O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Frutas e legumes da ValeFresh expedidos mais rapidamente com o sistema de recolha de dados da Zetes

  • 18/07/2011, Lisboa

  • A ValeFresh, uma empresa distribuidora de produtos frescos no Reino Unido, implementou um sistema de recolha de dados sem fios da Zetes para optimizar os seus processos de embalagem e produção.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo
  • Integração com a solução de SAP ERP da ValeFresh
  • Visibilidade das linhas de produção em tempo real, incluindo controlo de qualidade, utilização de stock, análise da mão-de-obra e custo do trabalho
  • Melhoria da produtividade e redução significativa dos custos de mão-de-obra e de produção em apenas seis semanas
  • Retorno do investimento esperado em 12 meses

A ValeFresh, uma empresa distribuidora de produtos frescos no Reino Unido, implementou um sistema de recolha de dados sem fios da Zetes para optimizar os seus processos de embalagem e produção. A ValeFresh especializa-se em fornecer frutas e legumes frescos a supermercados, incluindo os retalhistas Waitrose e Sainsbury's e o especialista em retalho electrónico Ocado, e distribui mais de 200 paletes por dia.

A nova solução, que inclui terminais montados em veículos 2485 da Zetes IND, impressoras móveis da Datamax e terminais portáteis MC9090, foi integrada com a solução de SAP ERP da ValeFresh para proporcionar visibilidade em tempo real das linhas de produção, incluindo controlo de qualidade, utilização de stock, análise da mão-de-obra e custos de mão-de-obra. No passado, estas informações tinham geralmente um dia de atraso, em resultado dos controlos de qualidade manuais e da necessidade de introduzir os dados da linha de produção anterior. Agora, o sistema alerta a direcção para os problemas, assim que eles surgem, e atribui um indicador de desempenho (KPI) a cada palete que sai da linha de produção, em função de metas preestabelecidas.

As melhorias de visibilidade adicionais que se verificaram ajudaram a aumentar os níveis de eficiência no armazém refrigerado da empresa. Nas seis semanas que se seguiram à implementação, a produtividade na ValeFresh melhorou e foi conseguida uma redução significativa dos custos de mão-de-obra e de produção graças à maior automatização e precisão.

David Ratchford, director de TI da ValeFresh, afirmou: "Seleccionámos colectivamente uma combinação de terminais com ecrã táctil com impressoras móveis porque queríamos uma solução visual. A funcionalidade de RF também era importante porque o nosso negócio é totalmente sazonal e algumas linhas de produção não são utilizadas durante todo o ano, pelo que necessitávamos de poder transferir o nosso equipamento sem ter de voltar a efectuar ligações por cabo."

Actualmente, 7 das 21 linhas de produção da ValeFresh foram automatizadas com a solução, cuja concepção sem fios lhe confere portabilidade, permitindo atribuí-la a diferentes linhas, conforme as necessidades. Em resultado do sucesso imediato da implementação inicial, a empresa pretende aumentar o número de linhas de produção equipadas com a solução de recolha de dados.

Originalmente, a ValeFresh estimou que o seu investimento seria recuperado no prazo de 18 meses, mas já reviu as suas estimativas para 12 meses com base nos resultados iniciais. Uma parte do valor de capital originalmente aplicado na solução já foi reavido pelo facto de ter deixado de ser necessário imprimir etiquetas para os produtos. Os funcionários adicionais que haviam sido contratados para realizar a introdução de dados pós-produção foram transferidos para outras funções relacionadas com o embalamento.

Steve Binder, director de vendas e marketing da Zetes no Reino Unido, afirmou: "Ter total visibilidade das informações sobre o produto é essencial para um fornecedor de produtos frescos como a ValeFresh, e esta é uma solução de recolha de dados sem fios muito simples, mas muito eficaz, que proporciona as melhorias de produtividade e de qualidade que a ValeFresh procurava. Estamos muito satisfeitos com estes resultados iniciais tão positivos e prevemos que estas vantagens se continuem a verificar quando a ValeFresh expandir o sistema a outras linhas de produção."

Acerca da Zetes

A ZETES INDUSTRIES é uma companhia pan-europeia líder em soluções e serviços de valor acrescentado para a indústria de Identificação Automática de bens e de pessoas (Goods ID e People ID). Estas soluções utilizam simultaneamente tecnologias emergentes e amadurecidas (códigos de barras, reconhecimento de voz, RFID, cartões inteligentes, biometria) e desenvolve soluções informáticas de suporte para optimizar o desempenho empresarial de muitos clientes do sector privado e público em vários segmentos de mercado. As soluções da Zetes estão implementadas em vários sectores de actividade: produção transportes, logística, retalho, saúde, financeiro, telecomunicações, estado e serviços públicos. O grupo Zetes tem a sua sede em Bruxelas e possui subsidiárias na Alemanha, Bélgica, Côte d'Ivoire, Espanha, África do Sul, França, Grécia, Irlanda, Israel, Itália, Países Baixos, Portugal, Suiça e Reino Unido. A Zetes emprega actualmente mais de 1000 trabalhadores e conseguiu em 2010 uma demonstração consolidada de resultados de €216,7 milhões.

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)