O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Receitas da SAP Ibéria crescem 10,5% em 2007

Receitas da SAP Ibéria crescem 10,5% em 2007
  • 09/06/2008, Lisboa

  • A unidade de mercado ibérica conquistou 512 novos clientes durante 2007, de entre os quais mais de 90% pertence ao segmento das PME.
  • Empresa: SAP Portugal

 
  • A unidade de mercado ibérica conquistou 512 novos clientes durante 2007, de entre os quais mais de 90% pertence ao segmento das PME.
  • A facturação atingiu os 232 milhões de Euros no mercado ibérico.

A SAP, fornecedor líder mundial de soluções de software de gestão empresarial, acaba de anunciar os resultados económicos da sua unidade de mercado SAP Ibéria em 2007. A facturação cresceu 10,5% até aos 232 milhões de Euros, face aos 210 milhões de Euros obtidos em 2006.

No que diz respeito aos lucros, a SAP alcançou bons resultados na Península Ibérica, depois dos seus lucros alcançarem os 22,8 milhões de Euros, mais 8,6% que em 2006, ano em que foram registados 21 milhões de Euros.

As receitas geradas pela venda de produto, incluindo licenças de software e manutenção, aumentaram a um ritmo de 11,6%, chegando aos 185 milhões de Euros, enquanto a área de serviços, considerando consultoria e formação, registou receitas de 39 milhões de Euros, mais 4% que em 2006.

“O ecossistema de parceiros da SAP em Portugal e Espanha é constituído por mais de 5.500 profissionais dedicados à implementação das nossas soluções, tendo tornado-se num dos mercados profissionais mais atractivos, como consequência da importância que as nossas soluções assumem em cada um dos nossos clientes”, afirma José Velázquez, Director-Geral da SAP Ibéria.

Consolidação no mercado das PME

Em 2007, a SAP Ibéria juntou 512 novos clientes à sua carteira (407 em Espanha e 105 em Portugal), dos quais mais de 90% pertencem ao segmento das pequenas e médias empresas. No segmento das organizações de grande dimensão, em Portugal, foram assinados contratos pela primeira vez com Electricidade dos Açores, Grupo Valouro e Indáqua, entre outros. Enquanto em Espanha, a empresa assinou pela primeira vez contratos com empresas como Freixenet, Oficina Española de Patentes y Marcas, BBVA Seguros ou FADESA.

Entre as PME portuguesas que em 2007 apostaram na SAP destaque-se a Area, Avicasal, Carpan, FAPIL, Frulact, Fundação Oriente, Grupo DST, Lusotemp, Homes in Heaven, Rádio Popular, Sopol ou Sorgal, enquanto em Espanha figuram empresas como Adolfo Domínguez, Ofiprix, Metro de Sevilha, Fain Ascensores ou Cuatrecasas Abogados.

Actualmente, o modelo de negócio da SAP dá continuidade à firme aposta na venda indirecta para o segmento das PME. O crescimento neste segmento também se reflectiu no aumento da venda indirecta, situado em 29%. Estes valores colocam em relevo o forte crescimento que a SAP está a conseguir no mercado das médias e pequenas empresas, que já representam mais de 80% do total de clientes da SAP na Península Ibérica.

Estratégia de crescimento para 2008

Ao longo de 2008, a SAP Ibéria centrará o desenvolvimento da sua actividade nos sectores estratégicos da Banca, Retalho e Sector Público. Para além disso, potenciará o seu negócio no mercado da pequenas e médias empresas, através do novo Programa de Referências – uma iniciativa que pretende expandir o modelo comercial a um maior número de empresas ou “influenciadores” (por exemplo: gabinetes de contabilidade, câmaras de comércio), com capacidade para recomendar as soluções SAP aos seus membros e clientes de pequena e média dimensão. Da mesma forma, a unidade de mercado quer fortalecer a sua presença no segmento do mercado de média dimensão, através de uma oferta: a integração do SAP CRM 2007 na solução SAP Business All-in-One, concebida para as médias empresas.

Ainda no que diz respeito à área de produtos, um dos grandes lançamentos é o SAP CRM 2007. Este novo produto proporciona a flexibilidade da Internet e as vantagens dos processos de negócio completos e especializados por sector de actividade, através de um novo e dinâmico interface de utilizador e funcionalidades inovadoras, tais como gestão de promoções comerciais, comunicações corporativas e gestão do rendimento por segmentação.

Com o objectivo de se posicionar como líder no mercado emergente das soluções analíticas e de gestão de performance empresarial, a SAP Ibéria anunciou recentemente a criação de uma nova unidade de negócio, denominada Overlay Sales. Com esta nova divisão, a SAP poderá reforçar a sua carteira de produtos através da inclusão de novos desenvolvimentos internos, soluções provenientes de aquisições e de acordos celebrados com diferentes fabricantes de software, complementares à sua oferta de ERP. Como parte desta nova estratégia, o negócio da Business Objects ficará englobado na nova divisão de Overlay Sales.


Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial (*), oferecendo aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e em mais de 25 sectores de actividade, tornarem-se em negócios melhor geridos. Com mais de 47.800 clientes (excluindo os clientes resultantes da aquisição da Business Objects) em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo “SAP”.