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Linde Material Handling apresenta Linde Safety Pilot


 

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A segurança durante a condução de empilhadores é uma prioridade para a Linde Material Handling, por isso a Linde aplica grande parte dos seus esforços no desenvolvimento de novos sistemas de alta tecnologia com o objetivo de fazer do armazém um espaço mais seguro. O novo Linde Safety Pilot é um sistema que apoia o operador no manuseamento seguro dos empilhadores e que o ajuda a evitar situações perigosas, graças ao ecrã colocado no posto de condução. Desta forma, o risco de acidentes é reduzido ao mínimo e a segurança laboral aumenta.

Segundo as normas aplicáveis em matéria de prevenção de acidentes, os equipamentos devem ser utilizados de forma a manter a estabilidade em todos os momentos. Isto significa que é transferida para o operador a responsabilidade de:

  1. Não carregar mais peso do que o permitido
  2. Ter em conta o centro de gravidade da carga
  3. Não ultrapassar a altura máxima de elevação

Não obstante, o operador depara-se muitas vezes com uma equação de três incógnitas cujos valores, somados, pode calcular de grosso modo. Sem conhecer exatamente os dados relevantes que cada fabricante deve indicar no diagrama de cargas, corre o risco de se expor a si e aos outros a um sério perigo.

O Linde Safety Pilot traduz-se numa grande ajuda nestas situações, uma vez que o condutor apenas tem que olhar para o ecrã, montado à altura dos seus olhos, para obter a solução para as três incógnitas acima mencionadas. O ecrã indica ao operador, não só o peso da carga que se encontra em cima dos garfos, mas também lhe permite visualizar o centro de gravidade da carga, assim como a altura de elevação, o ângulo de inclinação dos garfos e a altura máxima de elevação com carga. Com o seu design claro e ordenado, que mostra imagens e poucos números, o ecrã permite obter todos estes dados de forma rápida e fácil.

No entanto, o Linde Safety Pilot não é unicamente um mero instrumento de visualização. Se o operador trabalha dentro de intervalos de valores críticos, ou se acontece um erro de manuseamento, o sistema avisa-o através de um sinal acústico e visual. Por outro lado, se o operador pretende depositar uma carga e se aproxima do limite de capacidade de carga, a velocidade de elevação é automaticamente reduzida. Se o condutor continuar a elevar a carga e alcançar o limite de capacidade, então o veículo entra em modo de segurança, impedindo a execução de funções de elevação ou inclinação que possam comprometer a segurança. Do mesmo modo, a velocidade de translação é controlada em função do peso da carga transportada, da altura de elevação, do ângulo de inclinação e da distância ao centro de gravidade da carga. Por outras palavras, o empilhador vai reduzindo a velocidade de translação cada vez mais, se o operador continuar a elevar a carga durante a condução.

Uma solução, múltiplas funcionalidades

Contudo, a maior prevenção de erros de manuseamento é precisamente uma das vantagens que o inovador Linde Safety Pilot oferece. A esta juntam-se outras funções de conforto, que ajudam o operador no seu trabalho e criam um valor acrescentado notável. Através de um botão giratório, incorporado no apoio para os braços debaixo dos joysticks, o condutor pode aceder aos seguintes submenus:

  • Pré-seleção da altura de elevação, para obter um controlo exato da altura de elevação com apenas um toque no botão.
  • Limitação da elevação, para evitar danos por choque contra tetos ou portões.
  • Limitação da descida, para evitar ruídos e proteger os garfos do desgast.
  • Pesagem da carga, com função de somatório, para, por exemplo, obter o peso carregado no camião.
  • Configuração das modalidades de marcha dinâmica, que pode ser modificada pelo titular do empilhador.
  • Indicador de consumo de energia, que mostra o valor atual de consumo em kW/h
  • Limite de velocidade, que pode ser ativado, por exemplo, para fazer transportes com reboque.

O lançamento do Linde Safety Pilot é antecedido de muitos anos de investigação, desenvolvimento e testes."Apesar dos sistemas eletrónicos de segurança e assistência, como o ESP (programa eletrónico de estabilidade) já fazerem parte do equipamento de série de muitos veículos turísticos, não se pode aplicar algo semelhante de forma análoga aos empilhadores. Para isso é necessário um know-how técnico especial devido à maior variedade em termos de capacidade de carga, pneumáticos,mastros e centros de gravidade de carga. É por isso que estamos orgulhosos de poder oferecer aos nossos clientes o Linde Safety Pilot enquanto sistema de assistência feito à medida do empilhador, que permitirá um funcionamento muito mais seguro e produtivo e proporcionará aos condutores um maior conforto e um manuseamento mais transparente", afirma Harald Will, Chief Technology Officer (CTO) da Linde MH.

Numa primeira fase, o Linde Safety Pilot estará disponível para os empilhadores elétricos Linde E20 a E50 de 2.000 a 5.000kg de capacidade de carga. Ao longo deste ano, estará também disponível nos empilhadores elétricos Linde E16 a E20 de 1.600 a 2.000Kg de capacidade de carga.

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