O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Norbert Dentressangle inaugura novas instalações em Vigo

  • 18/09/2013, Lisboa

  • A Norbert Dentressangle, operadora logística com presença mundial, especializada em serviços de transporte, distribuição, logística e freight forwarding, inaugurou, no passado dia 2 de setembro, uma nova plataforma em Vigo.

 

A Norbert Dentressangle, operadora logística com presença mundial, especializada em serviços de transporte, distribuição, logística e freight forwarding, inaugurou, no passado dia 2 de setembro, uma nova plataforma em Vigo.

Desta forma, a operadora poderá continuar a crescer a um bom ritmo na Galiza, onde já conta com outras duas agências, uma em Orense e outra em A Corunha. O contínuo crescimento vivido nos últimos anos e a decisão estratégica de estar presente no mercado de Vigo foi o que levou a Norbert Dentressangle a abrir estas novas instalações, melhorando assim as operações de distribuição que, até então, eram realizadas a partir da plataforma de Orense.

A rede de distribuição da Norbert Dentressangle na Península Ibérica, com esta nova abertura, é composta por um total 25 plataformas próprias e outras tantas em parceria que, unidas entre si, permitem que a operadora logística garanta aos clientes a saída diária da sua mercadoria em paletes com 100% de cobertura na Península Ibérica e 30 países da Europa.

Localização estratégica

As novas instalações situam-se no Parque Tecnológico e Logístico de Vigo, uma área empresarial industrial que reúne mais de 70 empresas pertencentes, em grande parte, aos ramos automóvel, da logística e do têxtil. Situada na província de Pontevedra, trata-se de um enclave estratégico com acesso directo à auto-estrada de Madrid e ao eixo atlântico Corunha-Porto.

O novo armazém tem uma capacidade de 1.530 m2 e 300 m2 de escritórios, sobre uma superfície total de 3.300 m2. Ao todo, foram instalados 14 cais de carga e descarga: 8 cais para trailers e veículos de vaivém e 6 para veículos ligeiros de recolha e entrega. Trata-se de uma nave construída com dupla face, com cais virados de frente uns para os outros com vista a otimizar ao máximo as operações de cross-docking no armazém, ganhando em termos de agilidade e de flexibilidade. Além do mais, a nova plataforma está equipada com tecnologia de ponta em sistemas de radiofrequência.

Criação de postos de trabalho

Para estas novas instalações, foram criados 6 novos postos de trabalho - efetivos no mapa de pessoal - e 10 empregos indiretos de colaboradores transportadores habituais. Os funcionários levam a cabo todos os serviços da ampla gama que oferece a Norbert Dentressangle em Espanha: distribuição de mercadorias em paletes, grupagem e carga completa nacional e internacional, o que lhes permite prestar serviços de transporte terrestre aos seus clientes da forma mais eficiente e competitiva, independentemente do volume dos seus envios (desde uma palete até um camião completo) ou do destino da mercadoria. Para o efeito, dispõe de serviços de transporte regular (7 viagens diárias em transporte de vaivém) com ligação a Espanha e Portugal (Lisboa, Porto, Madrid, Saragoça, Valladolid, Astúrias,), que garantem uma cobertura de 100% na Península Ibérica com saídas diárias, para além de uma frota de 10 veículos de distribuição.

Alimentação e consumo, principais clientes

A Norbert Dentressangle tem mais de 300 clientes no Sul da Galiza, principalmente PME's do ramo do consumo e da alimentação, com uma forte presença em adegas/cooperativas vinícolas da região. Nos últimos dois anos, o crescimento tem resultado dos serviços de transporte internacional, tanto o Red Europe (distribuição e grupagem) como cargas completas internacionais. As saídas diárias com destino a 30 países da Europa que oferece o serviço Red Europe da Norbert Dentressangle têm-se encaixado na perfeição com as necessidades das empresas do Sul da Galiza, as quais apresentam elevadas taxas de exportação dos seus produtos.

Vigo é a cidade com maior densidade populacional da Comunidade Autónoma da Galiza, com cerca de 500.000 habitantes e mais da quarta parte da faturação regional. Para além da maior eficiência nas operações de distribuição, a abertura da nova plataforma de Vigo implica a presença da Norbert Dentressangle nesta província pela primeira vez na sua história, uma aposta decisiva e estratégica para conquistar este mercado e ganhar posicionamento no setor das conservas de produtos do mar e do ramo automóvel.

Crescimento e expansão nos últimos anos

A Norbert Dentressangle não cessou de crescer na Península Ibérica nos últimos anos apesar da difícil conjuntura económica. A rede de distribuição da Norbert Dentressangle é formada, atualmente, por 25 plataformas próprias e outras tantas em regime de parceria. A operadora manteve um elevado ritmo de abertura de novas instalações motivado pelo contínuo crescimento da atividade e a melhora operacional das suas instalações. Em 2013, empreendeu os seguintes projetos: abertura de novas plataformas de distribuição em Granada e Córdoba, ampliação da unidade de Benavente, transferência da agência de Sevilha, integração de uma nova plataforma em Irún proveniente de Tilar, integração de uma delegação em Navarra (Andosilla) proveniente de Fiege e integração de uma agência em Barcelona (La Roca del Vallés) proveniente da divisão logística.