O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Soluções SAP estão preparadas para o novo Sistema de Normalização Contabilística

  • 29/06/2009, Lisboa

  • Os novos conceitos do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), aprovado pelo Governo Português, e que irá substituir o POC a partir de 2010, já fazem parte das funcionalidades das soluções SAP.
  • Empresa: SAP Portugal

 

Os novos conceitos do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), aprovado pelo Governo Português, e que irá substituir o POC a partir de 2010, já fazem parte das funcionalidades das soluções SAP. Para os clientes já em produtivo com a solução SAP ERP, a empresa disponibiliza um serviço de conversão do actual Plano de Contas para o novo SNC.

A SAP anuncia que as soluções SAP estão preparadas para a introdução do novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC), em Portugal, permitindo às empresas que implementem sistemas SAP estarem em conformidade com o SNC, a partir de Janeiro de 2010. As soluções SAP estão aptas para esta nova realidade, ao conferirem aos novos clientes uma resposta efectiva aos requisitos legais deste novo normativo português, ainda que os novos modelos de demonstrações financeiras só possam ser disponibilizados após a sua aprovação e publicação legal.

A transição do Plano Oficial de Contabilidade (POC) para SNC obriga as empresas a uma reestruturação dos processos financeiros, resultante de uma análise detalhada a executar por especialistas, auditores, utilizadores e técnicos. Após a conclusão desta análise, segue-se o processo de adaptação e configuração do software. O serviço de conversão é específico de cada empresa: não existindo o mesmo ponto de partida e de chegada para todas as organizações, nem sequer uma forma única para realizar esta adaptação.

Para os actuais clientes SAP ERP do mercado nacional, em processo produtivo, a SAP disponibiliza  um serviço, denominado por "Chart of Account Conversion - SLO", especificamente adequado para este tipo de situações e já comprovado em contextos similares, que consiste em executar a conversão do processo de classificação do Plano de Contas para o novo SNC. Esta conversão é feita de forma abrangente, reflectida em todas as áreas relevantes, incluindo a transposição dos dados históricos em sistema produtivo para o SNC.

Este processo de conversão, recomendado pela SAP, dependerá da situação específica de cada cliente, nomeadamente dos componentes implementados e da respectiva complexidade dos processos de negócio.

A SAP, em conjunto com o seu ecossistema de parcerias, quer para as grandes como para as pequenas e médias empresas, está disponível para apoiar os seus clientes nas mais diversas etapas que esta conversão implica, independentemente do grau de complexidade específica de cada organização.


Sobre o Sistema de Normalização Contabilística
O novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) foi recentemente aprovado pelo Governo Português e vem substituir o actual Plano Oficial de Contabilidade (POC) partir de Janeiro de 2010. O SNC é um conjunto abrangente e integrado de normas de contabilidade e de relato financeiro (NCRF) e de normas interpretativas (NI), desenvolvidas com base numa determinada estrutura conceptual. Esta alteração traduz-se numa aproximação aos IASB e as IFRS. As alterações mais relevantes que se perspectivam, presentemente, consistem, entre outros, na alteração de métodos de valorização, na alteração de mapas e ajuste do quadro de contas.


Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial, que disponibiliza aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e de todos os sectores de actividade, tornarem-se em negócios melhor geridos. Com mais de 86.000 clientes em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo "SAP".