O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Toyota I_Site - Mais do que gestão de frotas

  • 12/11/2014, Vila Nova de Gaia

  • O ano de 2014 tem-se revelado de enorme dinamismo para a Toyota. Em Outubro trouxe ao 17º Congresso de Logística da Aplog o seu novo porta-paletes elétrico com plataforma, com acesso inteligente - uma funcionalidade do sistema Toyota I_Site.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

O ano de 2014 tem-se revelado de enorme dinamismo para a Toyota. Só este ano lançou 4 novos equipamentos, no segmento de empilhadores e de equipamentos para armazém, renovando praticamente toda a gama de equipamentos de movimentação de cargas. Em Outubro trouxe ao 17º Congresso de Logística da Aplog o seu novo porta-paletes elétrico com plataforma, com acesso inteligente - uma funcionalidade do sistema Toyota I_Site.

Para além do novo porta-paletes BT Levio P, este ano a Toyota decide comunicar a sua solução para gestão de frotas - Toyota I_Site.

Porquê comunicar este ano o Toyota I_Site?

O Toyota I_Site é uma solução bastante implementada em operações europeias e com casos de sucesso conhecidos, mas ainda não havia clientes portugueses de referência com esta solução implementada. Este ano temos pela primeira o Toyota I_Site, em duas grandes empresas portuguesas - a Centralcer no segmento de empilhadores elétricos e a JMR no de equipamentos de armazém, com o sistema Toyota I_Site, instalado em porta-paletes elétricos, preparadores de encomenda e empilhadores retrateis.
A APLOG reúne os clientes com as características para as quais esta solução se direciona em particular e por isso é uma excelente oportunidade de a dar a conhecer.

Porque é que dizem que o Toyota I_Site é mais do que gestão de frotas?

Para além da tecnologia instalada, o Toyota I_Site associa a filosofia Kaizen, com o intuito de reduzir os custos globais das operações.
Baseia-se em analisar e decidir sobre os resultados reais de utilização - transmitidos automaticamente dos equipamentos, para um portal web, por GPRS. Esta informação pode ser consultada imediatamente via web e exportada para análise. Com base nestes resultados e nos objetivos definidos são acordadas e implementadas ações e a operação é monitorizada. Esta abordagem repete-se continuamente num processo de melhoria contínua por forma a se atingirem e manterem os resultados pretendidos na redução dos custos das operações, com melhorias nas práticas de trabalho e no cumprimento das normas de segurança e sustentabilidade estabelecidas pela empresa.

Em termos de funcionalidades, o Toyota I_Site direciona-se a melhorar as áreas de segurança, produtividade e ambiente. Como é que o Toyota I_Site ajuda a melhorar a segurança?

Controlar o acesso às máquinas e monitorizar os choques reduz os acidentes e melhora a segurança nos locais de trabalho. Reduz os custos financeiros, mas ainda mais importante, elimina o custo humano dos acidentes. Também é possível permitir que apenas operadores autorizados possam trabalhar com as máquinas, através de um código PIN ou de "Smart access" que é o que está presente no porta-paletes aqui exposto. Ligar a máquina só é possível após passar o cartão de colaborador da empresa no leitor de cartões "Smart Access" e o sistema reconhecer que este operador pode trabalhar com este equipamento. Esta gestão de acessos, foi feita centralmente e previamente pelo gestor de frotas, caso contrário eu não poderia ligar o porta-paletes. Esta funcionalidade promove maior responsabilização dos operadores e melhores práticas de trabalho. Ver „quem, o quê e quando‟ sobre impactos em máquinas também ajuda a tomar decisões sobre como reduzi-los. E a notificação de choques em tempo real permite reagir rapidamente, minimizando os prejuízos.

A produtividade das operações sai beneficiada com esta solução?

A produtividade também pode ser melhorada, monitorizando a utilização de máquinas e operadores e obtendo uma imagem precisa da atividade. Identificar equipamento e operadores sub-utilizados, assim como estrangulamentos nas operações, é uma boa base de partida para ações que conduzam a ganhos de produtividade - otimizar a dimensão da frota principal e gerir picos através de aluguer de curto prazo, é um bom exemplo. Acompanhar a utilização do contrato, trocando máquinas entre si para não ultrapassar as horas contratadas, planear a manutenção para evitar paragens e aumentar a disponibilidade, são outros bons exemplos.

E em termos ambientais? Que vantagens traz nesta área?

Claro que sim. A experiencia diz-nos que monitorizar ciclos de carga e monitorizar a utilização das máquinas contribui para uma maior vida útil quer da máquina quer da bateria. Controlar que a bateria é recarregada quando a carga está no mínimo aumenta a vida da mesma e reduz o impacto ambiental de metais nocivos, tal como chumbo. Por outro lado, usar uma máquina por mais tempo também representa menos desperdício, menos custos e maior proteção do ambiente.

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Av. Vasco da Gama, 1410
Oliveira do Douro
4431-956  Vila Nova de Gaia
Porto - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)