O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

A Norbert Dentressangle duplica a sua capacidade em Valladolid ao inaugurar novas instalações

  • 19/03/2012, Lisboa

  • Esta delegação, localizada no eixo Porto-Valladolid-Irún, é a porta de entrada e saída de mercadorias entre Portugal, a Espanha e a restante Europa.

 

Esta delegação, localizada no eixo Porto-Valladolid-Irún, é a porta de entrada e saída de mercadorias entre Portugal, a Espanha e a restante Europa.

Tendo em conta o crescimento dos fluxos de mercadorias da operadora logística entre Portugal e a Espanha, tornou-se necessário duplicar a superfície deste centro de coordenação, passando de 2.400 a 5.000 m2.

A Norbert Dentressangle, operadora logística com presença mundial, especializada em serviços de logística, transporte terrestre e distribuição de mercadoria em paletes a nível nacional e internacional, inaugurou, no passado dia 6 de fevereiro, uma nova plataforma em Valladolid.

A delegação de Valladolid registou um crescimento de 20% em 2011, alcançando os 23 milhões de euros de faturação graças ao aumento dos tráfegos internacionais, motivado pela tendência a uma maior exportação por parte das empresas espanholas. Posto isto, no passado mês de fevereiro, foram inauguradas novas instalações, no Centro Integrado de Transportes de Valladolid (CENTROLID), duplicando assim a capacidade que a operadora logística tinha até então no Polígono de San Cristóbal. O novo armazém tem uma superfície de 5.000 m2 construídos sobre uma parcela de 40.000 m2. Doravante, passa a haver 45 cais de carga e descarga (antes, eram apenas 26). Além do mais, dispõe de 18 lugares de estacionamento para veículos pesados e 900 m2 reservados a escritórios. A plataforma é dotada da mais moderna tecnologia bem como de sistemas de videovigilância e rastreabilidade de expedições para realizar o seguimento de todas as paletes que circulam na plataforma (entradas e saídas), desde o início do percurso até à respetiva entrega final. A operadora dispõe ainda de 65 lugares de estacionamento e de uma bomba de gasóleo dentro do próprio recinto do CENTROLID.

Esta mudança de instalações irá permitir que a operadora continue a crescer, de modo a acompanhar o ritmo previsto para os próximos anos. O volume de transações multiplicou de tal forma que, atualmente, chega a alcançar uma média de 550 toneladas numa base diária de 200 operações de carga e descarga, as quais são executadas em turnos bastante estreitos, concentradas da seguinte forma: 17h00-20h00 e 22h00-02h00. Na prática, o novo armazém recebe diariamente mercadorias que chegam de qualquer ponto da Espanha e de Portugal, e reencaminha-as para outros camiões, de modo a garantir que cheguem ao seu destino final em apenas 24 horas. As novas instalações, agora com 45 cais de carga e descarga, foram projetadas a pensar especificamente nas atividades de cross-docking (passagem direta das mercadorias do cais de recepção para o cais de expedição, assegurando assim uma maior vazão na etapa de distribuição).

A delegação de Valladolid é uma das 25 delegações próprias que constituem a rede de transporte e distribuição da Norbert Dentressangle na Península Ibérica. Pela sua privilegiada posição geográfica para o fluxo de mercadorias, esta delegação  faz parte dos quatro centros de coordenação cuja operadora logística se encontra na Península Ibérica.