O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

A Norbert Dentressangle é distinguida com a certificação ambiental ECOSTARS Europa, tendo obtido a qualificação máxima de 5 estrelas

  • 24/05/2012, Lisboa

  • A Norbert Dentressangle, operadora logística mundial, obteve o selo de qualidade ambiental com a qualificação máxima do projeto ECOSTARS Europa.

 

A Norbert Dentressangle, operadora logística mundial especializada em serviços de logística, transporte terrestre e distribuição de mercadoria paletizada a nível nacional e internacional, obteve o selo de qualidade ambiental com a qualificação máxima de 5 estrelas do projeto ECOSTARS Europa.

Num ato celebrado em Santander (Espanha) a 18 de maio, o conselheiro de Inovação, Indústria, Turismo e Comércio do Governo de Cantábria, Eduardo Arasti, entregou o certificado ambiental a Luis Ángel Gómez Izaguirre, Director-Geral da Norbert Dentressangle Gerposa (Espanha e Portugal).

A Norbert Dentressangle, que aderiu a este programa em março, submeteu-se a uma exaustiva análise externa da qual saiu aprovada e certificada. Com a obtenção desta certificação, a operadora logística vê assim reforçada a qualidade que procura incutir ao nível das boas práticas energéticas para promover a eficiência e a sustentabilidade ambiental, as quais se inserem no projeto ECOSTARS Europa.

Para Luis Ángel Gómez, Diretor-Geral da Norbert Dentressangle Gerposa, «esta certificação vem comprovar o nosso empenho diário no sentido de assegurar que as nossas operações sejam sempre executadas da forma mais eficiente possível. Orgulha-nos receber a qualificação máxima ECOSTARS, pois constitui um reconhecimento público pelo nosso compromisso para com a sociedade e o meio ambiente».

O ECOSTARS Europa é um projeto europeu que estabelece um sistema de qualidade ambiental de frotas nas cidades e regiões europeias para promover a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental no transporte de mercadorias e passageiros. O seu objetivo visa reduzir a energia utilizada pelas frotas de transporte, melhorando a eficiência no consumo de combustível. Desta forma, consegue-se uma redução das emissões de carbono e uma melhor qualidade de ar para todos os cidadãos.

Processo de avaliação da Norbert Dentressangle

A Norbert Dentressangle integrou este programa no passado mês de Março. Para a sua avaliação, foram tidos em conta os seguintes aspetos: o seu programa de gestão de combustível, a eficiência na condução, as especificações dos veículos e programa de manutenção, as tecnologias na gestão de frotas e a monitorização da eficiência e respetivos objetivos. A análise da ECOSTAR abrangeu toda a frota de veículos próprios da Norbert Dentressangle. Fundamentalmente, as motorizações dos seus camiões-tratores de semi-reboque.

Todos os camiões-tractores de semi-reboque próprios -a maior parte das quais cumprem as normas EURO 4 e EURO 5- dispõem de um computador de bordo, o que lhes permite conhecer de forma instantânea o consumo de combustível. Também dispõem do sistema APM (Air Product Management) para uma gestão eletrónica do compressor, o que resulta numa redução do consumo e aproveita a inércia do veículo em descidas de declive acentuado.

Para a manutenção dos veículos, é seguido à risca um rigoroso plano preventivo: revisões do motor a cada 50.000 km, revisões dos pneus de 4 em 4 meses e mudança de óleo e filtros a cada 100.000 km. Consciente de todos os fatores que influenciam no consumo de combustível, a Norbert Dentressangle opera com os pneus que menos consumem e melhor rendimento oferecem. Tudo isto sem negligenciar a condução eficiente, uma constante entre os seus motoristas.

Um compromisso global em prol do Ambiente

A Norbert Dentressangle tem uma grande tradição de compromisso com o Ambiente e a segurança dos seus funcionários. Em 2004, passou a ser a primeira empresa do seu ramo a obter a tripla certificação em matéria de qualidade, segurança e ambiente: ISO 9001 (certificação de qualidade do conjunto das suas atividades de transporte), ISO 14001 (ambiente) e OHSAS 18001 (segurança laboral). A par destas, possui outras certificações específicas da sua atividade, nomeadamente a HACCP (segurança alimentar), a SQAS (produtos químicos a granel), a MASE (segurança e higiene industrial) e a GMP (lavagem de cisternas para transporte de produtos de alimentação animal).