O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Solução web para profissionais de saúde (Gisgeo GeoMed)

  • Solução web que permite apoiar as decisões dos profissionais de saúde na promoção da saúde e na distribuição de recursos.

Informação detalhada sobre Solução web para profissionais de saúde

A análise espacial confere maior valor aos dados de saúde, uma vez que parâmetros tão diversos como surtos de doenças, casos relatados, ou consumo de medicamentos podem ser analisados geograficamente e a dispersão geográfica de uma doença pode ser seguida muito mais eficazmente quando os dados geoespaciais são apresentados. O número de casos pode ser codificado por cores para indicar a intensidade, bem como a tendência no tempo.

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) permitem associar dados de saúde com informações demográficas, ambientais, administrativas e de infraestrutura, permitindo a criação e acompanhamento da implementação de intervenções de saúde, ou estratégias de prevenção.

A capacidade dos SIG para publicar e partilhar informações críticas sobre a dinâmica espacial das doenças faz com que seja atualmente a tecnologia mais adequada para acelerar a deteção e identificação de riscos para a saúde, apoiando gestores, profissionais de saúde e indivíduos a tomar decisões acerca da forma como se relacionam com o ambiente em que estão inseridos.

O alcance dos SIG ultrapassa as fronteiras geopolíticas, tornando esta tecnologia altamente desejável na saúde pública.

A localização geográfica dos dados de saúde é uma excelente oportunidade para um departamento de saúde distribuir os seus recursos de acordo com as necessidades do público e ajudar na promoção da saúde.

Para que serve?

Representar em mapa digital de localização/distribuição da população e cruzamento com dados de saúde com o objetivo de promoção da saúde e minimização de riscos.

Análise geográfica da dinâmica espacial de condições clínicas e de fatores sócio ambientais que contribuem para a saúde e doença dos indivíduos.

Analisar a distribuição geográfica de serviços e identificar lacunas; cruzar histórico de localização das pessoas com informação de exposição ambiental; associar dados de saúde com informações demográficas, ambientais, administrativas e de infraestrutura; investigar com crescente nível de proximidade indicadores de saúde em comunidades concentradas geograficamente, etc.

A quem se dirige?

Profissionais de saúde: analisar como se distribuem geograficamente populações de risco; detetar focos de doença ou saúde; investigar a influência de fatores ambientais sobre a saúde e doença da população.

Gestores de saúde: alocação dos recursos necessários para responder às necessidades identificadas; redução da disparidade de serviços disponíveis e melhoria do acesso aos serviços; gestão de recursos no terreno e redução de custos operacionais; agilização dos fluxos de informação; gestão de ocorrências endémicas; observação em mapa de tendências evolutivas no tempo para planear ações preventivas ou corretivas.

Investigadores: podem de forma intuitiva analisar os seus resultados numa dimensão espacial, permitindo-lhes conceber novas problemáticas e testar novas hipóteses, no que se refere à distribuição da ocorrência de eventos de saúde.

Vantagens Competitivas e Diferenciação

  • Obter estatísticas com dimensão geográfica, detetar padrões em mapa, observar tendências no tempo e no espaço, bem como estabelecer correlações dos dados clínicos com fatores de âmbito espacial;
  • Publicar e partilhar informações sobre a dinâmica espacial das doenças acelerando a deteção e identificação de riscos para a saúde;
  • Apoio à decisão de gestores, profissionais de saúde e indivíduos acerca da forma como se relacionam com o ambiente em que estão inseridos;
  • A dispersão geográfica de uma doença pode ser seguida e monitorizada;
  • Acessibilidade de informação geográfica por utilizadores com diferentes perfis e conhecimento técnico.
Produtos relacionados com Solução web para profissionais de saúde
Outros produtos da empresa

.P-CTU-1584457