O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Nova Solução SAP® ajuda empresas no cumprimento das suas promessas de sustentabilidade

  • 12/03/2010, Lisboa

  • A nova aplicação SAP® BusinessObjects™ Sustainability Performance Management oferece a clareza de que as empresas necessitam para desenvolver e executar as suas estratégias de sustentabilidade.
  • Empresa: SAP Portugal

 

A nova aplicação SAP® BusinessObjectsTM Sustainability Performance Management oferece a clareza de que as empresas necessitam para desenvolver e executar as suas estratégias de sustentabilidade.  Integra-se em sistemas existentes para simplificar as análises e relatórios de dados sobre sustentabilidade.

Embora hoje a prioridade atribuída pelas empresas à melhoria do desempenho sustentável seja mais elevada do que nunca, muitas organizações têm considerado difícil gerir a fiabilidade e a transparência das iniciativas de sustentabilidade nas suas empresas. Com a nova aplicação SAP® BusinessObjectsTM Sustainability Performance Management, todas as empresas poderão mais facilmente definir metas e objectivos de sustentabilidade, calcular e comunicar o seu desempenho e, ainda, reduzir os custos e erros relacionados com a recolha dos respectivos dados.

Baseada no êxito do portfolio da SAP BusinessObjects, a nova aplicação ajuda as organizações a concentrarem-se na melhoria do desempenho económico, social e ambiental, em vez de se dedicarem exclusivamente à recolha de dados e à compilação de informação. O software oferece uma visão global dos indicadores de sustentabilidade da empresa e dispõe de uma interface de fácil utilização que simplifica a transmissão de informação interna e externa. Ajuda a transformar os dados em conhecimento útil, que poderá, por sua vez, ser organizado e aplicado em toda a organização, facilitando a verificação da conformidade com as estratégias de sustentabilidade em toda a empresa. A aplicação disponibiliza uma biblioteca de indicadores-chave sobre desempenho sustentável e é a primeira solução certificada pela Global Reporting Initiative (GRI). Tal como todas as soluções SAP BusinessObjects, a nova aplicação foi criada de forma a ser compatível com uma gama de soluções SAP e não-SAP. Poderá igualmente ser utilizada como uma solução autónoma.

"A sustentabilidade é cada vez mais um factor crucial no actual mundo empresarial", afirmou Stephen Stokes, vice-presidente do departamento de Sustentabilidade e Tecnologias Verdes da AMR Research. "Está a tornar-se num elemento-chave da estratégia empresarial, com potencial para produzir novos níveis de eficiência e desempenho operacional, inovação e transformação organizacional. A gestão e transmissão de informação sobre o desempenho sustentável de uma organização, através de uma recolha de dados transparente e de elevada qualidade, assim como da análise, optimização e da criação de modelos, é uma base inovadora para definir e transmitir a excelência operacional."

Uma solução robusta para transmitir e melhorar o desempenho em matéria de sustentabilidade

Visto que os stakeholders esperam, cada vez mais, que as empresas passem de relatórios básicos de medição da sustentabilidade para a responsabilização pela sua melhoria, as organizações estão a aperceber-se de que ir ao encontro destas exigências é complexo, moroso e dispendioso. No entanto, a prestação de contas não conduz necessariamente à melhoria do desempenho e da rentabilidade. Tem de estar alinhada com os objectivos e a estratégia da empresa e, em última análise, com a execução desses objectivos. A nova aplicação SAP BusinessObjects Sustainability Performance Management ajuda a facilitar a transmissão voluntária de informação ao mesmo tempo que aplica uma infraestrutura de gestão de desempenho à informação sobre sustentabilidade, de forma a impulsionar a melhoria e a rentabilidade em toda a empresa.

