O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP revoluciona o Business Intelligence com a primeira solução no mercado que combina pesquisa, exploração e análise da informação de negócio a uma velocidade sem precedentes

  • 09/10/2009, Paço de Arcos - Lisboa

  • SAP® BusinessObjects™ Explorer permite, de forma intuitiva, a obtenção de uma visibilidade instantânea do negócio em todas as áreas de empresa e por qualquer utilizador de negócio.
  • Empresa: SAP Portugal

 

A SAP apresenta em Portugal o SAP® BusinessObjectsTM Explorer, um software que alia as capacidades de pesquisa e navegação do SAP BusinessObjects com a rapidez no acesso à informação do SAP NetWeaver® Business Warehouse Accelerator, permitindo aos clientes navegar através de um grande volume de dados e informação de negócio à velocidade do pensamento e obter uma visão clara e detalhada das várias áreas da organização. As suas características levaram Léo Apotheker, CEO da SAP, a definir esta nova oferta como "o iTunes das aplicações analíticas de negócio".

O SAP BusinessObjects Explorer resolve um dos principais problemas que as empresas hoje enfrentam: são poucos os colaboradores que têm acesso imediato e intuitivo à informação necessária para tomarem decisões de negócio acertadas. De facto, segundo diversos estudos, menos de 5% dos utilizadores que trabalham com informação de negócio utilizam ferramentas de Business Intelligence na hora de tomarem decisões para o seu negócio, apesar de admitirem que, por isso, não contam com todos os dados necessários para a tomada de decisão.

Como refere Maria Luísa Silva, responsável de vendas SAP BusinessObjects da SAP Portugal, "detectámos nas organizações uma grande necessidade de soluções que permitam difundir massivamente o acesso e a utilização da informação para a tomada de decisões bem informadas. Esta necessidade é indiscutível na dinâmica das empresas mais competitivas. Por isso, criámos o primeiro software do mercado que combina pesquisa, exploração, análises e uma potente e inovadora aceleração em memória. Tudo isto, aliado a uma grande facilidade de utilização, numa plataforma de Business Intelligence integrada, traduz-se numa ferramenta inovadora que revolucionará o mundo das aplicações de Business Intelligence".

Duas das características mais importantes desta oferta são, precisamente, a facilidade de utilização e a velocidade de pesquisa, que são em tudo semelhantes à Internet. A solução alcança índices de pesquisa de 900 milhões de registos em 2,5 segundos. Estas prestações permitem a qualquer utilizador, familiarizado com a utilização da internet, encontrar informação relevante para tomar decisões de negócio. Os utilizadores poderão também encontrar na solução capacidades de visualização para seleccionar, gerar gráficos ou relatórios que representem melhor a informação, sendo também possível partilhá-la com outros utilizadores de negócio.

Utilizando um interface gráfico intuitivo, o SAP BusinessObjects Explorer foi desenvolvido para, através da introdução de palavras-chave, encontrar a informação de que se necessita na abordagem a questões críticas de negócio - mesmo sem formação específica ou competências especiais. Os utilizadores, ao disporem da informação mais relevante, podem então navegar através dos dados e procurar informações mais detalhadas entre as diversas pastas, a fim de realizarem uma investigação e análise mais profunda. Como resultado, qualquer colaborador de negócio passa a dispor de uma visão clara para actuar mais rapidamente e tomar decisões mais inteligentes e efectivas para o negócio.

Como destaca Diogo Baptista, responsável pelo Desenvolvimento de Negócio da SAP Portugal, "o desenvolvimento desta solução baseou-se nos princípios de que tinha de ser de muito fácil utilização e que não deveria exigir formação adicional. Só respeitando estas premissas é que será possível a utilização pela maioria dos colaboradores". Diogo Baptista continua, "a solução SAP BusinessObjects Explorer chega num momento em que, derivado da actual conjuntura económica, o mercado comporta-se de forma imprevisível. Por isso, hoje, mais do que nunca, é imperativo para as empresas conhecerem, ao minuto, o seu negócio, analisá-lo e tomarem decisões bem informadas".

