O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Sistema de corte (Prima Power The Laser Maximo)

  • Velocidade precisão e fiabilidade numa área de trabalho sem limites.

Informação detalhada sobre Sistema de corte

O corte laser sem limites

MAXIMO é um grande sistema de corte baseado na PLATINO, a experimentada máquina laser 2D de PRIMA INDUSTRIE que actualmente satisfaz as exigências de produção de centenas de clientes em todo o mundo.

MAXIMO é uma máquina precisa e rápida, de dimensões reduzidas mas com uma área de trabalho muito grande. Este resultado foi conseguido graças a uma solução simples mas extremadamente eficaz: uma máquina PLATINO completa –estrutura mecânica, gerador de laser, CNC, carros de enfoque- move-se sobre carris numa mesa de trabalho fixa, processando chapas de qualquer tamanho. O único limite é o espaço disponível na oficina.

Para além dos eixos de movimento característicos da PLATINO (Z para o movimento vertical; X e Y1 para o longitudinal y o transversal), o MAXIMO está dotado de um eixo Y2 que permite superar o curso do eixo Y1 até onde o comprimento da chapa necessite.

O MAXIMO pode ser equipado com única ou mais mesas para apoiar as chapas (do comprimento requerido pelo cliente) e com dispositivos de extracção de fumos e recolha de aparas. Durante o processo de corte a chapa permanece imóvel, enquanto a máquina move-se de uma área de trabalho a outra.

Esta arquitectura oferece ao sistema uma notável flexibilidade, porque permite-lhe adaptar a área de trabalho às dimensões da chapa a cortar:

  • Área de trabalho local: para chapas de tamanho reduzido (até 3000x1250 mm) é possível utilizar os eixos locais X e Y1, de elevada dinâmica.
  • Área de trabalho de longa distância: para chapas compridas ou muito compridas utiliza-se os ejes X e Y2, e - em caso de necessidade - também Y1 para realizar elaborações locais a uma elevada velocidade, como orifícios e ranhuras.
  • Área de trabalho múltipla: o curso do eixo Y2 pode ser dividido em duas ou mais zonas. Numa base se carregam e descarregam as chapas enquanto a máquina trabalha na outra (ou outras). Isto permite anular o tempo de paragem da máquina para a carga de chapas, e também prescindir de dispositivos complexos e custosos como os sistema de mudança de paletes.

A instalação do MÁXIMO é rápida e simples. A máquina não necessita de fundações complexas; graças a um sistema patenteado para a guia e o suporte isostático do carro principal, são suficientes duas bases com o mesmo comprimento que o curso do eixo Y2.

O sistema inclui uma plataforma de controlo que move-se com a máquina. Desde ela o operário pode controlar o processo em curso, observando directamente a zona de trabalho ou verificando todos os parâmetros no ecrã do CNC que está montado na mesma plataforma.

Naturalmente, MAXIMO conta com todos os elementos característicos da PLATINO, que configuram uma máquina fiável e fácil de usar mesmo para o pessoal menos experiente:

  • Eixo focal para a regulação automática e programável da posição focal independentemente do stand off (distancia entre a boca e a peça), que permite cortar materiais e espessuras diferentes sem necessidade de regulações manuais e mantém constante a precisão de corte em toda a área de trabalho.
  • Sistema de mudança rápida das lentes (de focal 5” a 7,5”).
  • CAD/CAM 2D e software “nesting” para uma simples programação fora de linha e para optimizar os custos e tempos de produção.
  • Unidade de perfuração rápida “fast piercing” para elaborações de materiais ferrosos de grande espessura.
Curso eixo X 3000 mm
Curso eixo Y1 1250 mm
Curso eixo Z 150 mm
Curso eixo Y2 6000 - 48000 mm
Velocidade eixos X, e Y1 combinados 56 m/min
Velocidade eixos Y1 15 m/min
Resolução eixos lineares (X, Y1) 0,001 mm
Comprimento máximo Y2 + 3800 mm
Largura máxima 7000 mm
Altura máxima 2950 mm
Potência laser CO2 standard 2500 W
Cor Azul RAL 5012
Azul RAL 5001
Laranja RAL 2008
Outros produtos da empresa

.P-CTU-897016312