O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Nova agência da Norbert Dentressangle em Tarragona

  • 10/05/2011, Lisboa

  • Com a inauguração desta nova agência, a operadora logística torna efectiva a integração com a TDG, importante operador europeu de transporte, logística e freightforwarding, cuja adquisição foi levada a cabo no primeiro trimestre de 2011.

 

A Norbert Dentressangle Gerposa, especializada em serviços de transporte e distribuição a nível nacional e internacional, inaugurou, no passado mês de Abril, uma nova agência na província de Tarragona. Nesta, reúnem-se pela primeira vez nas mesmas instalações, actividades e colaboradores da Norbert Dentressangle Gerposa e da TDG Doman Iberia.

A Norbert Dentressangle mudou-se para a CIM (Central Integrada de Mercadorias) "el Camp" de Tarragona, para uma plataforma com 1.364 m2 só no rés-do-chão e 142 m2 no andar superior, destinado aos escritórios. Desta forma, a Norbert Dentressangle Gerposa concentra na CIM "el Camp" as suas actividades na província de Tarragona, juntando-se assim a outros operadores logísticos aí instalados. A Central Integrada de Mercadorias "el Camp" localiza-se no território que delimita os municípios de Reus, Tarragona e La Canonja, na segunda aglomeração metropolitana da Catalunha.

A plataforma de distribuição foi projectada a pensar na disposição dos cais de recepção e de expedição, os quais se encontram uns em frente aos outros, de modo a potenciar a optimização das operações de cross-docking* (na medida em que asseguram maior fluidez na étapa de distribuição): cinco cais numa fachada e outros cinco noutra, mais uma rampa de acesso à nave.

"O ajustamento entre as duas empresas tem-se revelado excelente", comenta Maite Navarrete, gerente da nova agência de Tarragona e ex-gerente da delegação da TDG Doman da mesma província. "A partilha dos nossos recursos, a proficiência de ambas as empresas e, especialmente, o know-how de todos os funcionários fizeram com que a integração fosse rápida e eficaz. Tratámos de tudo em apenas um fim-de-semana."

Para além da localização estratégica, a decisão de se transferir para o novo centro de distribuição visava adequar o tamanho das instalações à dimensão e às necessidades da actividade de Tarragona. Nesta província, o operador desenvolve serviços especializados de distribuição de paletes, cross-docking, grupagem e carga completa. É assegurado todo o tipo de entregas de outras agências para toda a província de Tarragona, bem como a distribuição de mercadoria para qualquer ponto da Península Ibérica. "Temos vindo igualmente a reforçar o nosso serviço de distribuição de paletes à escala internacional", acrescenta Maite Navarrete.

A artir desta agência são prestados serviços a diversos clientes de todos os tamanhos (sejam eles pequenas, médias ou grandes empresas) e de diferentes sectores de actividade. As novas instalações vão permitir que a operadora possa continuar a crescer em Tarragona durante os próximos anos, ao ritmo previsto.

A união efectiva dos trabalhadores de ambas as empresas marca assim o início de uma etapa ainda mais europeia e consolidada. "A integração da TDG já é um facto", explica Maite. "Temos a consciência da importância do trabalho em equipa, e está tudo a correr lindamente, tendo em conta que os procedimentos são praticamente iguais".


A propósito da Norbert Dentressangle, na Península Ibérica

A Norbert Dentressangle é uma das principais operadoras logísticas na Península Ibérica. É especializada em transporte (terrestre, marítimo e aéreo), distribuição e logística, tanto a nível nacional como internacional. Conta com a colaboração de 1.555 funcionários directos e uma frota fixa de 1.590 veículos e 1.220 reboques. Dispõe de 71 delegações, uma rede de distribuição composta por 50 plataformas no território peninsular e uma superfície de armazenagem de 333.000 metros quadrados. Encerrou o exercício de 2010 com uma facturação de 352 milhões de euros, que já ascende a 425 milhões com a recente integração da TDG Doman Iberia.

A propósito da Norbert Dentressangle, no mundo

A Norbert Dentressangle, na sua qualidade de actor internacional em matéria de Transporte, Logística e Freight forwarding, com um volume de negócios avaliado em 2.839 milhões de euros (em 2010), desenvolve soluções de grande valor acrescentado nas suas três actividades nos continentes europeu, americano e asiático. Integra o desenvolvimento sustentável no exercício das suas funções. Implantada em 20 países, regista 44% do seu volume de facturação fora do território francês. A Norbert Dentressangle faz parte do índice CACMid100 (está cotada na bolsa de valores de Paris) e é dirigida por François Bertreau.