Recolha Flexível de Dados

Uma característica-chave do SAP BusinessObjects Sustainability Performance Management é a sua capacidade de recolher, automaticamente, indicadores-chave de desempenho (KPI - key performance indicators), a partir de diferentes fontes, permitindo aos utilizadores ir além da recolha manual de dados e do registo de dados em folhas de cálculo, entediantes e propensas a erros. Com uma vasta gama de funcionalidades, a aplicação potencia as ferramentas analíticas da SAP, líderes mundiais, e complementa a lista de produtos SAP para sustentabilidade já existentes, nomeadamente a aplicação ERP SAP® ERP; a aplicação SAP® Environment, Health, and Safety Management e a solução on demand SAP® Carbon Impact. A aplicação integra-se perfeitamente nestas e noutras soluções SAP, tais como o software SAP® Business Suite, facilitando a recolha de dados na empresa. Permite igualmente que os dados de sustentabilidade sejam introduzidos manualmente, orientados por fluxo de trabalho, pedido de dados, processos de validação e aprovação. Independentemente da forma como são recolhidos os dados, a funcionalidade de auditoria proporciona transparência e contribui para a execução de uma transmissão de informação de elevada integridade.

Protocolos de reporting definidos e biblioteca KPI central

As empresas necessitam frequentemente de modelar e gerir a divulgação interna e externa de sustentabilidade, com base em múltiplos protocolos de relatórios de sustentabilidade, cada um exigindo os mesmos KPIs mas com características ligeiramente diferentes. Recorrendo à importante experiência da SAP BusinessObjects na ligação dos KPIs ao risco e à conformidade, o SAP BusinessObjects Sustainability Performance Management ajuda os utilizadores a adaptar a execução e a transmissão de informação sobre iniciativas de sustentabilidade ao seu sector ou empresa. Os utilizadores podem efectuar a selecção a partir de uma biblioteca central de KPI, que inclui uma grande variedade de dados, nomeadamente os baseados no quadro de Global Reporting Initiative (GRI). Os utilizadores empresariais podem igualmente criar e actualizar os seus próprios KPI de sustentabilidade com múltiplos níveis de sub-indicadores ou cálculos. Uma vez que se encontram armazenados numa biblioteca central, os KPI podem ser facilmente partilhados, reutilizados, pesquisados e filtrados.

Potente Análise do desempenho

A poderosa função analítica incorporada no SAP BusinessObjects Sustainability Performance Management ajuda a fornecer uma visão global dos parâmetros de medição da sustentabilidade de uma empresa, ajudando os utilizadores a calcular, filtrar e apresentar a rentabilidade do investimento na sustentabilidade para um impacto empresarial máximo. A aplicação converte os dados de sustentabilidade em informação e conhecimento aprofundado úteis, permitindo aos utilizadores agregar resultados e examinar o desempenho ao longo de diferentes dimensões. O planeamento do registo apoia a definição de objectivos e de referências para diferentes organizações e indicadores de sustentabilidade, ao mesmo tempo que os relatórios gráficos, quadros e painéis de avaliação servem para facultar, às partes interessadas, uma perspectiva clara do desempenho de uma empresa em matéria de sustentabilidade.

"Para poderem ser considerados verdadeiros líderes no que diz respeito à sustentabilidade, as empresas têm de olhar para além da pegada de carbono e começar a gerir pró-activamente todo o espectro de oportunidades de sustentabilidade, em torno das obrigações económicas, sociais e ambientais" refere Peter Graf, responsável pela sustentabilidade e vice-presidente executivo das Soluções de Sustentabilidade da SAP AG. "A nova aplicação SAP BusinessObjects Sustainability Performance Management é o primeiro sistema com uma visão global da sustentabilidade. Até à data, tem sido extremamente difícil aceder à informação necessária completa e útil para a definição de objectivos e execução de estratégias de sustentabilidade. Nas minhas funções na SAP pude constatar isso mesmo em primeira-mão. A SAP não é apenas o criador deste software inovador - também estamos a implementá-lo, para que nos ajude a impulsionar as estratégias de sustentabilidade, através da nossa organização multinacional."

Em 2009, a SAP anunciou um maior enfoque estratégico na sustentabilidade, que inclui tanto a gestão das suas operações internas, de forma sustentável, como a entrega de soluções que apoiem as práticas empresariais de sustentabilidade dos seus clientes. Mais informação sobre os esforços da SAP em matéria de sustentabilidade, soluções e plano de evolução dos produtos poderão ser consultados online no relatório de sustentabilidade.

Sobre a SAP

A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial, que disponibiliza aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e de todos os sectores de actividade, tornarem-se em negócios melhor geridos. Com mais de 95.000 clientes em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo "SAP".