O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Tecmic apresenta inovador projecto tecnológico de Gestão de Resíduos no evento Ambienergia

  • 31/05/2010, Lisboa

  • O projecto Oilprodiesel, apresentado no evento, visa a valorização de óleos alimentares usados para a produção de Biodiesel, tendo sido seleccionado como um dos melhores 22 projectos tecnológicos na área do Ambiente na União Europeia em 2009.

 

A Tecmic, empresa portuguesa líder nacional no desenvolvimento de software para a localização e gestão de frotas, meios e ocorrências apresentou ontem, dia 27 de Maio, no Seminário realizado pela Apemeta no decorrer da Ambienergia no Porto, o projecto Oilprodiesel - Sistema Integrado de Gestão de Resíduos para a Valorização de Óleos Alimentares Usados para a Produção de Biodiesel e Utilização na Frota Municipal de Oeiras.

De acordo com Dolores Torres, Directora de Área de Negócio da Tecmic,"a participação da empresa deriva da implementação da sua solução tecnológica Ecogest, que, através de uma monitorização remota e permanente dos oleões, permite uma gestão adequada do nível de enchimento dos mesmos". A responsável referiu ainda que "a utilização destas tecnologias permite reduções de custos operacionais na ordem dos 30%, onde se incluem poupanças energéticas, através de uma melhor gestão do processo de recolha, melhorias significativas ao nível da qualidade do serviço prestado e uma melhor distribuição da rede de oleões, fornecendo dados quantificáveis que permitem a adequação da oferta à procura".

O projecto Oilprodiesel foi coordenado pelo Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ), sendo a Tecmic parceiro conjuntamente com as seguintes entidades: Câmara Municipal de Oeiras, Oinerge - Agência Municipal de Energia de Oeiras, APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, INETI - Instituto de Engenharia de Tecnologia e Inovação e IPODEC Portugal, Ageratec AB - Carry On Suécia, Fundación Inasmet, Espanha, Fraunhofer - Gesellshaft zur Förderung der Angewandten Forschung e.V. - Alemanha.

O sistema agora seleccionado para figurar na shorlist dos Best Life Projects tem já diversos projectos implementados em Portugal, sendo de destacar o sistema instalado na Braval, na qual o Ecogest equipa um número representativo de ecopontos nos concelhos abrangidos: Braga, Povoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro.


Informação Institucional:
Tecmic é líder tecnológico nacional em soluções de Localização e gestão de frotas, meios e ocorrências. A família de produtos XTraN conta com soluções verticais para cada área de actividade específica, realizando neste momento a gestão de frotas em empresas líderes de diferentes sectores de actividade como Forças de Segurança Pública e Emergência, transportes de passageiros, transportes de mercadorias e logística, segurança privada, assistência técnica, construção e recolha de resíduos. A Tecmic participa em projectos de I&D+i nacionais e europeus que promovem a Investigação e Desenvolvimento em áreas ligadas à electrónica, microelectrónica, comunicações e T.I.