Business Intelligence acessível a todos

Os obstáculos que se levantam ao acesso atempado a informação exacta podem ter um impacto relevante, a longo prazo, no desempenho e nas operações críticas de uma organização. Como mostram vários estudos1, uma parte significativa dos utilizadores de negócio toma decisões baseando-se em intuições. Ou seja, ao não ter acesso à informação relevante para o seu trabalho, estes utilizadores perdem produtividade e agilidade na sua adaptação às condições do mercado e, consequentemente, assumem uma deficiente tomada de decisão. O SAP BusinessObjects Explorer resolve este problema ao proporcionar a todos os colaboradores que têm acesso à informação, mas que não utilizam ferramentas de TI tradicionais, um software muito intuitivo que lhes permite explorar de forma rápida grandes quantidades de informação.

O novo software proporciona aos utilizadores a possibilidade de analisar qualquer fonte de dados com a qual trabalhem, permitindo-lhes encontrar respostas a perguntas que não tenham sido capazes de responder anteriormente, sem necessidade de conhecer a priori o modelo de dados ou as estruturas onde essa informação está armazenada. Por exemplo, um responsável de vendas pode obter um relatório que indique que os resultados trimestrais da empresa foram bons, mas também pode querer determinar em que áreas de melhoria tem de se concentrar. Agora, os executivos de vendas serão capazes de conhecer o crescimento através das diferentes áreas geográficas nas quais actuam, assim como a rentabilidade por linha de produto ou o nível de desempenho dos responsáveis de contas. Isto é, a solução converte de forma fácil e rápida uma intuição numa avaliação, baseada em dados sobre a situação do seu negócio e estratégia.

Ajudar as organizações a melhorar a eficiência

A solução SAP BusinessObject Explorer também pode contribuir para a obtenção de uma maior eficiência ao nível dos departamentos de TI. Até agora, os utilizadores de negócio solicitavam os dados de gestão, como relatórios personalizados, ao departamento de TI. Contudo, com este novo software da SAP faculta-se o acesso à informação num formato de self-service intuitivo, permitindo ao departamento de TI libertar tempo e recursos que poderão ser alocados a projectos mais estratégicos. A SAP está a trabalhar com alguns dos seus parceiros, como a HP, IBM, Dell e Fujitsu Technology Solutions, para que o SAP BusinessObjects Explorer seja mais rápido e fácil de implementar, ao combinar e optimizar soluções de hardware e software.

A Adobe e a Intel, parceiros da SAP, também contribuíram para tornar possível a tecnologia com a qual foi desenvolvido o SAP BusinessObject Explorer. A Intel co-desenvolveu as capacidades de processamento in memory do SAP NetWeaver BW Accelerator para optimizá-lo com o processador Intel® Xeon® 5500 series. Por seu turno, a Adobe facultou a sua plataforma Adobe® Flash® para que os programadores possam criar rapidamente aplicações de Internet avançadas (Rich Internet Applications - RIAs) para os utilizadores finais.

Para Maria Luísa Silva, "as soluções como o SAP BusinessObjects Explorer ajudarão as empresas a desenvolver uma nova geração de profissionais informados, que serão capazes de tomar decisões mais inteligentes, num ambiente cada vez mais definido por maior competitividade, transparência e agilidade".

Disponibilidade

A versão do SAP BusinessObjects Explorer para SAP NetWeaver Business Warehouse está já disponível para o mercado nacional. Trata-se de uma versão direccionada tanto para grandes empresas como para as PME.

Diogo Baptista comenta que "é uma solução pensada para qualquer sector de actividade e especialmente indicada para aquelas empresas que, para além de lidarem com uma grande quantidade de informação, dispõem de fontes de dados muito heterogéneas e com modelos de dados complexos de analisar por um utilizador final, como é o caso dos sectores da Banca e Seguros, Consumo, Energia, Retalho e Telecomunicações".

1 Base de serviços de investigação da BusinessWeek 2007: 675 directores e executivos empresariais dos Estados Unidos e Europa. "Estudo dos trabalhadores de conhecimento nas empresas", Economist, Novembro de 2007.


Sobre a SAP

A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial, que disponibiliza aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e de todos os sectores de actividade, tornarem-se em negócios melhor geridos. Com mais de 89.000 clientes em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo "SAP".