O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP anuncia intenção de adquirir SAF AG

  • 26/08/2009, Paço de Arcos - Lisboa

  • A SAP, líder mundial de software empresarial, alargará o âmbito da sua oferta de previsão e reabastecimento especialmente dirigida ao sector de retalho e comércio grossista.
  • Empresa: SAP Portugal

 

A SAP AG (NYSE: SAP), o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial, anunciou a sua intenção de lançar uma oferta pública de aquisição sobre a totalidade das acções da SAF Simulation, Analysis and Forecasting AG, um dos líderes mundiais de software de previsão e reabastecimento nos sectores de retalho e comércio grossista. Através desta aquisição, a SAP pretende aumentar e complementar ainda mais a sua actual carteira de soluções de planeamento, previsão e reabastecimento para as empresas de retalho e comércio grossista.

As duas empresas contam com uma longa e bem sucedida cooperação, baseada numa parceria de fabricante de equipamento original (OEM). Actualmente, a SAP não detém quaisquer acções da SAF AG.

A SAP pretende oferecer EUR 11.50 por acção aos accionistas SAF, o que representa um prémio de 9.5%, de acordo com a cotação por acção SAF (EUR 10.50) do sistema de negociação electrónica XETRA, e um prémio de 33.9% em relação ao VWAP das acções SAF no XETRA da Bolsa de Valores de Frankfurt ao longo dos últimos três meses. A oferta está sujeita a um limiar mínimo de aceitação de 50% mais uma acção e à aprovação das autoridades anti-trust responsáveis.

Os dois maiores accionistas SAF, que detêm em conjunto cerca de 38% das acções SAF, decidiram aceitar a oferta da SAP.

A SAF é especializada no desenvolvimento de software de encomenda e previsão para os sectores do retalho, logística e industrial. A empresa adopta a abordagem conceptual inovadora de gestão da cadeia de procura, que permite o controlo e optimização da cadeia de processos através da sua força motora central - o comportamento de compra do cliente. Os três produtos chave da SAF são motores de software: o SAF SuperStore e o SAF SuperWarehouse, direccionados para o reabastecimento automatizado de mercadorias para o sector de retalho e o SAF SuperForecast que pode ser utilizado para o planeamento baseado em previsões em todas as indústrias. O software inovador da SAF possibilita a automatização total de processos de reabastecimento e assegura a sua fiabilidade, utilizando procuras futuras baseadas em previsões. O resultado traduz-se em inventários reduzidos, maior disponibilidade do produto e aumento da satisfação do cliente. Ao aumentar as receitas e reduzir os custos, a competitividade dos retalhistas aumenta. Fundada em 1996 e sedeada em Tägerwilen, na Suíça, a empresa conta com cerca de 100 trabalhadores e filiais nos Estados Unidos, Eslováquia e Alemanha.

"Desde 2002, a SAP tem confiado no nosso conhecimento tecnológico especializado e integrou plenamente o nosso motor SAF no seu módulo SAP de Previsão e Reabastecimento no âmbito da nossa parceria OEM, " afirmou Dr. Andreas von Beringe, fundador, CEO e presidente da SAF. "Ao integrar a SAP, a SAF transporta para a empresa o seu conhecimento especializado sustentável de previsão e reabastecimento. Aliaremos os nossos pontos fortes ao nível de desenvolvimento e vendas, ajudando assim a ir ao encontro das necessidades crescentes dos clientes actuais e futuros". "Os nossos clientes beneficiarão claramente da carteira combinada de produtos e serviços, bem como do forte conhecimento especializado do sector do retalho e do alcance global da SAP enquanto líder do mercado mundial de software de gestão empresarial," acrescentou von Beringe.

Para a SAP, as indústrias de retalho e comércio grossista são um importante mercado com um potencial de crescimento significativo. As empresas nestas indústrias estão cada vez mais a preferir soluções de software que ofereçam processos empresariais normalizados e integrados desde a sede até ao armazém, passando pelas lojas. Previsões aprofundadas de vendas, maior transparência dos níveis de stock e pedidos de reabastecimento, bem como a automatização de processos através de soluções prospectivas de software, são cada vez mais reconhecidos como áreas de importância significativa no ganho de vantagens competitivas. Cerca de 100 clientes já registaram a tecnologia SAF, demonstrando que a solução oferecida garantiu valor para o seu negócio.

"Através da aquisição planeada da SAF, a SAP reitera a sua estratégia de ajudar os seus clientes a obterem maior clareza e transparência nos seus negócios e a impulsionarem a eficiência sustentável através de soluções de software inovadoras e fiáveis," afirmou Bob Stutz, representante da empresa e membro do Conselho Executivo, SAP. "Com os componentes-chave do software SAF já integrados nas soluções de retalho da SAP, os clientes beneficiarão ainda mais da solução e da carteira de tecnologia conjuntas, bem como da combinação de mais-valias inovadoras."

Os pormenores da oferta serão divulgados no documento que deverá ser brevemente publicado em  http://www.sap.com/investor.


Sobre a SAF

A SAF Simulation, Analysis and Forecasting AG é especialista no desenvolvimento de software de encomendas e previsões automatizadas para retalhistas e fabricantes industriais. A SAF adopta a abordagem de gestão da cadeia da procura, que controla o planeamento de reabastecimento com base em padrões de procura do consumidor. O software SAF ajuda os utilizadores a efectuar poupanças substanciais a nível de custos e optimiza as condições gerais de logística através das suas funcionalidades de simulação. Em resultado, obtêm-se vantagens competitivas consideráveis em toda a cadeia de valor: inventários reduzidos, maior disponibilidade dos produtos e, por último, mas não menos importante, um nível superior de satisfação do cliente. A SAF AG foi constituída em 1996 por Dr. Andreas von Beringe e Prof. Dr. Gerhard Arminger. As acções da SAF estão cotadas no mercado oficial (Prime Standard) da Bolsa de Valores de Frankfurt (FWB). Actualmente, a empresa conta com cerca de 100 trabalhadores. As receitas de vendas consolidadas para o ano fiscal de 2008 foram de cerca de 13,4 milhões de euros, com um lucro consolidado de 2.1 milhões de euros, de acordo com declarações da IFRS. Os produtos da SAF são distribuídos em vários países europeus, assim como nos Estados Unidos. A empresa tem sede em Tägerwilen, na Suíça e tem uma filial nos Estados Unidos: a SAF Simulation, Analysis and Forecasting U.S.A., Inc., em Grapevine, no Texas, e outra em Bratislava, na Eslováquia: SAF Simulation, Analysis and Forecasting Slovakia s.r.o., centrada no desenvolvimento do litoral.


Sobre a SAP

A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial (*), oferecendo aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e em mais de 25 sectores de actividade, tornarem-se em negócios mais bem geridos. Com aproximadamente 89.000 clientes em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e a NYSE, com o símbolo "SAP".