O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP revoluciona Business Intelligence com nova solução

  • 12/05/2009, Lisboa

  • O Software SAP® BusinessObjects™ Explorer permite aos utilizadores obter intuitivamente uma visão instântanea de toda a empresa, à velocidade do pensamento.
  • Empresa: SAP Portugal

 

O Software SAP® BusinessObjectsTM Explorer permite aos utilizadores obter intuitivamente uma visão instântanea de toda a empresa, à velocidade do pensamento.

Todos terão a capacidade de compreender o negócio e tomar as decisões mais acertadas para ter sucesso, face aos desafios económicos de hoje.


Tradicionalmente, são poucos os colaboradores que têm acesso intuitivo e imediato à informação necessária para a tomada de decisões acertadas. Hoje, a SAP AG (NYSE: SAP) anuncia o SAP® BusinessObjectsTM Explorer, um novo e inovador software direccionado para a resolução deste dilema. O SAP BusinessObjects Explorer junta as capacidades de pesquisa e de navegação do portefólio SAP® BusinessObjectsTM ao software SAP NetWeaver® Business Warehouse Accelerator (SAP NetWeaver BW Accelerator), permitindo aos clientes navegar, à velocidade do pensamento, em elevados dados e informação de negócio e possibilitando uma visão clara de toda a empresa. Estamos perante outro marco significativo da bem sucedida integração da Business Objects na empresa, em que o software SAP BusinessObjects Explorer figura-se como a mais representativa e maior combinação da tecnologia SAP e Business Objects até à data.

Com a actual volatilidade da economia é essencial que os utilizadores tenham uma visão aprofundada do negócio, que por sua vez lhes permita responder rapidamente às muitas questões, assim como a compreender de forma imediata o seu negócio e a aceder instantaneamente à informação relevante. Através de um interface com capacidades de pesquisa intuitiva, o SAP BusinessObjects Explorer está desenhado para permitir, mediante a introdução de palavras-chave, o acesso à informação necessária para responder a questões importantes no âmbito do negócio, sem necessitar de formação específica ou habilitações especiais para o efeito. À medida que os utilizadores de negócio extraem a informação relevante, podem navegar através dessa informação, filtrando-a de acordo com áreas específicas, para investigações mais detalhadas. Como resultado, o SAP BusinessObjects Explorer vai permitir a qualquer utilizador uma elevada clareza e profundidade, para agir mais rapidamente e tomar decisões de negócio de uma forma mais inteligente e eficaz.

"Testámos a versão beta do SAP BusinessObjects Explorer e estamos impressionados como este software consegue ser tão intuitivo e como produz resultados tão rapidamente," afirma Katrina Coyle, global information manager, Molson Coors. "Os colaboradores já aprenderam aspectos particulares, sobre os seus dados e sobre o nosso negócio, que desconheciam anteriormente. Através de visualizações, como os mapas interactivos, os resultados quase saltam da página. Um dos nossos utilizadores foi capaz de identificar uma marca, que não foi vendida noutras regiões, recorrendo apenas a um clique, o que é um verdadeiro piscar de olhos em comparação com o moroso processo tradicional. Todos os que já trabalharam com o SAP BusinessObjects Explorer gostaram, especialmente, do facto de possibilitar uma aprendizagem rápida e de ser intuitivo, apresentando resultados que podem ser facilmente partilhados e usados de imediato. Vemos um grande potencial nesta ferramenta que permite aos nossos colaboradores terem uma boa visibilidade sobre o nosso negócio."


Levando o Business Intelligence a toda a gente

Os obstáculos no acesso à informação exacta e atempada podem ter um impacto devastador no desempenho e na rentabilidade de uma organização. Alguns estudos[i] revelam que a maioria dos utilizadores tomam decisões baseadas apenas no instinto e não têm acesso à informação que necessitam para desempenharem as suas funções, o que conduz a uma menor produtividade, menor agilidade no mercado e à tomada de decisões erradas. O SAP BusinessObjects Explorer está orientado para resolver este problema, permitindo que a informação esteja disponível aos colaboradores que não usam ferramentas tradicionais de BI, apresentando-lhes um software intuitivo que permite explorar grandes volumes de informação rapidamente.

O novo software foi desenhado para combinar a pesquisa intuitiva da informação e as capacidades de exploração do portefólio SAP BusinessObjects, com o elevado desempenho e escalabilidade do software SAP NetWeaver BW Accelerator. O novo software vai disponibilizar aos utilizadores uma poderosa ferramenta para navegarem entre grandes volumes de informação, em apenas alguns segundos, potenciando a informação indexada a partir do SAP NetWeaver BW Accelerator. À semelhança da facilidade e velocidade usadas nas pesquisas de internet, o SAP BusinessObjects Explorer vai permitir que os colaboradores usem uma linguagem de negócio familiar para procurarem a informação relevante. Os utilizadores serão também capazes de usar as diferentes opções de visualização, para seleccionarem ou criarem gráficos ou relatórios que melhor representem a informação que, posteriormente, pode ser partilhada com os colegas.

