O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Marigold Industrial inova com Creativesystems RFID Logistics Solution

  • 12/05/2009, São João da Madeira - Aveiro

  • Marigold Industrial em Portugal aplica RFID UHF à sua logística, automatizando os processos de recepção, produção e expedição.
  • Empresa: Creativesystems

 
Combinando a mais avançada tecnologia ao seu know‐how em logística, a marca, oferecendo uma das gamas de produtos mais alargadas em protecções de mãos e braços (HAP – Hand and Arm Protection) nos mais variados materiais, que vão desde a borracha natural a tecidos especiais, conquistou os profissionais mais exigentes. Este investimento é essencial para atingir a optimização dos processos, permitindo assim melhorar o serviço ao cliente.

A experiência da Creativesystems e a especialização em RFID permitiu a implementação da tecnologia RFID UHF C1 Gen2, ao nível das caixas. A utilização desta tecnologia permite uma maior flexibilidade e eficiência no que concerne ao movimento de materiais, assim como a completa visibilidade da cadeia de fornecimento.

No que diz respeito à integração da informação, esta é efectuada pelo Middleware proprietário da Creativesystems, assegurando o adequado tratamento dos dados e total integração com o ERP da Marigold Industrial.

As etiquetas RFID, utilizando o mais recente NXP UCODE G2X chip num inlay Avery Dennison, são impressas e codificadas em impressoras RFID da Avery Dennison. Todos os movimentos de materiais são controlados através de pórticos RFID com leitores da Alien Technology e terminais portáteis RFID.

Na recepção, é aplicada uma etiqueta RFID em todas as caixas de matériasprimas, de forma a permitir um fluxo de informação automático. Sempre que uma caixa de matéria‐prima é movimentada para a produção ou para o armazém, o seu movimento é automaticamente registado no ERP.

Depois das luvas estarem produzidas e empacotadas como produto final, as etiquetas RFID são impressas, codificadas e colocadas nas caixas. Quando as caixas são transportadas para o armazém de produto acabado, o processo de leitura é totalmente automático, permitindo a validação de todos os produtos, resultando numa enorme redução de intervenção humana.

Na expedição, os processos de paletização e carga são também baseados na tecnologia RFID, assegurando que o produto correcto é enviado para o cliente certo, num curto espaço de tempo e sem margem de erro. Os movimentos correspondentes são automaticamente feitos no ERP. Este processo é fundamental para atingir um melhor serviço ao cliente.

Os pórticos industriais RFID da Creativesystems, garantem uma alta performance, necessária para a leitura automática de todas as caixas que são movimentadas na fábrica.

Ganhos de produtividade e eliminação de erros humanos é claramente o maior benefício desta solução. Subsequentes processos logísticos dentro do Comasec Group poderão também ser optimizados, alargando assim as vantagens da tecnologia RFID à restante cadeia de fornecimento.


Sobre a Creativesystems
Com uma organização orientada para o cliente a Creativesystems desenvolve soluções integradas de automatização e optimização de fluxos de informação e de dados, suportadas por uma consultoria especializada em gestão da inovação e gestão operacional.
Pioneira na aplicação de RFID e de aplicações específicas que permitem a mobilidade, numa série de aplicações industriais, comerciais e de serviços a Creativesystems detém hoje uma vasta experiência nesta tecnologia emergente. As soluções desenvolvidas privilegiam a simplicidade e escalabilidade, integrando para além da tecnologia RFID inúmeras tecnologias standard, como cartões inteligentes, códigos de barras e terminais portáteis com o que de mais avançado se desenvolve a nível mundial em termos de sistemas de identificação automática.
Desta forma, a Creativesystems potencia a eficiência e a produtividade das equipas de trabalho eliminando erros e problemas associados nas diversas áreas funcionais.


Sobre a Marigold Industrial
A Marigold Industrial® é gerida por uma empresa mãe que se encontra entre os líderes mundiais de protecções de mãos para uso industrial. A empresa mãe, Comasec International Group, com sede em Gennevilliers, a norte de Paris emprega mais de 1,000 pessoas e tem unidades industriais em Portugal e Malásia.
As duas fábricas do grupo estão certificadas com ISO 9001‐2000 e ISO 14001 e têm a capacidade de produzir mais 200 milhões de pares de luvas por ano.
As duas marcas, Marigold Industrial® e Comasec®, oferecem uma das maiores gamas de produtos de protecção de mãos a nível mundial, desde simples luvas de algodão para protecção de produtos até às luvas de protecção Biológica e Química desenhadas para utilizadores que utilizam materiais perigosos.
Com uma perspectiva dedicada à Investigação & Desenvolvimento, CMIG está focalizada em permanecer na vanguarda do mercado mundial de Protecção de Mãos & Braços (HAP) e desenvolveu uma gama de materiais e serviços, conhecida como HAP Suite™ que está focada em satisfazer as necessidades dos clientes. Somando ao seu investimento em Investigação & Desenvolvimento, a CMIG mantém também uma atitude responsável para o ambiente e obedece a todos os regulamentos e políticas reconhecidas globalmente.