O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Logitrans 2012 “Potenciar a logística como modelo de crescimento económico de Portugal”


 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

"Há que potenciar a nossa localização geográfica e potenciar a logística como modelo de crescimento económico de Portugal", as declarações são do Presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), Carlos Correia que (dia 18 de abril) encerrou a nona edição do Logitrans - Salão Profissional de Logística, Transportes, Equipamentos e Armazéns.

Carlos Correia fez ainda referência ao plano Portugal Logístico e ao facto de a economia mundial ter-se alterado desde então, e que na nova realidade, "a atividade logística deve ser desenvolvida pelos agentes privados do setor".

O Presidente do IMTT referiu ainda o plano para criar um pacote de mobilidade tendo em conta, entre outros assuntos as questões do transporte de mercadorias em áreas urbanas. "Em Portugal, cerca de 80% de mercadorias são feitas em áreas urbanas, o que é um problema que deve ser revisto e repensado".

O Salão Profissional Logitrans é organizado pela IFE - International Faculty for Executives e pela revista LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE, realizou-se durante dois dias (17 e 18 de abril) no Centro de Congressos do Estoril e foi marcado pela qualidade e ambiente profissional gerador de negócios, de networking e de debate de tendências. Foram dois dias de partilha de ideias, opiniões e melhores práticas de empresas e onde foi visível o interesse e a importância dos temas que estiveram em debate e onde foi possível encontrar as melhores soluções na área de exposição. Houve ainda um espaço de demonstração prática, Hands on Logística, dinamizado pela SINFIC através das soluções de armazéns Eye Peak.

Carlos Correia, Presidente do IMTT felicitou a organização "pela pertinência e atualidade dos temas escolhidos, bem como, pela diversidade e excelência das intervenções proferidas ao longo das sessões deste Congresso, que certamente darão um contributo, para assegurar e reforçar o debate sobre o desenvolvimento do sistema logístico nacional, que constitui um dos grandes desafios do Portugal do século XXI."

O Logitrans 2012 foi um sucesso, tanto para os expositores, como para os visitantes que ficaram satisfeitos e com as expectativas atingidas. "A CTT Expresso faz um balanço de sucesso na participação da edição 2012 do Logitrans, reconhecido como o maior e mais conceituado salão profissional de Logística, Transportes, Equipamentos e Armazém em Portugal", refere Joana Ponte, Marketing Manager da CTT Expresso.

Henrique Lahrefeld, Diretor-geral da Hormann Portugal também "faz um balanço positivo da participação no Logitrans 2012. É um evento que traz muitos profissionais da área da logística e muitos com capacidade de decisão nas empresas". E acrescentou: "há muitos anos que não falo bem de uma feira, mas tenho que dizer bem do Logitrans".

Rui Alves, Manager da Fuso, distribuidor da Mitsubishi Motors em Portugal, destacou que "estamos satisfeitos com a participação e prevemos participar na próxima edição".

De acordo com Tiago Mesquita, responsável pela comunicação e sustentabilidade da Efacec  "o saldo da participação é positivo", e acrescentou ainda que "o local onde decorre o Logitrans é muito bom e a disposição do salão deste ano teve bastantes melhorias em relação à edição anterior".

António Santos, Diretor-geral da Linde, comentou que "este é o terceiro ano que estamos presentes e estamos satisfeitos, este foi o melhor ano em termos de profissionalismo dos contactos, os visitantes estão efetivamente interessados nos produtos." Acrescentou ainda que "é uma relação de profissionais para profissionais".

A opinião dos visitantes também é muito positiva, sendo de referir que ficaram "impressionados com organização e ambas as palestras em curso estavam repletas". Outros referiram-no como "bem organizado e estruturado e com temas interessantes". Acrescentaram ainda que foi "prático e enquadrado com a realidade atual do mercado". Foi referenciado ainda que foi um "importante fórum onde fica evidente que a cooperação e inovação são orientadores para o futuro das empresas".