Permitindo aos utilizadores um conhecimento intuitivo de tais volumes de dados, este software traz as respostas a questões que até então não tinham sido respondidas. Por exemplo, um responsável de vendas pode conseguir um relatório que indica que os resultados do trimestre foram positivos, mas mesmo assim poderá determinar quais as áreas que podem ser alvo de melhorias. Agora, estes profissionais serão capazes de avaliar o crescimento nas diversas regiões, a rentabilidade por linha de produto ou o desempenho de cada vendedor. Podem transformar rapidamente um palpite numa base de dados, orientada para a avaliação do seu negócio e implementação de estratégias.


Ajudar as Organizações de TI a Melhorarem a Eficiência

O SAP BusinessObjects Explorer também vai ajudar as organizações de TI a melhorarem a sua eficiência. Anteriormente, os utilizadores apresentavam um pedido, ao departamento de TI, para terem acesso a informação sobre a empresa, tal como relatórios personalizados. O novo software permite aceder à informação em regime de self-service, libertando o departamento de TI, em matéria de tempo e recursos, para projectos mais estratégicos. A SAP trabalhará com os seus parceiros, IBM, HP, Dell e Fujitsu Technology Solutions, no sentido de tornar o SAP BusinessObjects Explorer mais rápido e mais fácil de instalar, combinando e optimizando as soluções de hardware e de software.

A Intel e a Adobe, parceiros da SAP, contribuíram no desenvolvimento da tecnologia incluída no SAP BusinessObjects Explorer. A Intel foi co-responsável no desenvolvimento das capacidades de processamento in-memory do SAP NetWeaver BW Accelerator, optimizando-o para a série de processadores Intel® Xeon® 5500. A Adobe disponibilizou a sua plataforma Adobe® Flash® para que se possa desenvolver Rich Internet Applications (RIAs) mais atractivas para os utilizadores finais.

"A informação pertinente e crítica para o negócio nunca mais será evasiva - o SAP BusinessObjects Explorer representa a nova geração de BI, em que qualquer utilizador pode encontrar a informação necessária, contribuindo para o sucesso da empresa," refere Marge Breya, vice-presidente executiva e general manager, da Intelligence Platform Group e da SAP NetWeaver Solution Management, SAP AG. "Este novo software permite que os clientes tenham uma visão clara e transparente de todos os aspectos dos seus negócios. A solução SAP BusinessObjects Explorer vai ajudar ao desenvolvimento de uma nova geração de executivos bem informados, que por sua vez vão levar as suas empresas ao encontro da transparência, ao crescimento e à competitividade."


Disponibilidade

O SAP BusinessObjects Explorer está planeado que chegue ao mercado no Verão de 2009. Esta solução também estará disponível através da iniciativa Best-Run Now da SAP. O produto, que terá o nome "Explore o seu negócio à velocidade do seu pensamento," estará disponível em todo o mundo para responder às necessidade das diferentes linhas de negócio e indústrias.

Para Mais Informação
Para demonstrações e informação adicional, visite o site oficial do SAP BusinessObjects Explorer. Para ver as demonstrações de vídeo e de imagens estáticas do SAP BusinessObjects Explorer, por favor visite SAPPHIRE virtual newsroom. Acompanhe as notícias SAP BusinessObjects através do blog recentemente lançado, "Needle in a Haystack" e do nosso endereço de Twitter @businessobjects, www.twitter.com/businessobjects.

2007 BusinessWeek Research Services Base: 675 US and European business executives and managers. Economist, ‘Enterprise Knowledge Workers Study;  November, 2007.


SAPPHIRE® 2009 Orlando
Mais de 10,000 clientes, parceiros e especialistas estão juntos no SAPPHIRE® 2009 para descobrirem como a SAP e o seu ecossistema de parceiros estão a desenvolver soluções de TI, para ajudar as empresas a terem uma melhor visibilidade sobre as suas operações. O SAPPHIRE é um evento de carácter pedagógico e de networking, em que executivos sénior, gestores e decisores podem juntar-se todos os anos para explorar como as inovadoras soluções de gestão empresarial estão na base para o crescimento sustentável. O SAPPHIRE 2009 está a decorrer em Orlando, na Florida, de 11 a 14 de Maio.


Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial, que disponibiliza aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e de todos os sectores de actividade, tornarem-se em negócios melhor geridos. Com mais de 86.000 clientes em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo "SAP".