O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP reforça soluções de Gestão de Performance Empresarial

SAP reforça soluções de Gestão de Performance Empresarial
  • 23/04/2008, Lisboa

  • As soluções SAP Enterprise Performance Management apresentam respostas inovadoras para criar vantagens competitivas.
  • Empresa: SAP Portugal

 
Numa altura em que as organizações procuram capitalizar a sua informação corporativa, de forma a permitir o alinhamento organizacional, agilidade, visibilidade e confiança, as soluções SAP Enterprise Performance Management apresentam respostas inovadoras para criar vantagens competitivas

Acaba de decorrer hoje, no Hotel Sheraton em Lisboa, um pequeno-almoço dedicado ao tema “Soluções para Enterprise Performance Management”, que conta com a presença da SAP, Palladium e Telware. Foram debatidos temas como as novas soluções da SAP para gestão de performance empresarial, a importância da metodologia Balanced Scorecards para sistematizar e operacionalizar a estratégia, assim como a implementação do SAP Strategy Management e, ainda, o caso prático da AENOR – Auto Estradas do Norte.

Os executivos de hoje têm de lidar com uma série de desafios. Rápidas mudanças tecnológicas, complicados requisitos legais e um crescente grau de exigência dos parceiros de negócio contribuem para aumentar a complexidade do negócio. Todos estes factores colocam uma enorme pressão sobre os gestores, que têm como principal desafio aumentar a performance de negócio, mas ao mesmo tempo diminuir custos e cumprir rigorosos critérios de conformidade e bom governo, indispensáveis à manutenção da boa imagem da sua empresa.

Consciente deste novo paradigma, a SAP aposta no desenvolvimento de uma nova área formada por soluções de última geração: a área de Enterprise Performance Management. O objectivo desta nova área de soluções é fazer com que as organizações possam capitalizar o valor da sua informação corporativa, permitindo-lhes ainda um alinhamento organizacional, agilidade, visibilidade e confiança para conseguir criar vantagens competitivas através do controlo da performance do seu negócio. Tudo isto com base numa fonte de dados que esteja disponível de forma atempada.

O Enterprise Performance Management encontra-se dividido em dois subconjuntos de aplicações empresariais: um deles focado na gestão dos processos financeiros das empresas – o Financial Performance Management –; e outro orientado à operacionalidade das estratégias de negócio – o Operational Performance Management.

A gestão da performance financeira e operacional dos negócios tornou-se muito mais simples e eficaz com a nova geração de soluções da SAP para a área de Enterprise Performance Management. A mais recente aposta da SAP vem permitir aos executivos melhorar a rentabilidade das suas empresas, garantir o alinhamento dos processos estratégicos com os objectivos de negócio, mitigar o risco e cumprir com as directivas de conformidade.

A “suite” de soluções de Enterprise Performance Management da SAP
O SAP Enterprise Performance Management engloba um conjunto de soluções que disponibilizam as ferramentas necessárias a qualquer departamento financeiro, uma vez que suporta todos os processos financeiros, permitindo um acompanhamento do desempenho da empresa, que vai desde a definição e operacionalização das suas estratégias, à orçamentação e planeamento estratégico, passando pela consolidação da informação financeira e pela optimização da rentabilidade. Dentro do SAP EPM destacam-se as aplicações: SAP Strategy Management, SAP Business Planning & Consolidation e SAP Profitability & Cost Management.

Um portfolio que se complementa
Embora estas soluções possam ser implementadas tanto separadamente como em conjunto - formando uma única solução interligada -, quando adoptadas conjuntamente oferecem um apoio global a todo o ciclo de vida da performance organizacional. Isto significa que as empresas ficam melhor preparadas para enfrentar os exigentes requisitos de negócio que um mercado global e em constante mutação lhes coloca diariamente.

Tem sido preocupação da SAP disponibilizar um conjunto de soluções financeiras – integradas nas “SAP solutions for the Office of the CFO” - que possibilitam dotar os gestores de todas as capacidades que lhes permitem, de uma forma fácil, intuitiva e com maior independência do departamento de informática, levar a cabo as diversas tarefas que hoje em dia as exigências do mercado e os próprios stakeholders impõem.

Esta suite de soluções que a SAP coloca à disposição das Direcções Financeiras agrupa-se em três grandes blocos: as soluções de gestão de performance (Enterprise Performance Management), as soluções de gestão de risco operacional e bom governo de sociedades (Governance Risk & Compliance) e, finalmente, as novas soluções avançadas para a área financeira, que visam uma contínua melhoria da eficiência operacional.

Para mais informações sobre o porfolio de soluções SAP para a área de Enterprise Performance Management, consulte o site ww.sap.com/solutions/performancemanagement


Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software empresarial. Actualmente, mais de 46.100 clientes em mais de 120 países usam as aplicações SAP® - desde soluções distintas que respondem às necessidades das pequenas e médias empresas até à oferta de suites para organizações globais. Baseadas na plataforma SAP NetWeaver®, que facilita a inovação do negócio e permite ágeis mudanças empresariais, o software de negócio da SAP ajuda as empresas de todas as dimensões, em todo o mundo, a melhorar as relações com os clientes e a facilitar a colaboração com parceiros, criando eficiências nas cadeias de fornecimento e nas suas operações de negócio. As soluções sectoriais da SAP apoiam os processos de negócio específicos de mais de 25 sectores de actividade, incluindo retalho, saúde, sector público e serviços financeiros. Com presença directa em mais de 50 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a de Frankfurt e a de NYSE, sob o símbolo “SAP.”