O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Nova dimensão da Norbert Dentressangle na Península Ibérica

  • 15/06/2011, Lisboa

  • Desde que adquiriu a TDG Doman, a Norbert Dentressangle encontra-se entre os três maiores grupos de transporte e logística, com uma facturação anual avaliada em 500 milhões de euros.

 

No passado dia 7 de Junho, a Norbert Dentressangle deu uma conferência de imprensa no SIL 2011 (Salão Internacional da Logística e Manutenção) com o intuito de apresentar a nova dimensão do operador logístico na Península Ibérica, na sequência da recente aquisição da empresa de transporte e logística, TDG Doman. À frente da apresentação estiveram Luis Ángel Gómez Izaguirre e Alberto Fernández de la Pradilla, o director-geral e o director comercial da Norbert Dentressangle Gerposa, respectivamente.

Nova dimensão

Graças à TDG, a Norbert Dentressangle passou a constar na lista (top 10) dos dez primeiros operadores logísticos globais da Europa, reforçando assim a sua posição nas suas três áreas de negócio: transporte, logística e freight forwarding, e acelerando a sua expansão internacional. Actualmente está presente em 20 países da Europa, da Ásia e da América. Para além de contar com o apoio dos seus 33.000 funcionários, dispõe de 500 delegações, 8.300 veículos e 6,5 milhões de metros quadrados de superfície destinada à armazenagem.

Pela parte que toca à Península Ibérica, Luis Ángel Gómez, director-geral da empresa, terá dito que: "Desde que adquiriu a TDG Doman, a Norbert Dentressangle encontra-se entre os três maiores grupos de transporte e logística, com uma facturação anual avaliada em 500 milhões de euros". A nova dimensão da operadora na Península Ibérica abrange 1.555 funcionários, mais de 1.200 veículos e 333.000 m2 repartidos em 44 centros próprios, aos quais ainda acresce 27 centros colaboradores.

Tudo a andar sobre rodas em 2010 e 2011

Alberto Fernández de la Pradilla, director comercial da empresa, deu ênfase ao bom andamento da empresa, que registou um crescimento de dois algarismos tanto no ano de 2010 como durante os primeiros quatro meses de 2011. Em termos de benefício, o crescimento em flecha deve-se essencialmente aos (cada vez mais solicitados) serviços internacionais, tanto em carga completa como em grupagem e transporte de mercadoria em paletes.

O director comercial referiu-se à capacidade que a empresa tem de diversificar e inovar em serviços como sendo "uma das principais razões do nosso êxito", e relembrou as origens espanholas da empresa desde a antiga Gerposa, especialista em carga completa e nos sectores industriais como o ramo automóvel, passando pela Christian Salvesen, que se traduziu na introdução do inovador serviço especializado de transporte de mercadorias em paletes em Espanha no ano de 2001, de que resultou a abertura a novos sectores como o têxtil e a grande distribuição. E, por fim, a etapa actual, "A Norbert Dentressangle acresce a todo o know-how local e à presença nacional os recursos e a experiência a nível internacional. Defendemos o lema da grande proximidade para com os nossos clientes de modo a podermos oferecer-lhes soluções ajustadas e optimizadas face às suas reais necessidades. Além disso, ainda temos a grande vantagem de sermos um grupo líder à esfera global, o que nos permite dar o mesmo nível de resposta tanto em Espanha como em qualquer ponto da Europa".

Êxito da Red Europe no seu primeiro ano de vida

Para ilustrar a sua política de inovação em serviços, Alberto Fernández de la Pradilla deu o exemplo do êxito total que tem vivenciado o Red Europe, que é um serviço de transporte de mercadorias em paletes e grupagem a nível europeu com saídas diárias com destino a 17 países, inaugurado há exactamente um ano. "Optámos por nos antecipar relativamente às necessidades de exportação dos nossos clientes, uma opção que se tem revelado certeira. Neste momento, e pela primeira vez na história da Espanha na União Europeia, estamos a exportar mais do que aquilo que importamos. As empresas espanholas, face ao panorama de estagnação vivido no consumo nacional, viram-se obrigadas a exportar os seus produtos. É aí que entra o nosso contributo ao oferecermos, seja às PMEs (pequenas e médias empresas), seja às empresas de grande envergadura, uma solução fiável, flexível e competitiva". Os números falam por si: na Europa, foram facturados 100 milhões de euros em 2010, com um crescimento de 15%. Só em Espanha, o ritmo de crescimento disparou uns 26%.

