O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Norbert Dentressangle: Investimento, Especialização e Expansão para continuar a crescer

  • 12/06/2012, Lisboa

  • Norbert Dentressangle, operadora logística de referência, deu uma conferência de imprensa no âmbito da 14ª edição do SIL (Salão Internacional de Logística). Tendo por lema “Investimento, Especialização e Expansão para continuar a crescer"

 

Norbert Dentressangle, operadora logística de referência com presença a nível mundial, deu uma conferência de imprensa no âmbito da 14ª edição do SIL (Salão Internacional de Logística). Tendo por lema "Investimento, Especialização e Expansão para continuar a crescer", Luis Ángel Gómez Izaguirre, diretor-geral da Norbert Dentressangle Gerposa e Alberto Fernández de la Pradilla, diretor comercial, explicaram a estratégia da Empresa para continuar a manter a liderança sem descurar a rentabilidade.  

"O nosso sucesso registado nestes últimos dez anos assenta na base da contínua inovação, da especialização setorial, da expansão geográfica em novos mercados e da consolidação do nosso posicionamento em produtos maduros como é o caso do serviço de distribuição de mercadoria em paletes, que celebra, neste preciso ano, o seu 10º aniversário", foram estas as primeiras declarações do diretor-geral da Norbert Dentressangle Gerposa aquando da sua participação no SIL 2012.

Desde então, a operadora não deixou de inovar em soluções especializadas: pioneira na distribuição noturna, especializada no setor têxtil, detentora de soluções dedicadas ao ramo automóvel, perita no setor químico... Para os homens e as mulheres da Norbert Dentressangle Gerposa, não resta qualquer dúvida: se querem continuar a crescer num panorama de estagnação do consumo interno e de quebra de atividade, precisam de se introduzir em novos nichos e de alargar as suas fronteiras.

10 anos de vida para o Serviço de Distribuição de Mercadoria Paletizada

Gómez Izaguirre relembrou a transformação a que se tem vindo a sujeitar a operadora nos últimos anos, passando de empresa de transporte rodoviário, com um vincado caráter industrial, a operadora logística muito diversificada tanto nos serviços que presta como nos setores de atividade que tem a seu comando. 2012 é um ano memorável para a operadora: introduziu em Espanha, há precisamente uma década, o seu serviço de distribuição capilar de mercadoria em paletes, pelo que está de parabéns! Celebram-se portanto 10 anos por este serviço regular especializado. Na vanguarda deste segmento de mercado, confessa "esta linha de negócio, que representa 30% das nossas vendas totais, não parou de crescer desde o seu lançamento, nem sequer naqueles anos de maior abalo devido à crise". Para 2012, a previsão é de encerrar o ano com vendas na ordem dos 90 milhões de euros.  

Especialização setorial: distribuição de eletrodomésticos e entregas para a grande distribuição

Alberto Fernández de la Pradilla, diretor comercial, anunciou que uma das novas vias de negócio da operadora é a distribuição especializada de produtos eletrodomésticos de gama branca, que arrancou no passado mês de março para dar assistência a um projeto com a Whirlpool. Nesse sentido, investiu em recursos humanos e em recursos específicos como empilhadores com pinças ou abraçadeiras. Tendo em conta que este serviço é apoiado pela rede regular de distribuição de mercadoria em paletes, são assim aproveitadas todas as sinergias e criadas eficiências, que acabam por beneficiar os clientes.

Por outro lado, argumentou que a tendência do mercado a concentrar, cada vez mais,  as suas vendas em grandes superfícies foi o que os motivou a especializarem-se neste tipo de entregas, que têm uma maior complexidade para os fabricantes na hora de garantir as entregas a tempo e horas, evitando assim eventuais devoluções de mercadoria. Atualmente, a operadora logística tem acordos com as principais cadeias e assegura a distribuição em mais de 600 pontos de venda.

Expansão geográfica: inicialmente, a Europa e, agora, Marrocos

Dois anos depois de anunciarem o lançamento do seu serviço Red Europe, uma rede de distribuição capilar e grupagem que permite enviar de 1 única palete a 1 camião completo para 18 países europeus, voltam a apostar na internacionalização. Desta vez, no continente africano. A operadora logística começou a circular da Europa para Marrocos, no ano de 2010, numa parceria com a Renault. O aumento de atividade levou-a a constituir, em 2011, a filial Norbert Dentressangle Maroc. Gómez Izaguirre confirmou a aposta decidida por este país onde prevêem iniciar tráfegos domésticos no segundo semestre do ano, e fazer o fecho do mesmo registando vendas superiores a 2 milhões de euros.

Investimentos que garantem a continuidade

Por último, o diretor-geral assinalou a importância de gozar de uma boa saúde financeira que lhes permita continuar a investir num contexto económico de grandes dificuldades em matéria de financiamento. No que se refere a instalações, nos últimos anos, têm mantido um ritmo constante de adequação e abertura de novos centros. Em 2012, inauguraram novas instalações em Valladolid, às quais acrescem outras, em Sevilha, cuja abertura está prevista para julho e ainda outras em Barcelona, mais para o final do ano. Ao todo, estas três plataformas totalizam 17.000 m2 e 135 cais de carga e descarga. Quanto à frota, em 2012, irão dispor de 400 veículos adicionais.