O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP Lança em Lisboa As Soluções de Business Intelligence do Futuro - Rápidas, Fáceis de Utilizar e Colaborativas

  • 20/05/2011, Lisboa

  • SAP Lança SAP BusinessObjects 4.0 e Apresenta Capacidades Inéditas de Análise de Dados Corporativos, em Tempo Real e Acessíveis a Partir de Qualquer Dispositivo.
  • Empresa: SAP Portugal

 
  • SAP Lança SAP BusinessObjects 4.0 e Apresenta Capacidades Inéditas de Análise de Dados Corporativos, em Tempo Real e Acessíveis a Partir de Qualquer Dispositivo
  • Análises mostram que Business Intelligence ultrapassa o crescimento do mercado de TI, ao protagonizar iniciativas-chave baseadas na análise de informação, nas empresas e organizações.

A SAP anuncia hoje, no âmbito do SAP Business Analytics Forum, a ter lugar no Centro Cultural de Belém, o lançamento em Portugal da nova versão SAP BusinessObjects 4.0, solução líder em "Business Intelligence" e "Enterprise Information Management", com forte implantação nas empresas e organizações em Portugal.

Esta nova geração de soluções procura responder à rápida transformação do mundo empresarial, cada vez mais global, mais dependente de soluções móveis e mais influenciado pelas redes sociais. Neste contexto, as empresas precisam de tornar útil, de forma mais rápida, a crescente massa de dados gerada pela organização e pelo mercado, potenciando uma atempada tomada de decisão e a reacção a acontecimentos internos e de mercado.

Família de Soluções com grande implantação em Portugal

"Em Portugal, esta solução tem uma grande implantação, com clientes como Sonae Indústria, Unilever, e outras empresas líderes em Portugal na área da energia, serviços, indústria, banca e telecomunicações. Em Portugal, a área do Business Intelligence tem conhecido um crescimento sustentado no âmbito do portfolio de soluções SAP," afirma Paulo Coelho, Director de Soluções e Desenvolvimento de Negócio da SAP Portugal. "A experiência de mercado da SAP mostra que as condições económicas exigentes alimentam o crescimento dos projectos de business intelligence, pelo seu potencial para revelar fontes de receita adicionais, reduzir ineficiências e alocar recursos a situações de negócio de maior potencial."

A nova solução apresenta, de forma unificada, capacidades acrescidas de processamento e análise de grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados, provenientes de uma grande variedade de fontes. Por outro lado, esta versão permite a produção de informação de gestão relevante e em tempo real com recurso à tecnologia in-memory computing num número crescente de situações cada vez mais exigentes.

Salto qualitativo na experiência de utilização em múltiplos dispositivos e na integração com soluções

As soluções SAP BusinessObjects 4.0 constituem um salto qualitativo na experiência de utilização, na unificação de interfaces e funcionalidades, na facilidade de análise dos dados e na disponibilização da informação num número diversificado de dispositivos como sejam os tradicionais PCs, mas também em cenários de mobilidade (smart phones e tablet PCs). Constitui também uma grande evolução em termos de escalabilidade, virtualização e capacidade de monitorização e garantia de performance da solução.

"A nova versão coloca a SAP um passo à frente na concretização do futuro do business intelligence - tornar-se fácil, generalizado, rápido, móvel e social", refere Paulo Coelho da SAP Portugal. "Na vertente do que são as actuais realidades empresariais, estas novas ferramentas de BI fomentam uma cultura de conhecimento e de partilha de informação e dados conducentes à acção por parte de um número crescente de utilizadores. Os decisores e utilizadores são encorajados pela experiência crescentemente intuitiva e por uma lógica de self-service."

SAP unifica analítica de negócio, gestão de desempenho e avaliação de risco

A solução integra não só as novas versões das soluções do portfolio de Business Intelligence, como também desenvolvimentos nas soluções SAP de Enterprise Performance Management (EPM) e Governance, Risk e Compliance (GRC) permitindo uma visão integrada das questões de desempenho e de risco no contexto de cenários de analítica de negócios.

Das novas funcionalidades destacamos:

  • Computação "in memory" em Tempo Real - análises analíticas instantânea utilizando o SAP In Memory Computing (HANA) com o tratamento e interpretação de grandes volumes de dados em tempo real;
  • Acesso fácil em dispositivos móveis - Capitaliza a utilização da solução Sybase Unwired Platform para tornar acessível a informação corporativa no dispositivo móvel de cada colaborador.
  • Análise confiável da informação gerada nas redes sociais - A maior capacidade de análise e interpretação da informação textual nas redes sociais possibilita a monitorização, avaliação e reacção eficazes aos acontecimentos nestes novos canais.
  • Melhor capacidade de integração - a nova versão possibilita mais opções e maior flexibilidade na implementação, nomeadamente em soluções de virtualização e "na nuvem", bem como em termos de escalabilidade, adequação a necessidades departamentais e redução dos custos de propriedade das soluções.

Maior evento nacional na área do BI para apresentar soluções e mostrar impacto no negócio de empresas e organizações em Portugal.

O SAP Business Analytics Forum decorre durante todo o dia no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Este evento reúne parceiros e empresas que irão debater, numa mesa-redonda, o estado actual dos sistemas de suporte à decisão, e apresentarão, em sessões dedicadas, exemplos do impacto no negócio e dos ganhos de valor em empresas como ANA, Sugalidal, Imprensa Nacional, Primor e Câmara Municipal de Lisboa.

Abre o evento Timo Elliott, um dos primeiros colaboradores da Business Objects e um dos maiores especialistas da actualidade em Business Intelligence (BI) e Gestão da Informação (IM). A SAP conta ainda com a participação da IDC, que irá partilhar com os presentes neste evento, os resultados do seu mais recente estudo "Tendências do BI e da Gestão da Informação nas Organizações".

Mercado global de BI atinge os 10,5 mil milhões de dólares, cresce 13,4% em 2010

Segundo um recente relatório da Gartner, que colocava a SAP na liderança, o mercado global de BI atingiu os 10,5 mil milhões de dólares em 2010, um crescimento de 13,4% face aos 9,3 mil milhões atingidos em 2009. Neste contexto, as plataformas de BI representaram 67,3 % do mercado, enquanto as aplicações analíticas e as soluções de gestão de desempenho atingiram os 15,7% do mercado. Em 2010, as receitas de software da SAP nestas áreas totalizaram 2,4 mil milhões de dólares.


Sobre a SAP

A SAP (NYSE: SAP), como líder no mercado de software e aplicações empresariais, ajuda empresas de todos os sectores e dimensões a funcionar cada vez melhor. Nos departamentos e na Administração, nos armazéns e nas lojas, no escritório ou em movimento, a SAP ajuda as pessoas e as organizações a trabalhar em conjunto de forma mais eficiente, usando eficazmente mais informação de negócio. Os serviços e aplicações SAP estão a ajudar mais de 170 mil clientes a ser mais rentáveis, mais ágeis, mais competitivos e mais sustentáveis.