Estas máquinas podem dispor de diferentes características e várias prestações. Normalmente as características mais importantes são o peso máximo suportado, o diâmetro da plataforma, a altura do mastro estando relacionadas directamente com as dimensões da palete.
Princípio de funcionamento
A máquina é composta por duas partes modulares: uma base rotativa e uma torre. Depois da carga ser colocada na base para envolver, o operador amarra a ponta do filme na palete e dá a ordem de início. A plataforma começa a girar com um aumento progressivo de velocidade e o filme pode executar voltas sobrepostas na base para uma melhor consolidação da carga neste ponto. Em seguida, a bobina de filme que está num elevador na torre ao lado da plataforma inicia o ciclo ascendente até chegar ao cimo, onde inicia uma nova contagem para sobreposição de filme, agora no topo. O número de voltas a sobrepor na base e no topo são previamente programadas pelo operador.
Findo isto, ou a máquina pára realizando apenas o envolvimento no sentido ascendente (opção standard), ou continua para a fase descendente, sempre com a plataforma a rodar, até chegar à base onde irá parar na posição inicial para facilitar a entrada dos garfos do empilhador. O operador corta a ponta do filme e a carga está pronta para ser transportada.
A altura da carga é regulada por uma fotocélula, no quadro é possível ajustar o remanescente de filme da parte superior e também pode regular a velocidade de rotação. Pode ainda ser fornecido em qualquer altura um braço compressor para segurar as cargas mais instáveis pelo topo e um variador de velocidade do carreto.
Para facilitar o acesso da palete à base da máquina é possível usar uma rampa, enterrar a máquina usando um kit próprio ou por fim adquirir a base em forma de "garfo" com o formato do transpalete (opção).
Características
- Dimensões máximas da palete 1200 x 1100 mm (para cumprir as normas de segurança)
- Velocidade de rotação regulável no quadro com rampa de aceleração e desaceleração por meio de variador. Velocidade de rotação de 4 a 12 rpm
- Paragem na mesma posição inicial (+/-20 mm) independentemente do peso da palete
- Partida gradual
- Carro porta-bobinas tipo "FRD", estiramento sem redução da faixa de 80%, regulação manual da tensão e sistema patenteado de rápida colocação da bobina (QLS)
- Altura máxima útil da carga: 2400 mm
- Leitura da altura da carga por fotocélula ou no quadro de comando
- Quadro de comando com microprocessador e painel digital para regulação dos parâmetros e ciclos
- Parâmetros memorizáveis pelo operador:
- Selector de ciclo de envolvimento ascendente + descendente
- Ciclo apenas ascendente ou descendente
- Ciclo de cobertura do topo
- Ciclo de envolvimento com reforço
- Alimentação: 3ph + N 380 V + T - 50 Hz ou 1 ph 240 V
Opções
- Braço compressor pneumático para torre de 2400 mm (curso 800 mm)
- Rampa de acesso à plataforma rotativa
- Tela para o enterramento da base da máquina
- Carro porta-bobinas tipo "PRS" com pré-estiramento motorizado com regulação no painel de 0 a 180%
- Altura da torre até 3000 mm