Selecionador de encomendas

Os selecionadores ou preparadores de encomendas são uma evolução dos porta-paletes e dos empilhadores elétricos. Foram especialmente adaptados para facilitar a preparação de encomendas, pois o operário pode aceder aos controlos da máquina por um lado e a palete ou a carga por outro, agilizando assim, as manobras de recolha da mercadoria.

Há preparadores com os quais se trabalha ao nível do solo e outros que se elevam. Em ambos os casos, eles têm três características básicas em comum

  1. Em primeiro lugar, é necessário que o porta-paletes seja capaz de acomodar o operário e, para tal finalidade, o conjunto do corpo da máquina está separado dos garfos de carga. Nesse espaço abre-se uma plataforma de tamanho reduzido, onde o condutor pode subir. 
  2. Em segundo lugar, para que o operário possa aceder aos controlos a partir dessa posição, foi modificada a configuração do timão, que foi girado 180° em relação à forma em que este elemento é montado nos porta-paletes convencionais e nos empilhadores. 
  3. Por último, para as aplicações às quais esses equipamentos costumam estar destinados, é conveniente, embora não seja imprescindível, usar as versões de garfos extralongos, entre 1.600 e 2.400 mm, pois isso permite efetuar a preparação simultânea de dois ou três encomendas

Selecionadores a operarem num armazém com estantes convencionais

Selecionadores a operarem num armazém com estantes para picking

Podemos encontrar uma ampla variedade de equipamentos com características muito diferentes no mercado. No entanto, eles podem ser agrupados em três tipos principais.

  • Selecionador de encomendas ao nível do solo : O tipo mais básico é o dos selecionadores de encomendas que trabalham com cargas ao nível do solo. Embora com eles só seja possível preparar encomendas de artigos situados no primeiro nível de armazenamento (estante no solo, etc.), alguns modelos incorporam uma pequena plataforma onde o operário pode subir para aceder aos espaços situados a uma altura superior. A máquina conta com um espaço para um condutor e tem capacidade para transportar uma ou duas paletes. Os preparadores de encomendas com garfo extralongo podem manusear duas ou três paletes ao mesmo tempo.

 

Selecionador de encomendas ao nível do soloSelecionador de encomendas ao nível do solo com plataforma

  • Selecionador de encomendas em níveis baixos: O segundo tipo de preparadores de encomendas são os de nível baixo. Face à necessidade dos operários poderem ter acesso a uma altura maior, estas máquinas são desenvolvidas tendo como base as máquinas que trabalham ao nível do solo.
    Há duas opções desse tipo de máquinas:
    - A mais simples é a que incorpora uma plataforma anti deslizante na parte superior do corpo da máquina. Como este costuma ser bastante alto, é preciso instalar, entre a plataforma do operário e a superior, um pequeno degrau intermédio que pode ser fixo ou dobrável.
    - Outra opção, porém mais custosa do que a anterior, consiste em incorporar um sistema de elevação eletro hidráulico na plataforma onde o operário sobe, para que este possa elevar-se à vontade.

Selecionador de encomendas nos níveis baixos

  • Selecionador de encomendas em níveis médios e altos: Os preparadores de encomendas do terceiro tipo são capazes de chegar aos níveis médios e altos. São formados por um corpo que contém um motor de tração, uma bomba hidráulica, uma bateria e os dispositivos de controlo. O corpo está ligado, pela sua base, a dois pés de apoio que são montados sobre rodas de pequenas dimensões. No corpo também há um mastro elevador por onde sobe e desce uma cabine na qual o operário fica de pé. Na cabine pode haver dois garfos soldados, limitando, portanto, a altura de elevação alcançada pelo piso da cabine do operário. Outra possibilidade é os garfos irem montados num carro de um segundo mastro elevador incorporado à cabine, para que o operário possa subir ou descer a carga na altura que lhe for mais cómoda a fim de efetuar o seu trabalho.

    O corredor, para operar com essas máquinas, pode ser de ±1.150 mm, quando as paletes forem utilizadas frontalmente e de ±1.500 mm, quando as paletes forem utilizadas transversalmente. A altura máxima de elevação alcançada pelos preparadores mais altos é de 10 ou 11 m. Uma alternativa para esse tipo de máquina são os empilhadores trilaterais tipo combi, que chegam a uma altura de elevação que pode superar 12 m.

 

Preparador de encomendas nos níveis médios e altos

Outros artigos deste capítulo

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Manual-almacenajebanner
Template Key: