O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Luís Simões transporta 15.000 árvores do futuro

  • 15/11/2012, Lisboa

  • A Luís Simões associou-se ao projeto “FUTURO”, programa ambiental de plantação de árvores na Área Metropolitana do Porto, através do transporte de cerca de 15.000 árvores nativas.

 

A Luís Simões associou-se ao projeto "FUTURO", programa ambiental de plantação de árvores na Área Metropolitana do Porto, através do transporte de cerca de 15.000 árvores nativas, desde os viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), onde foram germinadas as pequenas plântulas, até ao Porto. Destas, 2.000 são apadrinhadas pela empresa evidenciando a promoção de boas práticas ambientais e o envolvimento com a proteção do meio envolvente.

"O setor dos transportes é caracterizado pelo consumo de derivados de petróleo e, consequentemente, emissão de gases com efeito de estufa (GEE). Esta preocupação está expressa nos valores da Luís Simões e, por isso, decidimos associar-nos a esta iniciativa. O apadrinhamento de 2.000 árvores representa um potencial de compensação de 406 toneladas de carbono num período de 40 anos, equivalentes a 146.000 litros de combustível (gasóleo)" explica a Eng.ª Cláudia Simões, coordenadora do gabinete de ambiente e desenvolvimento sustentável da Luís Simões.

O projeto "FUTURO" visa recuperar e renaturalizar aproximadamente 100 hectares de floresta urbana através da plantação de 100.000 árvores e arbustos nativos da região até 2016, dando prioridade a áreas recentemente sujeitas a incêndios, margens de linhas de água descaracterizadas e parcelas previamente ocupadas com monoculturas de eucalipto ou espécies invasoras. É uma iniciativa gerida pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (Cre.Porto) e inclui uma forte componente de formação dos cidadãos e promoção da cidadania ativa. A meta para a época de plantação 2012-2013 é plantar 22.000 árvores nas 21 parcelas de intervenção identificadas nos 11 municípios envolvidos, envolvendo cerca de 3.000 cidadãos.

A Luís Simões é líder no transporte rodoviário de mercadorias em Portugal e líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos. Gere uma frota de 2.000 viaturas (próprias e subcontratadas), e conta com 1.832 colaboradores. Presta serviços integrados de logística em toda a Península Ibérica, em mais de 20 armazéns que superam os 400.000m2 de capacidade instalada em 10 regiões diferentes da Península Ibérica. A LS iniciou actividade em Loures, em 1948, e está no mercado espanhol há mais de 20 anos.