluiu o responsável de IT.


A Zetes

O Grupo ZETES é o primeiro integrador pan-europeu de soluções de valor acrescentado e serviços de identificação automática de mercadorias e pessoas. A companhia tem crescido de uma forma orgânica e através de aquisições e hoje está presente em catorze países (Alemanha, Bélgica, Costa do Marfim, Espanha, França, Grécia, Holanda, Ingla-terra, Irlanda, Israel, Itália, Portugal, Suíça e Escandinávia) com 20 escritórios. Com um volume de negócios consolidado de aproximadamente 167 milhões de euros, em 2009, a companhia emprega mais de 800 empregados. Desde 22 de Novembro de 2005, a Zetes é uma companhia pública, listada na Eurolist da Euronext.

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)