Veículo guiado automaticamente AGV e LGV

Os veículos guiados automaticamente AGV e LGV são equipamentos de transporte, semelhantes aos empilhadores, que se deslocam automaticamente seguindo uma trajetória traçada ou programada antecipadamente. Para os guiar há dois possíveis sistemas: o autoguiado por fio ou guiado por laser.

Veículo guiado automaticamente por fio AGV

Os veículos que são capazes de seguir o caminho que lhes foi atribuído mediante um sistema guiado automaticamente e denominam-se veículos guiados automaticamente (ou na sigla em inglês, AGV). Um fio, que é embutido no solo do armazém, emite um campo magnético e este, por sua vez, é captado pela máquina. O fio descreve a trajetória do percurso e o AGV irá segui-lo. 

Veículos guiados por laser LGV 

O segundo sistema é o guiado por laser. As máquinas que o incorporam são conhecidas como veículos guiados por laser (LGV, na sigla em inglês). Esses elementos emitem um sinal laser, que se reflete nos defletores colocados em pontos próximos ao percurso, e que é lido, de volta, pela máquina. A diferença de tempo entre a emissão do laser e a captura do feixe de reflexão é calculada mediante um processador montado na máquina, o que lhe permite saber em cada momento a distância em que se encontram dos pontos de controlo e deduzir a sua posição. Com essa informação, o veículo faz, por si mesmo, as correções necessárias para seguir a trajetória especificada. Tecnicamente, programar e modificar as trajetórias é muito fácil. 

Há máquinas com elevação e diferentes tipos de garfo para a manipulação de paletes ou volumes. No mercado existem modelos de AGV e LGV especificamente desenhados para o transporte de paletes, caixas, bobinas e cargas volumosas.

O uso desses veículos é muito conveniente para unir pontos distantes entre si e fazê-lo a uma velocidade moderada e sem obstáculos. Convém também considerar que nos pontos de paragem (recolhe e descarrega a mercadoria), é necessário colocar transportadores de rolos cilíndricos ou correntes ou outro tipo de dispositivo que possa transferir a carga e servir de elo de ligação com a restante instalação.

 

Imagem cedida pela Asti

Imagem cedida pela Asti

Imagem cedida pela Artisteril

Imagem cedida pela Artisteril

 
Imagem cedida pela Artisteril

Imagem cedida pela Artisteril

Centro logístico e de manipulação de produtos da pesca

Centro logístico e de manipulação de peixes

Outros artigos deste capítulo

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Manual-almacenajebanner
Template Key: