O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Zetes Burótica, 90% das empresas de produção não reconhecem a importância de um Sistema de Execução de Embalagem, colocando em perigo a sua rastreabilidade

  • 18/12/2013, Lisboa

  • Um Sistema de Execução de Embalagem (Packaging Execution System - PES) constitui para o processo de identificação das embalagens o mesmo que um Sistema de Execução da Produção (Manufacturing Execution System - MES) constitui para a produção.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

Um Sistema de Execução de Embalagem (Packaging Execution System - PES) constitui para o processo de identificação das embalagens o mesmo que um Sistema de Execução da Produção (Manufacturing Execution System - MES) constitui para a produção: dirige centralmente todas as ações relacionadas com esse processo. Embora a maior parte das empresas de produção já tenha compreendido os benefícios de um MES, 90% ainda não reconhecem as vantagens que um PES lhes pode trazer. E estes benefícios são enormes, especialmente num mundo em que a correta identificação de um produto e a sua rastreabilidade se tornaram fundamentais. A solução de execução de embalagem ZetesAtlas possibilita aquilo que os produtos concorrentes não conseguem.

Muito frequentemente não existe uma ligação direta entre a linha de embalagem e o sistema ERP, que fornece todos os dados para a identificação dos produtos na linha de embalagem. Isto significa que cada dispositivo envolvido no processo de embalagem é configurado localmente e de forma independente, muitas vezes manualmente. Em resultado disso, é grande a probabilidade de ocorrerem erros - como a informação errada no rótulo, o não cumprimento de normas (ex: GS1) ou regras de identificação da cadeia de abastecimento) ou erro de configuração de sistemas de identificação de embalagens -, porque não há visibilidade nem rastreabilidade de ações, acontecimentos e dados, não há agregação de dados nem controlo automático. "Sem um PES e, portanto, sem integração de todas as linhas de embalagem com o ERP da empresa, toda a rastreabilidade dos seus produtos é posta em causa, uma vez que não pode ser garantido que os processos de identificação e de controlo estão isentos de defeitos," diz Pascal Longchambon, Diretor do Grupo ZetesAtlas Business Solution.

Controlo total da linha de embalagem

Tendo em conta estes desafios, a Zetes desenvolveu o ZetesAtlas. Este software constitui a ligação essencial entre o ERP e a linha de embalagem. Funcionando num ciclo totalmente controlado, assume o controlo do conjunto dos periféricos, como impressoras, câmaras e dispositivos de controlo, permitindo a correta gestão de todos os processos comuns relacionados com a identificação dos produtos. Uma solução única dirige todas as linhas, controla todos os dados e fornece relatórios sobre os acontecimentos e ações, mostrando o que aconteceu e onde. E a introdução de processos totalmente automatizados também significa uma execução mais rápida desses processos.

Uma única pessoa pode dirigir todas as máquinas na mesma linha, com uma interface única de máquina. Isto reduz drasticamente o número de intervenções manuais e, portanto, o número de erros. O facto de saber que a integração é completa e que toda a informação é dominada com segurança e em tempo real assegura ao cliente uma verdadeira paz de espírito. É garantida a qualidade e a integridade da identificação.

O sistema ZetesAtlas também pode tratar da identificação das unidades (fluxo heterogénio, serialização) e fornecer informações precisas sobre quais os produtos que se encontram em quais caixas, etc. A associação pais-filhos é possível graças à leitura em massa: quando se colocam os produtos numa caixa, os números de série destes produtos são lidos simultaneamente e associados ao número de série da própria caixa. A execução da chamada agregação de dados reforça a rastreabilidade de cada unidade de produto individual.

As empresas começam a perceber a necessidade de investir num PES
Pascal Longchambon, Diretor do Grupo ZetesAtlas Business Solution: «Durante décadas as empresas de produção concentraram os seus esforços de investimento em torno do MES, que evidentemente é essencial para assegurar que os produtos têm uma qualidade constante. Mas com a necessidade crescente da rastreabilidade, seja para proteger as marcas, para controlar os canais de distribuição ou para proteger a saúde dos consumidores, assiste-se a uma mudança de mentalidades. No entanto, até agora não havia verdadeiramente um equivalente do MES para o processo de embalagem. Com o aparecimento de novos suportes de dados, que permitem codificar mais dados (como, por exemplo, "consumir de preferência antes de") e a identificação a nível de cada artigo, as empresas começam a sentir a necessidade de uma solução que permita gerir e organizar de modo eficiente todo o processo de identificação das embalagens. Com o ZetesAtlas fica agora colmatada a lacuna que existia no mercado. »

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)