A vantagem mais evidente deste tipo de máquina é a de que a palete fica parada e o braço com o carro porta-bobinas gira à volta da palete, desta forma pode alcançar velocidades de rotação de 35 rpm com sistemas de reforço na coluna e na estrutura de suporte do sistema.
A carga paletizada chega à mesa central proveniente da linha automática. Quando a mesa central está vazia, dá a ordem para avançar a palete, que será imobilizada no centro dando início o ciclo de envolvimento.
A ponta do filme é fixada através de uma pinça, e só será libertada após ter sido sobreposta com duas voltas de filme. O filme pode executar mais voltas sobrepostas na base para uma melhor consolidação da carga neste ponto. Seguidamente a bobina de filme que está num elevador na torre ao lado da plataforma inicia o ciclo ascendente até chegar ao cimo da palete. Nesta fase, caso tenha optado pelo sistema de cobertura do topo TOP INSIDE, faz-se uma pausa no envolvimento parando a plataforma rotativa. É então activado o sistema de aplicação da folha de topo cortada previamente com o comprimento estipulado pelo operador.
O sistema lê a altura da palete e avança sobre esta pousando a folha. Com este método de introdução da folha a meio do ciclo de envolvimento obtém-se uma protecção contra a água da chuva e contra poeiras.
Na fase seguinte é iniciada uma nova contagem para sobreposição de filme com voltas no topo.
O número de voltas a sobrepor na base e no topo são previamente programadas pelo operador. Ao terminar envolvedora pára após a bobina de filme ter regressado à base, a pinça fecha-se para reter a ponta para a próxima palete. O filme é cortado por um braço independente à pinça.
A máquina recebe ordem para despejar a palete já envolvida para a mesa de saída, ficando livre para a próxima palete.
A altura da carga é regulada automaticamente por um fotocélula. Também é possível fornecer um grupo que irá colocar uma folha plástica no topo da carga. Possibilidade de adaptar um braço compressor para segurar as cargas mais instáveis pelo topo.
Existem vários carros porta-bobinas, unidades desenroladoras e tensoras do filme, que proporcionam diferentes rendimentos de filme estirável, podendo atingir rendimentos na ordem dos 200% relativamente aos sistemas tradicionais.
Características técnicas
- Arranque progressivo.
- Pinça para retenção da ponta do filme.
- Grupo de corte por lâmina.
- Leitura da altura da carga por fotocélula.
- Interruptor na topo e na base com posição inferior inicial regulável.
- Numero de voltas no topo e na base com regulação independente.
- Quadro de comando por autómato programável.
- Grades de protecção com micro contactos e fotocélulas de segurança.
- Protecção de sistema eléctrico e motor: IP 54.