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Konecranes apresenta o primeiro Reach Stacker híbrido do mundo

  • 15/01/2013, Palmela - Setúbal

  • A Konecranes tem o orgulho de anunciar o lançamento ao mundo do primeiro reach stacker híbrido - o SMV 4531 TB5 HLT para movimentação de contentores, com uma capacidade de elevação de 45 toneladas.

 

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A Konecranes tem o orgulho de anunciar o lançamento ao mundo do primeiro reach stacker híbrido - o SMV 4531 TB5 HLT para movimentação de contentores, com uma capacidade de elevação de 45 toneladas. Possui um sistema de transmissão híbrido diesel / elétrico, um sistema de elevação eletro-hidráulico, e uma capacidade de super armazenamento de energia base. Este equipamento inovador, irá poupar no consumo de combustível e emissões pelo menos 30%, oferecendo um sistema de aperfeiçoado de desempenho, aceleração e resposta aos comandos do operador.

"A Konecranes é pioneira, líder em tecnologia de elevação e no serviço. O nosso novo Reach Stacker híbrido é um emocionante passo em frente para a nossa indústria e prova mais uma vez que a Konecranes está empenhada em oferecer aos seus clientes produtos e serviços ecoeficientes", diz Lars Fredin, Vice-President & Head of Business Unit Lift Trucks, Konecranes.

Consumo de combustível diesel significativamente reduzido

O novo Reach Stacker híbrido da Konecranes vai oferecer aos clientes benefícios substanciais nos custos e ambientais. O consumo de combustível estimado no manuseamento normal de contentores completamente carregados, será de pelo menos 30% inferior ao equivalente reach stacker alimentado a diesel. Isto é conseguido através de fluxos de energia elétrica em todo o sistema de transmissão, no sistema de elevação hidráulica e no sistema de armazenamento de energia.

"A Propulsão e elevação são alimentadas por motores elétricos dedicados para que todos possam operar em modo regenerativo. A energia gerada a partir da travagem e da descida da carga é recuperada e armazenada para posterior reutilização. Isto resulta numa substancial redução no consumo de diesel e num impacto ambiental. Ao mesmo tempo, a produtividade é aumentada, em termos de rápida resposta e aceleração mais elevada " diz Anders Nilsson, Director Técnico, Konecranes Lift Trucks.

"Potencialmente, o motor a diesel do reach stacker híbrido poderia ser substituído por outra fonte de energia elétrica, se a tecnologia e o preço o permitirem. Tais exemplos podem ser de células de combustível ou de um armazenamento de energia que possa ser recarregado por meio de uma ligação à rede elétrica ", diz Mr. Nilsson.

Eletrificação do Motor-Transmissão

Num reach stacker convencional, o sistema Motor-Transmissão é um sistema diesel/ mecânico consistindo em motor diesel, conversor de binário e transmissão. O motor diesel produz a energia para a propulsão. O fluxo de energia é mecânico e é necessária uma complexa caixa de velocidades mecânica. A energia gerada pela travagem é convertida em calor que é dissipado para o ambiente e desperdiçado.

No novo Reach Stacker híbrido da Konecranes, o sistema de transmissão é configurado de série diesel/eléctrico, consistindo num motor diesel, um gerador elétrico e um motor de tração elétrico. O motor a diesel funciona num regime de RPM constante para uma optimização do combustível e melhor eficiência do gerador. A propulsão é assegurada por um motor elétrico que faz parte integrante do eixo de transmissão. Este motor também gera energia elétrica durante a travagem, minimizando a necessidade de travagem mecânica, poupando energia.

Eletrificação do sistema hidráulico de elevação

Num Reach stacker convencional, o motor diesel aciona mecanicamente varias bombas de pistão, que fornecem a energia hidráulica para a elevação e direção. A energia que é gerada na descida é dissipada para o ambiente e desperdiçada.

No novo híbrido da Konecranes, as bombas hidráulicas são acionadas e controladas eletronicamente. Os motores elétricos são aplicados para acionar as bombas que fornecem a energia hidráulica para a elevação e direcção. As velocidades dessas bombas podem ser controladas independentemente da velocidade do motor a diesel. Mais importante ainda, o fluxo de retorno a partir dos cilindros hidráulicos não é convertido em calor, mas alimentado em conversão através das bombas que agora atuam como motores hidráulicos, regenerando assim a energia elétrica.

Armazenamento de energia elétrica

Um reach stacker tradicional tem as baterias convencionais para arranque do motor e
alimentação dos sistemas elétricos, incluindo iluminação.

O novo Reach Stacker híbrido da Konecranes tem um sistema super capacitivo para armazenamento de energia, o qual é conectado ao sistema elétrico do equipamento. Este sistema armazena energia elétrica que foi recuperada para posterior reutilização, e auxilia o gerador elétrico, alimentado a diesel, durante os picos de consumo de energia.

Os testes de campo no Porto de Helsingborg

O novo Reach Stacker híbrido da Konecranes está atualmente a passar por testes de campo no terminal do Porto de contentores de Helsingborg.

"A Konecranes tornou-se um dos nossos parceiros comerciais. Nós cooperamos muito de perto. Isso envolve o desenvolvimento contínuo das características dos empilhadores existentes, e damos abertura para o desenvolvimento de novos modelos, como o novo híbrido Reach Stacker ", diz Mats Fernebrand, Service and Maintenance Manager do, Porto de Helsingborg.


Sobre a Konecranes

A Konecranes é um de grupo líder mundial em negócios de elevaçãoTM, servindo a uma ampla gama de clientes, incluindo a manufatura e industrias de processamento, estaleiros e contentores de porto. A Konecranes fornece soluções para aumento de produtividade bem como os serviços de elevação de equipamentos e ferramentas de máquinas de todas as marcas. Em 2011, as vendas do grupo totalizaram EUR 1.896 milhões. O Grupo tem 12.100 funcionários em 609 localizações em 47 países. Konecranes está listada na NASDAQ OMX Helsinki (símbolo: KCR1V).

Sobre o porto de Helsingborg

O Porto de Helsingborg está situado no ponto mais estreito entre a Suécia e a Dinamarca. Mais de 350.000 TEU passam pelo Porto de Helsingborg a cada ano.

Enquanto a carga e transporte dos passageiros são partes importantes de seu negócio, o porto de Helsingborg orgulha-se de ser um especialista em contentores. Isto é confirmado pelo grande número de reach stackers da Konecranes na área da doca, interligando perfeitamente os transportes marítimos e ferroviários.

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