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Empilhadores Toyota com SAS obtêm resultados excelentes em testes comparativos

  • 20/10/2010, Vila Nova de Gaia

  • O Toyota SAS ajuda na redução dos custos com operadores e custos com danos nas mercadorias e equipamentos

 

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Um teste independente em empilhadores de 4 marcas reconhecidas, demonstrou resultados excepcionais de estabilidade para o Toyota Tonero, equipado com o Sistema de Estabilidade Activa (Toyota SAS).

O teste foi conduzido por uma organização independente de testes - Union Technique de L'Automobile, du Motocycle et du Cycle (UTAC) - a pedido da Toyota Material Handling Europe (TMHE), como forma de demonstrar o empenho da empresa, em fornecer equipamentos para a movimentação de cargas que contribuam para ambientes seguros, saudáveis e produtivos.

As condições do teste seguiram uma proposta de norma Europeia para estabilidade lateral dinâmica. Apesar de todos os 4 empilhadores terem passado os testes independentes, apenas o Toyota atingiu uma pontuação excelente em todos os requisitos.

Excelente estabilidade para os empilhadores Toyota com SAS

UTAC testou quatro empilhadores standard, normalmente disponíveis no mercado, incluindo o Toyota Tonero. As condições do teste basearam-se numa proposta de norma Europeia, actualmente em discussão. O Toyota Tonero passou facilmente e superou, os requisitos da norma proposta - assim como dos restantes empilhadores testados - num teste destinado a medir a estabilidade lateral dinâmica.

A estabilidade lateral dinâmica está relacionada com a capacidade de um empilhador se manter na vertical e não tombar lateralmente, quando em operação. Foi testada por dois operadores profissionais, com diferentes níveis de experiência de condução de empilhadores e envolvia curvas apertadas em velocidade, para determinar se o empilhador se tornava instável. Neste teste, foi dada particular atenção, se a roda interior traseira do empilhador se elevava do solo, sendo isto considerado um factor de instabilidade e que pode conduzir ao capotamento lateral do empilhador.

Durante mais de 200 voltas de teste, o empilhador Toyota superou largamente os outros empilhadores testados. De referir que a roda interior traseira do Toyota Tonero nunca saiu do solo, com nenhum dos condutores, demonstrando assim, a excelente estabilidade lateral dinâmica assegurada pelo Toyota SAS. Por comparação, a roda traseira interior dos outros três empilhadores, levantou do solo durante os testes.

Como um sistema que assegura excelente estabilidade, o Toyota SAS pode ajudar a prevenir acidentes, prejuízos e danos nas mercadorias. A perda de estabilidade lateral pode conduzir o empilhador a capotamento lateral, sendo esta uma causa maior de acidentes e prejuízos sérios com empilhadores. Para além disso é ainda a única causa destacada de acidentes fatais com empilhadores, segundo dados estatísticos publicados por U.S. National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH).1

SAS:  Seis características únicas que ajudam a proteger operadores e cargas

À medida que o foco de atenção sobre locais de trabalho seguros aumenta por toda a Europa, o Toyota SAS destaca-se como a tecnologia capaz de reduzir activamente o risco de acidentes e consequentemente o custo da movimentação de cargas. Exclusivo dos empilhadores Toyota, o SAS monitoriza constantemente as operações do empilhador, e automaticamente toma acções correctivas, sempre que detecta factores que possam conduzir a máquina ou a carga a instabilidade. O SAS inclui seis funções: cilindro de bloqueio do eixo traseiro, controlo do ângulo de inclinação frontal do mastro, controlo da velocidade de inclinação traseira do mastro, sincronizador da direcção, nivelamento automático dos garfos e ainda a redução da velocidade em curva, nos empilhadores de 3 rodas. Todas as funções actuam em conjunto, com o objectivo final de maximizar a segurança em operação e a produtividade.

Resultados do Teste, certificado pela UTAC

Na indústria de empilhadores, as normas actuais não cobrem exposição a riscos relacionados com acidentes de capotamento lateral dinâmico. Estudos conduzidos pelo "Institut National de Recherché et de Sécurité (INRS)" em França e pela "University of Hamburg" na Alemanha, resultaram na elaboração de um procedimento para teste da estabilidade lateral dinâmica. O procedimento consiste em criar movimentos laterais dinâmicos que conduzam a capotamento, em máquinas que se deslocam numa trajectória curva.

Este procedimento de teste, que foi submetido ao Comité Europeu de Normalização (CEN), para avaliação e aprovação, assegura uma certificação real e independente do desempenho, em termos de segurança dos empilhadores. Ao utilizar este procedimento de teste, a agência francesa de testes UTAC, validou a excelente estabilidade proporcionada pelo Toyota SAS.

UTAC dispõe de uma longa e firme reputação de excelência em testes industriais. É uma das 31 organizações de certificação, reconhecida mundialmente pela "International Automotive Task Force (IATF)".

Compromisso da Toyota Material Handling Europe

A Toyota Material Handling Europe acredita fortemente que a empresa pode ajudar os negócios na criação de ambientes seguros, saudáveis e produtivos, disponibilizando elevada qualidade nos seus produtos, serviços e soluções para a movimentação de cargas. Para além deste teste, a empresa está a desenvolver outros projectos para alargar ainda mais a contribuição nestas áreas.


NOTA
O teste no Toyota Tonero foi conduzido pela organização independente de testes "Union Technique de l'Automobile, du Motocycle et du Cycle (UTAC)" baseado numa proposta em desenvolvimento, para uma Norma  Europeia. O resultado deste teste não deve ser interpretado como julgamento prévio do resultado do teste que será efectuado no futuro, pela Toyota Material Handling Europe, baseado na Norma Europeia que vier a ser adoptada, no futuro.

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