Apresentação dos resultados do Barómetro Logística e Transportes Hoje

Apresentado no dia 17 de Abril durante o Logitrans o 1.º Barómetro da revista LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE teve como objetivo fazer uma consulta aos profissionais da logística e/ou ligados ao setor sobre a subcontratação logística.

Entre outras conclusões, a maioria dos profissionais indicou que a principal razão para se optar pelo outsorcing é a passagem de custos fixos a custos variáveis, para além de uma maior facilidade em manter uma logística competitiva quando os volumes anuais oscilam.

Outra das indicações do Barómetro é que na hora de contratar os certificados de qualidade e de boas práticas têm muita importância e são decisivos na escolha da empresa. O Barómetro revelou ainda que a formação dos trabalhadores nas empresas contratadas tem muita importância.

O fator económico é a principal ponderação que os profissionais de logística têm em conta na hora de subcontratar serviços. Dos serviços contratados, a grande maioria é relativa a transportes e à distribuição.

A análise completa dos dados será publicada na próxima edição da revista LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE a editar em meados de maio.

De salientar que 1º Barómetro da revista LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE foi elaborado através de um questionário enviado a 2900 profissionais da área da logística e da distribuição moderna, tendo obtido 18% de respostas validadas.

CTT Expresso vence o prémio melhor Stand

Na edição de 2012 houve ainda lugar para distinguir o melhor espaço do salão para fazer negócio. O Prémio Melhor Stand foi atribuído à CTT Expresso que se destacou pela inovação, funcionalidade e pelo design do seu espaço.

STEF vence Master Operador Logístico 2012

A STEF ganhou o Master Operador Logístico 2012, prémio atribuído anualmente pela revista Distribuição Hoje que este ano foi entregue durante o decorrer do segundo dia do Logitrans - Salão Profissional de Logística, Transportes, Mercadorias e Armazém. Esta empresa recolheu a preferência dos diretores de marketing de empresas de distribuição que a elegeram como o Melhor Operador Logístico.

O Master Operador Logístico, atribuído anualmente pela revista Distribuição Hoje, foi atribuído pela primeira vez no decorrer do Logitrans, por ser o "momento mais oportuno do ano" para a atribuição deste reconhecimento, nas palavras de Filipe Gil, diretor editorial e de publicações da IFE.

Nesta eleição foram ainda distinguidas a UPS, Luís Simões e CTT Expresso como finalistas das empresas que obtiveram mais votos, numa votação muito "competitiva e renhida", de acordo com os organizadores do evento.  Joana Ponte, Marketing Manager da CTT Expresso, refere "neste certame a nomeação inédita para finalista do prémio de Master Operador Logístico, foi um motivo de grande orgulho, satisfação e também um sinal claro do reconhecimento pelos clientes que optam pelo parceiro  logístico multiespecializado CTT Expresso.

O troféu foi entregue por Raúl Magalhães, vice-presidente da Associação Portuguesa de Logística (APLOG). Para Sérgio Soares, representante da STEF, "receber este prémio pela terceira vez é uma confirmação ainda mais forte quanto ao caminho escolhido pela nossa empresa. Desta vez sentimo-lo como um prémio definitivo do bem saber da nossa empresa", afirmou.

De sublinhar que os Masters da Distribuição são distribuídos há mais de vinte anos ao setor da distribuição moderna. Este ano, numa parceria com a revista Distribuição Hoje, os organizadores do Salão, a IFE, antecipou a entregue do troféu Master Operador Logístico para a altura do Logitrans. Os restantes Masters da Distribuição serão atribuídos numa cerimónia a decorrer no dia 26 de Junho em Lisboa.

Esta edição do Logitrans contou com o patrocínio da CTT Expresso, Iveco, Efacec, Mitsubishi Motors e Entreposto Logística.

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Rua Basílio Teles, 35-1º Dtº
1070-020  Lisboa
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)