O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

DGITA apoia acções de fiscalização com soluções SAP e Novabase

  • 04/03/2009, Lisboa

  • A Direcção Geral dos Impostos e a Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros implementaram uma ferramenta que permite aumentar a eficiência na recuperação da receita e na prevenção à fraude fiscal
  • Empresa: SAP Portugal

 

Através da parceria entre a SAP e a Novabase, a Direcção Geral dos Impostos (DGCI) e a Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA) do Ministério das Finanças implementaram uma ferramenta de business intelligence que permite aumentar a eficiência na recuperação da receita e na prevenção à fraude fiscal.

A Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA) apresentou hoje no evento "Eficácia na Gestão da Informação de Negócio", organizado pela SAP e Novabase, os importantes ganhos de eficiência alcançados com as mais recentes funcionalidades do seu novo Sistema de Informação Analítica, que permitiram uma melhoria significativa ao nível das actividades de Inspecção Tributária da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI).

Com a utilização das soluções SAP Business Objects, a eficaz actividade inspectiva contribui de forma decisiva para uma maior moralização do sistema fiscal, ao mesmo tempo que é uma importante ferramenta para a recuperação de receita fiscal e de desencorajamento da prática de fraude e evasão fiscal.

Ao longo de 2008, a DGITA, em parceria com a SAP e Novabase, colocou à disposição, da Inspecção Tributária, um conjunto de ferramentas analíticas essenciais para o suporte à acção inspectiva. Estas ferramentas, consolidadas no Data Mart (repositório de informação) da Inspecção Tributária e integradas no Portal correspondente, cobrem todo o processo de negócio associado à acção inspectiva.

O Data Mart de Inspecção Tributária reúne toda a informação relevante sobre Pessoas Colectivas e Pessoas Singulares com contabilidade organizada, quer ao nível da sua caracterização, quer ao nível do seu histórico declarativo, centralizando toda a informação que o inspector necessita para avaliar a situação de um contribuinte e preparar uma eventual inspecção. Adicionalmente, este sistema disponibiliza um vasto conjunto de estatísticas sobre a actividade inspectiva, que permitem medir o desempenho da actividade Inspectiva e fornecer, aos diferentes níveis de gestão, indicadores essenciais para o controlo da actividade.

O Data Mart de Inspecção Tributária suporta a acção inspectiva de cerca de 2000 inspectores da Inspecção Tributária e apoia os vários níveis de gestão da DGCI.

De acordo com Paulo Oliveira da DGITA, "A tecnologia SAP Business Objects foi uma opção da DGITA efectuada em 1999 e que ao longo do tempo provou ser uma aposta bem sucedida. Com este novo sistema, a Administração Fiscal espera atingir importantes ganhos de eficiência, incluindo uma maior celeridade nos processos inspectivos."

O desenvolvimento do Data Mart de Inspecção Tributária foi feito em parceria com a Novabase, que possui uma vasta experiência na área dos sistemas de Business Intelligence, tendo sido também a empresa responsável pelo desenvolvimento do Data Warehouse da DGITA. Esta vasta experiência, bem como o grande conhecimento do negócio, fruto da já longa colaboração entre a Novabase e a DGITA, foi um factor determinante para o atingir dos objectivos propostos.

A solução SAP Business Objects presente na DGITA instancia-se numa plataforma de Business Intelligence abrangente, com capacidade de responder a necessidades de reporting, query ad-hoc e dashboards.


S
obre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial (*), disponibilizando aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e de mais de 25 sectores de actividade, tornarem-se em negócios melhor geridos. Com mais de 82.000 clientes (excluindo os clientes resultantes da aquisição da Business Objects) em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo "SAP".

(*) A SAP define como software de gestão empresarial as aplicações de planeamento de recursos empresariais e relacionadas.


Sobre a Novabase
Fundada em 1989, a Novabase é a empresa portuguesa líder em soluções de negócio baseadas em Tecnologias de Informação. O seu volume de negócios em 2007 foi de 313,2 Milhões de Euros.

Com um número médio de trabalhadores já a ultrapassar os 1700, a Novabase possui como principais áreas de negócio as seguintes: Novabase Consulting, Novabase Infraestructures & Managed Services e Novabase Digital TV. Possui ainda uma actividade de Corporate Venture designada por Novabase Capital. A Novabase encontra-se cotada na Euronext Lisbon desde Julho de 2000.