O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

O Maior Retalhista do Brasil escolhe SAP

O Maior Retalhista do Brasil escolhe SAP
  • 23/01/2008, Lisboa

  • O Grupo Pão de Açúcar consolida a sua infra-estrutura de TI com as soluções SAP, obtendo um maior controlo do negócio e maior transparência.
  • Empresa: SAP Portugal

 
O Grupo Pão de Açúcar consolida a sua infra-estrutura de TI com as soluções SAP, obtendo um maior controlo do negócio e maior transparência.

Como demonstração de uma liderança inequívoca no fornecimento de soluções inovadoras para o sector do retalho de todo o mundo, a SAP AG (NYSE: SAP) acaba de anunciar que o Grupo Pão de Açúcar, o maior retalhista do Brasil de produtos da área alimentar e de outros artigos gerais, seleccionou as soluções SAP para consolidar a sua infra-estrutura de TI, com o objectivo de ganhar uma maior visibilidade no que diz respeito às suas operações de negócio. Com 64.000 colaboradores e 573 lojas, a empresa vai usar as soluções SAP para obter um maior controlo sobre os processos corporativos de administração, visando também o cumprimento dos exigentes controlos regulamentares.

De acordo com Joaquim Dias Garcia, Director de TI, Grupo Pão de Açúcar, “Prevemos um retorno do investimento nas soluções da SAP, quer em termos qualitativos quer financeiramente. A SAP conhece o negócio de retalho e foi esse o factor determinante para a nossa tomada de decisão. Assim que o sistema entrar em produtivo, prevemos obter ganhos em agilidade e qualidade da informação, na medida em que todas as nossas operações de negócio estarão consolidadas numa única plataforma.”

Com a implementação da solução SAP, o Grupo Pão de Açúcar espera atingir o objectivo de consolidar 10 sistemas internos de TI de modo a gerir e ganhar visibilidade transversalmente a todas as suas operações de negócio. A empresa vai utilizar uma plataforma integrada e várias aplicações da SAP, incluindo a sua principal aplicação de planeamento de recursos empresariais, SAP® ERP, para uma melhor gestão de riscos, preparação das tendências futuras, alterações no mercado e procura de clientes. Por sua vez, os clientes do Grupo Pão de Açúcar vão ter um maior apoio, dado que os colaboradores terão as ferramentas necessárias para seguir os produtos de forma mais eficiente, reduzindo os tempos de entrega.

O projecto de implementação considera aplicações SAP para contabilidade e controlling, gestão de materiais para fornecedores indirectos e uma solução para planeamento do negócio e simulação, o que vai permitir ao Grupo Pão de Açúcar melhorar o controlo dos processos de negócio e disponibilizar um planeamento mais exacto.

De acordo com Verlin Youd, vice-presidente sénior, Trading Industries, SAP AG, “Os principais retalhistas de todo o mundo estão a virar-se para a SAP devido à nossa força no sector e às nossas soluções e tecnologias já comprovadas no mercado. O Grupo Pão de Açúcar é um bom exemplo de um retalhista inovador que está a apoiar-se na tecnologia, de modo a tratar das questões de transparência interna ao mesmo tempo que se concentra na oferta de serviços e produtos de qualidade para os seus clientes.”


Sobre o SAP® for Retail
A SAP é o principal fornecedor de aplicações para o sector de retalho. A SAP ajuda retalhistas de todas as dimensões a compreender, a antecipar-se e a inspirar os seus clientes, colaboradores e accionistas através de resultados conseguidos. O portfolio da solução SAP® for Retail disponibiliza soluções específicas para empresas de retalho do sector alimentar e de moda, entre outros. A carteira de soluções é constituída por blocos de construção que cobrem as áreas de merchandising (incluindo gestão da procura – preço, promoção e optimização de reduções); operações de armazenagem (incluindo soluções POS); cadeia de abastecimento, finanças e recursos humanos. A SAP permite às empresas implementar soluções numa abordagem progressiva e oferece formas fáceis e rentáveis para ligar a informação ao longo de todo o negócio.

Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software empresarial. Actualmente, mais de 43.400 clientes em mais de 120 países usam as aplicações SAP® - desde soluções distintas que respondem às necessidades das pequenas e médias empresas até à oferta de suites para organizações globais. Baseadas na plataforma SAP NetWeaver®, que facilita a inovação do negócio e permite ágeis mudanças empresariais, o software de negócio da SAP ajuda as empresas de todas as dimensões, em todo o mundo, a melhorar as relações com os clientes e a facilitar a colaboração com parceiros, criando eficiências nas cadeias de fornecimento e nas suas operações de negócio. As soluções sectoriais da SAP apoiam os processos de negócio específicos de mais de 25 sectores de actividade, incluindo retalho, saúde, sector público e serviços financeiros. Com presença directa em mais de 50 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a de Frankfurt e a de NYSE, sob o símbolo “SAP.”