Outros sistemas de transporte

Embora existam outros meios mais utilizados em grande escala (os porta-paletes, os empilhadores elétricos, os empilhadores retráteis ou as máquinas selecionadoras de encomendas, entre outros), há outros sistemas de transporte, tanto gerais como específicos, alguns deles com usos restritos. Seguidamente, descrevemos brevemente tais sistemas.

  • Carros manuais: usados geralmente para o transporte de caixas, volumes ou como complementos dos preparadores de encomendas.

Imagem cedida pela Duro Imagem cedida pela Toyota Imagem cedida pela Rapid Racking
Imagem cedida pela Duro Imagem cedida pela Toyota Imagem cedida pela Rapid Racking

 

  • Transportadores aéreos de corrente: neste tipo de transporte, são usadas correntes que estão em contínuo movimento, descrevendo um determinado circuito. Suspensos nessas correntes, são colocados diferentes suportes que permitem sustentar vários produtos (caixas, peças penduradas, componentes, etc.). Aqui podemos observar dois exemplos:

Solução para caixas Solução para peças penduradas
Solução para caixas Solução para peças penduradas

 

  • Ponte rolante ou diferenciais elétricos: são sistemas de transporte e elevação formados por uma ou duas vigas dotadas de um motor de translação, graças ao qual se deslocam longitudinalmente apoiadas em vigas elevadas, que são colocadas nas extremidades em forma de carril. Sobre estas vigas é colocado um carro com um motor de translação transversal e outro de elevação, que aciona uns cabos conectados a uma linga de segurança. A mercadoria ou o objeto que vai transportar deve ter algum tipo de sistema de engate ou devem ser instaladas lingas que envolvam o conjunto e permitam prendê-lo à linga da ponte rolante. Os movimentos são feitos no ar e não deve haver obstáculos que impeçam a sua deslocação. Essas máquinas são adequadas para transportar cargas de grande envergadura, bem como perfis, mas não podem ser utilizadas para o transporte em estantes, a não ser que sejam instalados dispositivos apropriados para tal finalidade.

 

Os diferenciais elétricos movem-se longitudinalmente por meio de vigas elevadas Imagens cedidas pela GH
Los polipastos se desplazan longitudinalmente por medio de vigas elevadas Imagens cedidas pela GH

Outros artigos deste capítulo

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Manual-almacenajebanner
Template Key: