O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Asco implementa RFID para gerir os seus activos num ambiente industrial complexo

  • 23/11/2011, Lisboa

  • A Zetes implementou para a Asco uma solução de RFID, num ambiente de produção complexo, que permitiu melhorar significativamente a gestão dos seus acessórios de produção. A solução foi desenvolvida e instalada pela RFIDea, actualmente Zetes-RFIDea.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo
  • Monitorização rápida e constante dos acessórios de produção da Asco nos diferentes edifícios da empresa
  • Redução do número activos perdidos
  • Actualização em tempo real das bases de dados de ferramentas, tornando possível responder a pedidos de auditoria em menos de 24 horas

A Zetes implementou para a Asco uma solução de RFID, num ambiente de produção complexo, que permitiu melhorar significativamente a gestão dos seus acessórios de produção. A solução foi desenvolvida e instalada pela RFIDea, actualmente Zetes-RFIDea, uma empresa especializada em RFID e adquirida pelo Grupo Zetes em Maio de 2011.

A Asco é uma empresa líder no desenvolvimento, produção e processamento de componentes em aço e titânio de alta precisão para a indústria aeronáutica. Confrontada com a perda de diversos acessórios de usinagem e com a necessidade de responder rapidamente a pedidos de auditoria, decidiu implementar uma solução de RFID. Contudo, o metal utilizado nas peças a identificar e a sua exposição permanente a óleo de corte e a limalhas de metal incandescentes eram grandes obstáculos que teriam de ser ultrapassados no âmbito deste projecto. Por isso, a Asco decidiu contactar a Zetes-RFIDea.

A Zetes-RFIDea realizou uma análise detalhada do ambiente e dos processos para se certificar de que a tecnologia de RFID era, de facto a mais adequada. Além disso, testou diferentes etiquetas a fim de determinar qual era a mais resistente.

Hervé Le Grand, responsável pela assistência na oficina de peças da Asco: "A Zetes-RFIDea apresentou uma série de vantagens. Em primeiro lugar, ofereceu o potencial de integrar diversos tipos de hardware, o que não nos prendia a nenhum fornecedor em particular. "Em segundo lugar, a sua oferta incluía a análise bem como a implementação do projecto, assistência e serviços de manutenção. Finalmente, depois de comparar propostas de vários fornecedores, considerámos que a sua análise era também a mais relevante."

Em termos de software, a Zetes RFIDea desenvolveu 3 módulos: um para criar objectos, um para manutenção e outro para auditoria, sendo os três acessíveis através de terminais de RFID portáteis.

Leitores de RFID fixos equipados com sensores de proximidade foram também posicionados nas entradas e saídas dos edifícios, de modo a facilitar a localização constante dos acessórios.

Auditorias: listas disponíveis em menos de 24 horas

A Asco dispõe agora de actualizações em tempo real da base de dados de acessórios de usinagem. Isto significa que tem de suportar menos perdas. Além disso, o cartão de identificação de cada ferramenta está localizado numa única base de dados, acessível a todos. Quando é necessário realizar auditorias, é possível extrair listas rápida e facilmente. Estas estão disponíveis em menos de 24 horas, o que tem um forte impacto na relação da Asco com os seus clientes.

Alain Wirtz, CEO da Zetes, comenta: "Este projecto ilustra perfeitamente o quanto as organizações têm a ganhar com a implementação da RFID. Esta tecnologia tem um grande potencial, mas é importante ter conhecimentos avançados nesta área para uma implementação correcta. Como tal, a aquisição da RIFDea constitui uma verdadeira mais-valia para a Zetes. Actualmente, este know-how adicional beneficia sobretudo os mercados belga e francês. Porém, o nosso centro de competências 3iRFID está a trabalhar para partilhar o conhecimento por todo o Grupo, para que cada entidade possa beneficiar deste tipo de experiência."


Acerca da Zetes

A ZETES INDUSTRIES é uma companhia pan-europeia líder em soluções e serviços de valor acrescentado para a indústria de Identificação Automática de bens e de pessoas (Goods ID e People ID). Estas soluções utilizam simultaneamente tecnologias emergentes e amadurecidas (códigos de barras, reconhecimento de voz, RFID, cartões inteligentes, biometria) e desenvolve soluções informáticas de suporte para optimizar o desempenho empresarial de muitos clientes do sector privado e público em vários segmentos de mercado. As soluções da Zetes estão implementadas em vários sectores de actividade: produção transportes, logística, retalho, saúde, financeiro, telecomunicações, estado e serviços públicos. O grupo Zetes tem a sua sede em Bruxelas e possui subsidiárias na Alemanha, Bélgica, Côte d'Ivoire, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Israel, Itália, Países Baixos, Portugal, Suiça e Reino Unido. A Zetes emprega actualmente mais de 1.000 trabalhadores e conseguiu em 2010 uma demonstração consolidada de resultados de €216,7 milhões.

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)