O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP e Business Objects revelam novas apostas conjuntas

  • 24/01/2008, Lisboa

  • A SAP e a Business Objects lançam as primeiras ofertas conjuntas no mercado.
  • Empresa: SAP Portugal

 
A SAP e a Business Objects lançam as primeiras ofertas conjuntas no mercado, que combinam soluções para uma maior visibilidade do negócio, melhoria do desempenho e conformidade (compliance), para empresas de qualquer dimensão.

A SAP AG (NYSE: SAP) acaba de anunciar os próximos passos da aquisição, bem sucedida, da Business Objects, que une duas das maiores marcas da indústria de tecnologias de informação, através de uma visão comum quanto à transformação da interligação entre pessoas, informação e negócios. Como primeira demonstração da crescente integração das empresas, a SAP e a Business Objects anunciam também as primeiras ofertas conjuntas de produto, com o objectivo de tornarem disponíveis, ainda no mês de Janeiro, soluções aprofundadas de inteligência operacional, que visam melhorar o desempenho do negócio, para clientes de várias indústrias e em todo o mundo.

“Combinando o melhor software para gestão de desempenho e capacidade analítica, acreditamos que a SAP e a Business Objects têm não só a visão mais clara, como também os produtos mais fortes para liderar este mercado na próxima vaga de inovação em torno da optimização do desempenho de negócio,” afirma Henning Kagermann, CEO da SAP. “Com a disponibilidade do SAP® Business Suite assente numa plataforma de processos de negócio e a introdução no mercado do SAP® Business ByDesign para criação de volume de novos negócios no mercado empresarial de média dimensão, atingimos duas das três principais metas na nossa estratégia de crescimento. Hoje, a SAP está a agarrar uma oportunidade significativa para prosseguir com o terceiro vector da sua estratégia: liderar o mercado de soluções de utilizadores de negócio (business user).”

Aquisição da Business Objects complementa a estratégia de crescimento da SAP
A aquisição da Business Objects concedeu a liderança imediata no mercado de soluções para utilizadores de negócio – ferramentas e aplicações empresariais que permitem organizar e gerir a informação, no sentido de se optimizarem as actividades de negócio quotidianas e de se melhorar a forma como os colaboradores trabalham. O crescimento no segmento dos utilizadores de negócio está a ser conduzido por três grandes tendências que transformam o ambiente de negócio: em primeiro lugar, as empresas precisam de tomar decisões de forma mais eficaz com base num conjunto mais alargado de fontes de dados, internas ou externas à empresa e, ainda, estruturadas ou não estruturadas. Em segundo lugar, os utilizadores de negócio actuais precisam de melhores ferramentas e aplicações que ultrapassem os pontos de vista individuais no processo colaborativo da tomada de decisão. E, finalmente, em terceiro lugar, as empresas estão hoje em dia a procurar a vantagem competitiva, estendendo-se para além do seu negócio com a criação e gestão de redes de negócios com parceiros, fornecedores e clientes.

Emergentes e novas oportunidades de mercado para a optimização do desempenho de negócio
Em conjunto, a SAP e a Business Objects vão unir e articular a informação de negócio com os processos de negócio, de modo a permitirem a tradução de “visão” em “acção”. Como uma unidade de negócio independente do Grupo SAP, a Business Objects vai impulsionar o seu portfolio líder de mercado em qualquer ambiente de aplicações de negócio (SAP ou não SAP), de forma a colmatar as necessidades de todos os clientes. Como tal, a Business Objects potenciará as escolhas tecnológicas e de negócio que os clientes possam ter feito no passado, permitindo-lhes a partir dos seus investimentos continuar a acrescentar valor.

Organização e liderança entre a SAP e a Business Objects
Para liderar a integração de equipas combinadas, a SAP vai nomear o CEO da Business Objects, John Schwarz, para o Conselho Executivo da SAP; e Doug Merritt, director da divisão de Business User da SAP vai integrar a Comissão Executiva da Business Objects. Como parte da alteração da organização, os actuais grupos SAP que suportam as aplicações para utilizadores de negócio vão passar da SAP para a nova organização da Business Objects, permitindo uma colaboração e um desenvolvimento de esforços mais estreito no sentido de se disponibilizarem novas ofertas para o mercado.

Benefícios para clientes através de ofertas conjuntas
A SAP e a Business Objects acabam de revelar os nove pacotes de produtos conjuntos, que foram escolhidos para dar resposta aos desafios mais comuns, enfrentados pelos utilizadores de negócio de hoje, ou seja, necessidade de alcançarem uma melhor visão do negócio, melhoria do desempenho da empresa e garantia de conformidade (compliance) com as políticas de administração corporativa.
Estes pacotes, que estarão disponíveis ainda neste mês e que serão vendidos pelas equipas de vendas de ambas as organizações, criam a oportunidade para as empresas licenciarem, instalarem e gerirem soluções SAP e Business Objects numa única transacção de investimento em TI. Estes novos pacotes serão disponibilizados adicionalmente aos portfolios de produtos existentes nas duas empresas, que se comprometem a continuar a inovar e a garantir o suporte ao nível dos mesmos.

