O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Novas Soluções SAP BusinessObjects GRC ajudam empresas a melhor prever e gerir riscos

  • 02/09/2009, Lisboa

  • As novas versões das aplicações SAP® BusinessObjects™ Risk Management e SAP® BusinessObjects™ Process Control automatizam e unificam as iniciativas de risco e conformidade.
  • Empresa: SAP Portugal

 

A SAP introduziu novas funcionalidades em duas das suas soluções SAP® BusinessObjectsTM governance, risco e conformidade (GRC), que promovem estratégias de gestão de risco e de conformidade automatizadas e unificadas. As novas versões das aplicações SAP® BusinessObjectsTM Risk Management e SAP® BusinessObjectsTM Process Control ajudam a garantir que os controlos adequados estão activos, respeitam as regulamentações governamentais e estão a fazer a gestão correcta dos riscos associados ao negócio. Esta visão holística ajudará os clientes a adoptarem uma abordagem preventiva em relação ao risco e a protegerem-se melhor de vulnerabilidades futuras decorrentes das actuais condições económicas, que são pródigas em riscos imprevisíveis, perdas financeiras e reputações maculadas.

As novas soluções SAP BusinessObjects GRC incluem ainda as soluções SAP BusinessObjects business intelligence (BI), que permitem maior transparência transversalmente nas organizações dos clientes, ajudando-os a desenvolver estratégias empresariais mais inteligentes e conscientes do risco. 

Os auditores e gestores de risco deparam-se com um sério desafio: a falta de uma visibilidade unificada em tempo real das várias unidades de negócio. Tradicionalmente, monitorizam o risco e avaliam os controlos através de processos manuais, como sondagens e folhas de cálculo, enviadas anual ou trimestralmente. No entanto, o risco não é um acontecimento estático e previsível.

Hoje em dia, as empresas necessitam de uma forma contínua e automatizada de identificar o risco e testar controlos constantemente. Com as soluções SAP agora anunciadas, os clientes podem monitorizar o risco empresarial e os controlos internos, contribuindo para um menor número de imprevistos e práticas empresariais mais sólidas. As soluções SAP BusinessObjects GRC podem ajudar as empresas a assegurar a disponibilidade dos controlos certos para a identificação e resolução de questões relacionadas com a qualidade dos produtos, antes mesmo de o público e a empresa serem colocados em risco.

Actualmente, a maior parte das empresas efectua, manualmente e em cada trimestre, auditorias aos seus processos de inspecção. Como resultado, podem ser necessários meses para se verificar se os controlos ainda estão activos e se são eficazes. Com as novas soluções SAP, os indicadores e controlos de risco são monitorizados contínua e automaticamente. Se uma inspecção não for concluída ou se os resultados da qualidade não forem considerados aceitáveis, um alerta é automaticamente enviado ao gestor de operações para que sejam tomadas medidas correctivas imediatas antes de o produto ser despachado. O software SAP ajuda a empresa a lidar com o risco antes que este se torne num problema, isto é, protegendo os clientes e, em última análise, os consumidores.

A integração de Business Intelligence na última versão das soluções SAP BusinessObjects GRC representa uma forma eficaz de partilhar dados através de relatórios e painéis interactivos. Os utilizadores podem facilmente criar, personalizar e divulgar um relatório do software Crystal Reports® ou um painel do software Xcelsius® para destacar um potencial problema. Promover tecnologias como o Xcelsius para conceber mapas de prioridades, oferece às empresas uma forma potente, em termos visuais, de constatar pontos problemáticos, como perturbações na cadeia de abastecimento e respectivo potencial impacto financeiro.

"Estamos a dar um passo significativo em frente, oferecendo aos clientes as ferramentas necessárias para lidar com o risco com mais eficácia no actual clima financeiro, ajudando-os a posicionar-se para um crescimento futuro," afirma Narina Sippy, vice-presidente sénior e directora-geral, Soluções GRC, Unidade SAP BusinessObjects. "As melhorias anunciadas permitem aos clientes ver com clareza onde são mais vulneráveis ao risco e quando é que precisam de reforçar os controlos para mitigar esse risco. Com a monitorização contínua e transparência facultada pela SAP, as empresas podem responder rapidamente às novas ameaças ao negócio, ao mesmo tempo que respeitam os requisitos dos novos regulamentos."

O aperfeiçoamento das soluções SAP BusinessObjects GRC permite aos clientes gerir vários programas de conformidade a nível central, poupar tempo e reduzir os custos. Em vez de localizar as numerosas iniciativas manual e individualmente, os clientes podem gerir vários programas de gestão de risco e conformidade simultaneamente num só ambiente. Esta abordagem centralizada ajuda ainda a garantir que os controlos estão a ser efectuados de forma eficaz na empresa.


Sobre a SAP

A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial, que disponibiliza aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e de todos os sectores de actividade, tornarem-se em negócios melhor geridos. Com mais de 89.000 clientes em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo "SAP".