O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SIAG “Contra a crise agricultar”

  • 10/04/2012, Lisboa

  • Inovação, tecnologia, formação e networking foram o mote do SIAG, o Salão Internacional de Agro-Negócios, organizado pela Vida Rural e pela IFE que levou mais de 3000 profissionais a Santarém para dois dias de agribusiness.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

Inovação, tecnologia, formação e networking foram o mote do SIAG, o Salão Internacional de Agro-Negócios, organizado pela VIDA RURAL e pela IFE que levou mais de 3000 profissionais a Santarém para dois dias de agribusiness, nos dias 28 e 29 de março, e que lançou um desafio a todos os presentes: "contra a crise agricultar".

Cerca de 130 empresas e instituições mostraram as últimas novidades em produtos e serviços para a agricultura e agroindústria, num evento que contou com oito conferências setoriais onde participaram mais de 60 especialistas que partilharam experiências e casos prático na área das culturas protegidas, olival e azeite, floresta, pecuária, orizicultura, trigo de regadio, vinha e vinho e reforma da PAC.

No âmbito das conferências é de destacar que no encerramento da conferência "Floresta Mediterrânica - Abordagens Inovadoras na Gestão e nos Mercados", organizada pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC) o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural afirmou que "as abordagens inovadoras são fundamentais na floresta", destacando que "é importante que os agentes que estão no terreno influenciem estas práticas inovadoras". Daniel Campelo, referindo que subscrevia "integralmente" as conclusões da conferência apresentadas pelo presidente da UNAC, Pedro Silveira, garantiu: "vou levar comigo estas conclusões", "porque este tipo de reflexão é também fundamental para servir de suporte a quem tem de decidir".

É de sublinhar ainda, que no encerramento da conferência sobre a Reforma da PAC - Os Novos Apoios Verdes, o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, anunciou que o Governo entregou à Comissão Europeia (CE) uma proposta para que "a perda de Portugal na PAC seja limitada a 8%, uma vez que também é isso que o país irá ganhar", segundo a atual proposta da Comissão Europeia. José Diogo Albuquerque esteve presente para apresentar a posição do Executivo nacional sobre a reforma da Política Agrícola Comum que está em discussão na Europa, salientando a importância do Salão, uma vez que "é fundamental haver esta partilha de informação no setor". Sobre a proposta da CE, frisou que Portugal "quer mais flexibilidade no envelope financeiro para o País". "As propostas da CE para a PAC ainda vão evoluir, nomeadamente na próxima presidência, que será de Chipre, uma vez que a atual presidência dinamarquesa está a realizar uma boa evolução ao nível técnico", disse o governante. O secretário de Estado afirmou que Portugal defende "um conceito de agricultura ativa", sublinhando: "ajuda direta para não produzir está errado". Sobre o Programa de Desenvolvimento Rural da Europa, José Diogo Albuquerque sublinhou que este "não se pode excluir o regadio" e saudou "o apoio às Organizações de Produtores (OP) existentes e o incentivo à criação de novas", apelando à união dos agricultores para que "possamos enriquecer juntos e não empobrecer sozinhos". Especificamente sobre a preparação do próximo Programa de Desenvolvimento Rural português o governante disse que será "mais simples, com menos medidas e menos complexas" e irá "dar prioridade à concentração da oferta". Além disso, José Diogo Albuquerque defendeu que "não cabe ao Governo dizer setores prioritários, mas sim estratégias que passarão por ações de conjunto e sempre de fileira".

O SIAG foi ainda palco da apresentação oficial da Rede Inovar, uma rede de tratamento, difusão de informação técnica e científica e transferência de tecnologia e inovação nos setores agrícola, florestal e agroalimentar e da mostra tecnológica Agrofood iTECH, onde estiveram expostas as 20 tecnologias finalistas na categoria Investigação dos Prémios Vida Rural.

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Rua Basílio Teles, 35-1º Dtº
1070-020  Lisboa
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)