Pacotes de Software da SAP e da Business Objects
As aplicações de optimização do desempenho disponibilizam aos utilizadores de negócio as soluções mais completas da indústria para melhorar o desempenho corporativo. Estas novas aplicações disponibilizam as ferramentas e a visão de que os colaboradores necessitam para contribuirem de forma pró-activa para o sucesso das suas organizações.

Os dois pacotes iniciais para a optimização do desempenho são seguidamente descritos:
  • Gestão do Desempenho Financeiro (FPM – Financial Performance Management) – disponibiliza uma suite end-to-end de aplicações que permitem aos CFOs e outros directores de negócio aumentarem o desempenho financeiro e a eficiência operacional das suas empresas. Este pacote ajuda os utilizadores de negócio a alinhar a execução diária com a estratégia global de negócio da empresa, oferecendo soluções amigáveis de planeamento, orçamentação, consolidação e análise de rentabilidade.
  • Governance, Risco e Compliance (GRC) – Proporciona aos executivos e aos utilizadores de negócio as ferramentas e as soluções para mitigar riscos e alinhar as suas políticas de administração corporativa. As soluções GRC trazem transparência operacional e demonstram que o negócio é conduzido no âmbito de normas éticas e mandatos regulamentares.
    A plataforma de business intelligence da SAP e Business Objects disponibiliza uma infra-estrutura escalável que permite uma visão do negócio atempada, exacta e accionável. É independente das aplicações de negócio e dos armazéns de dados subjacentes, permitindo o acesso a dados de qualquer tipo.


A plataforma de business intelligence inclui os seguintes pacotes:
  • Visualização e Reporting – melhora a visibilidade ao nível do negócio pela simplificação do acesso a qualquer fonte de dados, para todos os utilizadores, através de relatórios e dashboards interactivos e de fácil utilização;
  • Enterprise Query, Reporting e Análise – É uma extensão do pacote anterior que disponibiliza uma visão consolidada, rápida e de confiança do negócio, a partir de todos os dados organizacionais em qualquer ambiente, incluindo ambientes de mobilidade e de widgets;
  • Gestão da Integração e Qualidade dos Dados – disponibiliza capacidades de integração e gestão de dados quer sejam de fontes SAP como de terceiras partes;
  • Serviços de dados mestre – permite que as empresas consolidem, harmonizem e procedam a uma gestão central de todos os dados críticos de negócio. Está em conformidade com os normas de dados do sector, de modo a facilitar a sincronização de dados transversalmente às cadeias globais de abastecimento.

No que toca às pequenas e médias empresas, foram especialmente desenhados três pacotes, que oferecem aplicações completas e simplificadas de optimização de negócio e com capacidades de plataforma de business intelligence, facilmente integráveis na infra-estrutura de TI já existente nos clientes. Os pacotes específicos para PME são:
  • SAP® Business All-in-One com BusinessObjects Edge Standard – Combina uma robusta plataforma de processos de negócio desenhada especificamente para o segmento médio a superior do mercado de média dimensão, com a oferta de BI mais abrangente do mercado para as PME.
  • Crystal Reports® Server – Pela primeira vez, o canal SAP vai poder disponibilizar Crystal Reports Server, uma solução completa de reporting para pequenas e médias empresas, directamente à sua base instalada, permitindo aos clientes os benefícios e a simplicidade de trabalhar com um único fornecedor de TI.
  • BusinessObjects Edge Series – O canal Business Objects vai continuar a disponibilizar a BusinessObjects Edge Séries aos seus clientes de PME, que inclui agora integração para as soluções SAP, dando aos clientes SAP de média dimensão capacidades melhoradas de reporting e análise.


Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software empresarial. Actualmente, mais de 43.400 clientes em mais de 120 países usam as aplicações SAP® - desde soluções distintas que respondem às necessidades das pequenas e médias empresas até à oferta de suites para organizações globais. Baseadas na plataforma tecnológica SAP NetWeaver®, que facilita a inovação do negócio e permite ágeis mudanças empresariais, o software de negócio da SAP ajuda as empresas de todas as dimensões, em todo o mundo, a melhorar as relações com os clientes e a facilitar a colaboração com parceiros, criando eficiências nas cadeias de fornecimento e nas suas operações de negócio. As soluções sectoriais da SAP apoiam os processos de negócio específicos de mais de 25 sectores de actividade, incluindo retalho, saúde, sector público e serviços financeiros. Com presença directa em mais de 50 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a de Frankfurt e a de NYSE, sob o símbolo “SAP.”