O empilhador elétrico com patins

O empilhador elétrico com patins é o resultado de dotar um porta-paletes com um elemento de elevação. Os patins inferiores são introduzidos debaixo das paletes, portanto, as suas tábuas inferiores devem seguir sempre no sentido da entrada e nunca no sentido transversal, já que estas se partiriam ao serem elevadas.

Os empilhadores são elétricos e é possível encontrar no mercado modelos operados a pé e outros modelos nos quais o operário trabalha a bordo no equipamento, tanto de pé numa plataforma como sentado.

Empilhador com operário a bordo   Apiladores operados a pie
Empilhador com operário a bordo   Empilhador com operador sentado

Observações sobre os empilhadores elétricos com patins 

Da mesma forma que os porta-paletes, os empilhadores são máquinas versáteis. No entanto, é preciso ter em conta as suas limitações.

  • São adequados apenas quando o número de movimentos for muito limitado.
  • Convém lembrar que a altura de elevação desses elementos de transporte não supera os 3 m para os modelos de homem a pé e 6 m para os de homem a bordo. 
  • Há um tipo de empilhador que possui estabilizadores laterais que se abrem ao ultrapassar uma determinada altura de elevação com os garfos.
  • Outra questão importante são os pés inferiores que são introduzidos debaixo das paletes e os garfos que são encaixados nesses patins inferiores. Há empilhadores que têm os garfos abertos e as paletes são acomodadas dentro deles, mas ao serem usados em estantes costumam dar problemas, mesmo que o primeiro nível de localização tenha sido elevado, pois, os patins podem colidir contra os pilares das estantes, o que torna impossível a manobra de aproximação do espaço.
  • Para além dos aspetos mencionados, convém recordar que, nos empilhadores, o mastro (a peça vertical através da qual os garfos sobem e descem) é rígido. Portanto, é necessário prever a adaptação de algumas estantes, tais como as de gravidade (que devem ter os rolos cilíndricos bipartidos) para serem compatíveis com as operações dessas máquinas.

Outros artigos deste capítulo

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Manual-almacenajebanner
Template Key: