O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Com o Lançamento do Programa de Alianças Universitárias em Portugal, UMIC e SAP Assinam Acordo de Adesão da SAP às Academias TIC no Ensino Superior

  • 16/09/2009, Lisboa

  • Considerando a crescente procura do mercado de trabalho por profissionais com competências SAP, a empresa lança Programa de Alianças Universitárias e celebra acordo com a UMIC.
  • Empresa: SAP Portugal

 
Considerando a crescente procura do mercado de trabalho por profissionais com competências SAP, a empresa lança Programa de Alianças Universitárias e celebra acordo com a UMIC, no âmbito do projecto das Academias TIC, com vista ao estímulo e dinamização de uma formação profissionalizante no ensino superior em Portugal.

A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a SAP, que acaba de lançar o seu programa de Alianças Universitárias em Portugal, anunciam a celebração de um acordo de colaboração que visa apoiar o desenvolvimento do conceito de Academias TIC, através do fornecimento de formação específica e certificação nas aplicações de negócio da SAP, amplamente utilizadas nas organizações portuguesas. Com esta iniciativa, a UMIC e a SAP pretendem estimular e dinamizar a oferta, em instituições do ensino superior, de qualificações em competências que respondem às actuais necessidades do tecido empresarial, aumentando as oportunidades dos formandos no mercado de trabalho.

Através deste programa e do acordo celebrado entre as duas organizações, pretende-se proporcionar a especialização de conhecimentos dos alunos em temas do âmbito dos sistemas e aplicações da SAP. O programa apoia os esforços de ensino num largo espectro de disciplinas, nomeadamente nos processos de negócio de contabilidade, finanças, gestão de Recursos Humanos, gestão operacional, gestão da cadeia de fornecimento, marketing, estratégia de negócio e sistemas de informação.

O acordo de colaboração entre a UMIC e a SAP tem o objectivo de criar currículos SAP nas Universidades e outras Instituições de Ensino Superior, permitindo que os alunos aderentes obtenham a certificação oficial da SAP. Está também prevista a atribuição de estágios aos melhores alunos e a associação destes a uma bolsa de emprego partilhada, pela SAP, clientes e parceiros. O acordo considera ainda a formação e certificação de professores/formadores, que ficarão aptos a leccionar no segundo ano de vida do programa.

Para Luis Magalhães, Presidente da UMIC, "A adesão da SAP à iniciativa de Academias TIC no Ensino Superior vem alargar as oportunidades de formação e certificação profissional em universidades e institutos politécnicos em competências profissionalizantes de grande interesse. O reforço da ligação das instituições do Ensino Superior ao meio empresarial e o alargamento da empregabilidade dos formandos são um óbvio benefício desta iniciativa".

Para Edenize Maron, Country Manager da SAP Portugal, "O lançamento deste programa em Portugal e a celebração deste acordo com a Agência para a Sociedade do Conhecimento, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, são importantes contributos para o ingresso dos jovens profissionais no mercado de trabalho, porque vêm ao encontro dos níveis de competência que a actual situação económica exige. A criação de currículos SAP no âmbito do programa de Alianças Universitárias revela o empenho da SAP em proporcionar à próxima geração de líderes de negócio e de Tecnologias de Informação a preparação e a qualificação para as novas tecnologias e modelos de negócio inovadores".

Os estudantes apoiados por este programa utilizarão o mesmo software que as organizações clientes da SAP utilizam em todo o mundo, independentemente do seu sector de actividade: o conjunto de aplicações de negócio SAP Business Suite, baseadas na plataforma tecnológica SAP NetWeaver.


O programa de Alianças Universitárias da SAP agora introduzido no mercado nacional reforça o compromisso de longo prazo da SAP com Portugal, assim como com a estratégia nacional e plano de acção para promoção do conhecimento e tecnologia. Actualmente, o programa de Alianças Universitárias atinge cerca de 170 mil alunos de 900 Universidades e Instituições de Ensino Superior, em mais de 30 países.


Sobre a SAP

A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial, que disponibiliza aplicações e serviços às organizações, de todas as dimensões e de todos os sectores de actividade, para se tornarem em negócios melhor geridos. Com mais de 89.000 clientes em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo "SAP". 


Sobre a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP

A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é o organismo público português com a missão de coordendar as políticas para a sociedade da informação e mobilizá-la através da promoção de actividades de divulgação, qualificação e investigação.