O porta-paletes elétrico e manual

O porta-paletes, também denominado transpalete, é o meio mais simples amplamente utilizado nos armazéns modernos. Nas suas duas versões, porta-paletes manual e porta-paletes elétrico, consistem em equipamentos de movimentação, não de elevação, manuseados manualmente na maioria dos casos.

São equipamentos muito versáteis, pois podem ser utilizados para fazer múltiplos trabalhos, tais como a carga e descarga de camiões, a transferência de paletes (em distâncias curtas) e contentores, ou servir como meio auxiliar de apoio para as operações de picking. Também são utilizados como elementos auxiliares para a alimentação das zonas de recolha, que são posições dentro do armazém onde as unidades de carga são colocadas para que empilhadores de qualquer tipo, contrapesados, retráteis, trilaterais e inclusive transelevadores, possam recolhê-los e posicioná-los nos seus respetivos espaços.

Em geral, os porta-paletes, especialmente os manuais, são elementos imprescindíveis e de baixo custo de aquisição que resolvem situações (às vezes complexas) em todas as atividades de armazenagem.

O porta-paletes pode ser manual ou elétrico. No manual o operário caminha junto ao equipamento, enquanto no segundo caso o operador pode caminhar com o porta-paletes ou estar a bordo, dependendo do modelo. Seguidamente, descrevemos os dois tipos. 

Porta-paletes manuais  

Não agregam nenhum dispositivo elétrico, portanto, os movimentos de deslocação são efetuados ao serem puxados ou arrastados manualmente.
Os seus patins (as plataformas paralelas que sustentam a carga) podem ser ligeiramente elevados para levantar a palete do solo e, assim, facilitar a sua deslocação. São de uso muito generalizado na maioria dos armazéns, sobretudo em trabalhos auxiliares.

O porta-paletes manual é utilizado para muitas tarefas auxiliares de armazenagem

O porta-paletes manual pode fazer inúmeros trabalhos auxiliares

Porta-paletes elétricos operados a pé 

Incorpora motores, tanto para facilitar a sua deslocação como para levantar ligeiramente a palete do solo. O operário acompanha o porta-paletes a pé e faz o seu manuseamento através de comandos.

 

Os motores do porta-paletes elétrico servem tanto para movimentação como para elevação da palete do solo

Os motores do porta-paletes elétrico servem tanto para movimentação como para elevação da palete do solo (imagem cedida pela Toyota)

Porta-paletes elétricos com operário

São como os manuseados a pé, mas nestes modelos o operador sobe numa plataforma dobrável (imagem inferior à esquerda) ou senta-se num assento (imagem inferior à direita).

Porta-paletes elétrico com plataforma dobrável Porta-paletes elétrico com assento
Imagem cedida pela Toyota (1)

Imagem cedida pela Toyota (2)

 

Operária a bordo de um porta-paletes elétrico a executar tarefas de armazenagem. (Imagem cedida pela Toyota)

Operária a bordo de um porta-paletes elétrico a executar tarefas de armazenagem. (Imagem cedida pela Toyota)

Outros artigos deste capítulo

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Manual-almacenajebanner
Template Key: