O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP realinha as Responsabilidades da Comissão Executiva

SAP realinha as Responsabilidades da Comissão Executiva
  • 29/03/2007, Lisboa

  • Enquanto Shai Agassi, membro da Comissão Executiva, sai da empresa, Léo Apotheker é nomeado CEO Delegado e é formado um novo Conselho Executivo.
  • Empresa: SAP Portugal

 
Enquanto Shai Agassi, membro da Comissão Executiva, sai da empresa, Léo Apotheker é nomeado CEO Delegado e é formado um novo Conselho Executivo

A SAP AG (NYSE: SAP) anunciou que irá aumentar as responsabilidades da sua equipa de gestão executiva para reforçar a estratégia de crescimento da empresa. Estas alterações chegam com o anúncio da saída do membro da Comissão Executiva Shai Agassi que, por acordo mútuo com a empresa, sairá para se dedicar mais rapidamente à sua agenda pessoal de política ambiental e fontes de energia alternativa. Ao fazer este anúncio, a SAP reassume o seu compromisso com a actual estratégia de produto e de plataforma, bem como a sua total dedicação ao sucesso dos seus clientes e parceiros.

"Lamentamos a decisão de saída do Shai mas congratulamo-lo pelo sucesso alcançado na SAP", afirmou Hasso Plattner, fundador da empresa e Presidente do Conselho de Supervisão da SAP. "O Shai conduziu com sucesso a estratégia de plataforma da empresa, trouxe a inovação que ajudou a SAP a crescer e a manter a liderança no mercado e preparou as bases para o futuro do software empresarial. Partilhei com Shai o meu plano de este se tornar sucessor de Henning Kagermann como co-CEO da SAP. Com a renovação do contrato de Henning até 2009, ficou claro que o Shai não se encontrava confortável em comprometer-se por um período de 10 a 15 anos que não se ajustava aos seus objectivos em termos de carreira pessoal. Assim, recomendei ao Conselho de Supervisão uma mudança de planos e um ajustamento das responsabilidades da equipa do Conselho de Gestão."

"Temos uma forte equipa de desenvolvimento e de produto; fizemos um progresso notável na introdução do enterprise SOA e temos uma clara visão das novas oportunidades de mercado nas médias empresas", afirmou Henning Kagermann, CEO da SAP AG.

"Foi com grande honra que fiz parte da história da SAP nestes últimos seis anos", disse Shai Agassi, Presidente do Grupo de Produto e Tecnologia e membro da Comissão Executiva da SAP. "Estou muito orgulhoso dos nossos feitos e dos produtos de sucesso que disponibilizámos para o mercado. A equipa de produto continuará o caminho sob a liderança de Henning e estou confiante que a SAP continuará a liderar o mercado de software empresarial durante muitos anos. Recordarei o tempo que passei na SAP como um dos melhores períodos da minha carreira e foi um grande prazer trabalhar na SAP com pessoas tão excepcionais e apaixonadas. Encaro agora novas oportunidades, assim como trabalhar em assuntos que considero importantes como as fontes de energia alternativa, políticas ambientais ou o futuro de Israel".

O Conselho de Supervisão da SAP aceitou a demissão de Shai, que será efectiva a 1 de Abril de 2007. Shai será, contudo, mantido como consultor especial do Gabinete do Presidente do Conselho de Supervisão nas áreas de tecnologia, inovação e tendências competitivas, e manterá um escritório na empresa, no campus de Palo Alto.

Apotheker nomeado CEO Delegado; Formação de um Conselho Executivo
A empresa anunciou que Léo Apotheker, Presidente de Operações e Soluções para Clientes e membro da Comissão Executiva irá assumir, com efeitos imediatos, o novo papel de CEO Delegado da SAP AG.

A SAP anunciou também a formação de um Conselho Executivo, que será composto pelos directores das diversas áreas. Reportando à Comissão Executiva, o Conselho irá partilhar responsabilidades nas estratégias de produto e de relacionamento directo com os clientes, possibilitando à SAP responder mais rapidamente às necessidades dos clientes e apoiar o plano de crescimento até 2010. Reforçando o compromisso da empresa com a actual estratégia de plataforma e produto, os executivos que conduzem as organizações de desenvolvimento passarão agora a reportar a Henning Kagermann.

Os seguintes directores passarão a reportar a Henning Kagermann:
  • Doug Merritt foi nomeado director e irá liderar o desenvolvimento de software para o utilizador empresarial.
  • Klaus Kreplin, director, continuará a liderar a tecnologia SAP NetWeaver.
  • Jim Hagemann Snabe, director, passa a liderar o desenvolvimento da SAP Business Suite, bem como das soluções de indústria.
  • Michael Kleinemeier, director, conduzirá a colaboração e liderará as prioridades da unidade de negócio de indústria. Bob Stutz continuará a liderar a equipa de CRM.

Os seguintes directores irão reportar a Léo Apotheker:
  • O Marketing Global e o Marketing de Soluções serão combinados numa única organização de Marketing liderada por Marty Homlish, director. Peter Graf irá reportar a Marty Homlish enquanto seu Adjunto.
  • Hans-Peter Klaey, director, continuará a liderar a organização dedicada ao mercado das PME.
  • EMEA NEWS / EMEA Central será combinada numa única região EMEA, liderada por Ernie Gunst, director, responsável pelas Operações da SAP nessa região.
  • Bill McDermott, director, será responsável pelas regiões das Américas, Ásia Pacífico e Japão. Geraldine McBride continuará a liderar a região APJ e reportará a Bill no seu papel expandido.
  • Todas as iniciativas com parceiros - incluindo os vendedores independentes de software, parceiros de canal e de tecnologia, parceiros de serviços e integradores de sistemas - serão lideradas por Zia Yusuf.

A SAP afirmou que todas estas mudanças serão efectivas a 1 de Abril de 2007.

Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software empresarial. Actualmente, cerca de 38.000 clientes em mais de 120 países usam as aplicações SAP® - desde soluções diferenciadas que tratam das necessidades de pequenas e médias empresas até à oferta de pacotes para organizações globais. Baseadas na plataforma SAP NetWeaver®, que facilita a inovação do negócio e permite ágeis mudanças empresariais, o software de negócio da SAP ajuda as empresas de todas as dimensões, em todo o mundo, a melhorar as relações com os clientes e a facilitar a colaboração com parceiros, criando eficiências nas suas cadeias de fornecimento e nas suas operações de negócio. As soluções sectoriais da SAP apoiam os processos de negócio específicos de mais de 25 sectores de actividade, incluindo retalho, saúde, sector público e serviços financeiros. Com uma presença directa em mais de 50 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a de Frankfurt e NYSE, sob o símbolo "SAP."