Investimentos em frota, sistemas de informação e instalações

Gómez Izaguirre não pôde deixar de recordar o quão é importante a empresa continuar a investir nos seus três pilares básicos. Por um lado, a frota: "Tendo em conta o que transportamos anualmente, fizemos a aquisição de 100 tractores e 200 reboques. Todos os novos veículos são motores Euro 6 concebidos com vista a reduzir a contaminação ambiental, um assunto a que somos bastante sensíveis, na medida em que uma grande dimensão implica também uma grande responsabilidade para com a sociedade e o Ambiente". O segundo pilar, "e que quase consegue ter mais importância do que o investimento em camiões", de acordo com o próprio director-geral, são os sistemas de informação, uma operação recorrente só para a qual se investe, todos os anos, entre 1,5 a 2 milhões de euros. Neste momento, estes investimentos estão a ser encaminhados para o seu sistema de rastreabilidade europeu. Por último, o terceiro pilar: as instalações. Nos últimos cinco anos, a Norbert Dentressangle Gerposa tem vindo a renovar a totalidade dos estabelecimentos que compõem a sua rede de transporte de mercadorias em paletes ou distribuição capilar, com o objectivo de fazer "fatos à medida das necessidades operativas de cada estabelecimento". Concretamente, em 2010 mantiveram-se muito activos com a abertura de quatro novas implantações: Lisboa, Porto, A Corunha e Gijón. Estrearam o ano de 2011 com um novo centro em Saragoça de 13.500 m2 e 80 cais, e abriram outro no mês de Abril em Tarragona. Foi anunciada, recentemente, a abertura de um novo centro em Valladolid (Centrolid) cuja inauguração está prevista para Janeiro de 2012. Já, a longo prazo, o director-geral ainda informou que se irão efectuar alterações nas agências de Barcelona e Sevilha.

A Norbert Dentressangle instala-se em Marrocos

Recentemente, foi criada uma nova sociedade denominada Norbert Dentressangle Maroc, que depende da Norbert Dentressangle Gerposa. Em Julho, será implementada uma nova plataforma no porto Tânger Med. O desembarque naquele país é fruto da celebração de um contrato com o fabricante de automóveis Renault. Contudo, o objectivo consiste em ampliar os fluxos de exportação e de importação em Marrocos.

Objectivo ambicioso: uma facturação de 4.000 milhões de euros em 2012

Para finalizar a sua apresentação, o director-geral, Luis Ángel Gómez Izaguirre, concluiu que "a aquisição da TDG  enquadra-se no plano estratégico definido pelo Grupo, cujo objectivo é atingir uma facturação de 4.000 milhões de euros no ano de 2012.  Apesar da crise generalizada e das dificuldades do nosso sector, este objectivo será alcançado. A nossa empresa tem um ambicioso plano de crescimento, mas sempre com base na rentabilidade".

A propósito da Norbert Dentressangle, na Península Ibérica

A Norbert Dentressangle é uma das principais operadoras logísticas na Península Ibérica. É especializada em transporte (terrestre, marítimo e aéreo), distribuição e logística, tanto a nível nacional como internacional. Conta com a colaboração de 1.555 funcionários directos e uma frota fixa de 1.590 veículos e 1.220 reboques. Dispõe de 71 delegações, uma rede de distribuição composta por 50 plataformas no território peninsular e uma superfície de armazenagem de 333.000 metros quadrados.

A propósito da Norbert Dentressangle, no mundo

A Norbert Dentressangle, na sua qualidade de actor internacional em matéria de Transporte, Logística e Freight forwarding, com um volume de negócios avaliado em 2.839 milhões de euros (em 2010), desenvolve soluções de grande valor acrescentado nas suas três actividades nos continentes europeu, americano e asiático. Integra o desenvolvimento sustentável no exercício das suas funções. Implantada em 20 países, regista 44% do seu volume de facturação fora do território francês. A Norbert Dentressangle faz parte do índice CACMid100 (está cotada na bolsa de valores de Paris) e é dirigida por François Bertreau. Euronext Paris, categoria B. Código GND - Isin FR0000052870.