O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP lança Primeiro Relatório de Sustentabilidade

  • 18/12/2008, Lisboa

  • A SAP elabora o primeiro Relatório de Sustentabilidade que permite definir as questões-chave de sustentabilidade e debater a forma como a indústria de software pode endereçar a mesma
  • Empresa: SAP Portugal

 
A SAP AG (NYSE: SAP) anuncia o lançamento do seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, que realça as medidas-chave do desempenho ambiental, social e de governance corporativo da SAP, assim como os produtos e serviços que possibilitam aos seus clientes operações mais sustentáveis. O SAP Sustainability Report 2007/2008 é um passo importante no diálogo contínuo da empresa com os stakeholders, sobre a forma como a SAP pode ter um melhor desempenho como empresa e constrói soluções de software que promovem operações sustentáveis, ao mesmo tempo que assume um papel preponderante no debate de políticas públicas.

A abordagem da SAP no que diz respeito à sustentabilidade visa a gestão, de forma holística, dos riscos e oportunidades ambientais, sociais e económicos para uma maior rentabilidade, reputação e conformidade. O relatório emitido pela SAP vem reforçar a presença da SAP em áreas tais como gestão de instalações, viagens de negócio, utilização de água e gestão de resíduos.

“A SAP está numa posição ímpar no que concerne ao desenvolvimento sustentável,” afirma Léo Apotheker, co-CEO da SAP AG. “Para além de garantirmos que o nosso negócio opera de forma sólida, com ética e deixa uma pegada ambiental mínima, somos igualmente responsáveis pelo fornecimento de soluções de tecnologia de informação que apoiam as empresas de todas as dimensões a gerir melhor o seu desempenho de sustentabilidade. Como resultado, aspiramos a uma posição de liderança no que diz respeito a desafios sociais, ambientais e de governance a uma escala global – e garantindo que o desempenho de sustentabilidade continua a ser uma parte intrínseca da estratégia corporativa e de produto da SAP.”

Utilização de Ferramentas Web 2.0 para Encorajar a Colaboração em Sustentabilidade

Com base no bem sucedido modelo de colaboração e co-inovação – e reconhecendo que a sustentabilidade requer transparência e compromisso dos interessados – a SAP pretende debater e definir as principais questões de sustentabilidade corporativa da empresa, assim como as soluções de produtos e serviços.

Utilizando ferramentas Web 2.0, a SAP está a encorajar um diálogo com os principais interessados para orientar a sua abordagem à sustentabilidade. As partes interessadas podem registar-se no SAP Collaboration Workspace para partilhar opiniões sobre os esforços de sustentabilidade da SAP, sendo garantido o feedback directo da empresa, e interagir com outros interessados em ideias semelhantes. A SAP também organizou um inquérito online de sustentabilidade em http://www.sapvote.com/

Dedicação Contínua à Educação, Transparência e Governance

A SAP tem já uma história longa na condução de iniciativas que visam melhorar os mais diversos aspectos em torno da educação, transparência e governance, trabalhando com clientes, instituições de educação, ONGs e organizações governamentais em todo o mundo.

Os destaques das actividades em 2007 incluem:
  • A SAP foi reconhecida pelo FTSE4Good e pelo Dow Jones Sustainability Index, tendo este último posicionado a SAP em número um no sector de software;
  • A SAP está presente na lista The Global 100 Most Sustainable Corporations in the World, que classifica o desempenho das empresas em questões sociais, ambientais e de governance estratégico;
  • A SAP foi uma das 50 empresas globais seleccionadas pelo Global Challenges Index, lançado em Setembro de 2007 pela Bolsa de Valores de Hanover e pela oekom research AG, uma agência independente para classificação do desempenho ambiental e social das empresas.
Apoiar as Empresas a Gerir o Seu Próprio Desempenho de Sustentabilidade

Durante mais de 35 anos, a SAP definiu o planeamento de recursos empresariais (ERP) e tem ajudado empresas de todas as dimensões a gerir os recursos de forma eficaz e responsável, optimizando e transformando os seus processos de negócio. As soluções de software da SAP, tais como as de governance, risk and compliance (GRC) e de gestão da cadeia de fornecimento (SCM), permitem às empresas implementar as suas próprias estratégias de sustentabilidade.

“Desde o aparecimento do planeamento de recursos empresariais, o software empresarial tem tido um papel vital na activação de operações rentáveis e sustentáveis para as empresas em todo o mundo,” salienta Henning Kagermann, co-CEO da SAP AG. “A SAP aspira maximizar a sua responsabilidade quer como fornecedor de tecnologia quer nas suas próprias operações. O relatório emitido é um importante passo no diálogo contínuo que queremos manter com colaboradores, clientes, investidores, parceiros e outras partes interessadas da sociedade pública e civil, no sentido de manter a sustentabilidade como primeiro plano em todas as actividades de negócio.”


Sobre o Relatório
O relatório foi preparado de acordo com as Directivas de Sustentabilidade G3 da Global Reporting Initiative (GRI) e foi verificado para obter uma certificação de nível “C”. O Relatório de Sustentabilidade da SAP 2007/2008 está disponível para download em http://www.sap.com/about/sustainability/index.epx

Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial (*), disponibilizando aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e de mais de 25 sectores de actividade, tornarem-se em negócios melhor geridos. Com cerca de 76.000 clientes (inclui os clientes resultantes da aquisição da Business Objects) em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo “SAP”.

(*) A SAP define como software de gestão empresarial as aplicações de planeamento de recursos empresariais e relacionadas.