O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

2000 operadores da Azkar trabalham com a solução POD ZetesChronos, melhorando os serviços prestados aos clientes

  • 03/03/2014, Lisboa

  • A Azkar, a maior operadora de logística global em Espanha e Portugal, optou pela solução ZetesChronos para gerir os seus processos de prova de entrega (POD).
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

A Azkar, a maior operadora de logística global em Espanha e Portugal, optou pela solução ZetesChronos para gerir os seus processos de prova de entrega (POD). O objetivo básico da empresa era melhorar a competitividade e o serviço ao cliente. O resultado foi uma redução drástica dos erros, otimização da tomada de decisões e simplificação das tarefas quotidianas dos transportadores e do pessoal administrativo. Após um programa-piloto bem-sucedido, a solução já foi implementada em 60 centros de distribuição em Espanha e Portugal, sendo utilizada por 2000 funcionários.

O ZetesChronos é uma solução de prova de entrega móvel avançada concebida para otimizar os processos de entregas e recolhas. Proporciona visibilidade em tempo real do movimento das mercadorias e da atividade dos trabalhadores no terreno, desde o carregamento das mercadorias até à entrega e à recolha, e garante a rastreabilidade ao longo de todo o processo de distribuição. Além disso, o ZetesChronos faz parte de um conjunto de soluções desenvolvido pela Zetes para a cadeia de abastecimento colaborativa.

A Azkar trabalhava com um sistema antigo, baseado em papel, que não lhe permitia ter controlo total sobre os processos de entrega e recolha. Contudo, a empresa estava determinada a alcançar a excelência na satisfação dos clientes mediante a oferta de serviços mais flexíveis e competitividade crescente. Assim, optou pelo ZetesChronos como solução POD.

Troca de informações em tempo real

Depois do teste-piloto bem-sucedido na filial da empresa no Porto, onde os operadores constataram como era fácil utilizar a solução, esta foi implementada em todas as outras filiais, em Espanha e Portugal. O ZetesChronos foi totalmente integrado com o sistema de gestão de informação da Azkar, de modo que a empresa controla todo o fluxo de informação, desde a recolha até à entrega. Além disso, permite que os transportadores e o pessoal administrativo troquem informações em tempo real através de dispositivos móveis Motorola MC75, que conseguem digitalizar cada passo do processo, adaptando-se aos requisitos específicos dos clientes. Se for necessária uma "nota de expedição" carimbada, esta é digitalizada - com uma única captura de imagem - e automaticamente enviada para o sistema central, onde é guardada com os outros dados da entrega. Se o serviço exigir uma assinatura, esta é feita diretamente no ecrã do terminal e guardada com os restantes dados. Isto significa que todos os serviços da Azkar são registados em tempo real nos sistemas centrais da empresa.

Tomada de decisões otimizada

Demais a mais, com a ferramenta Backoffice que faz parte da solução ZetesChronos, a empresa pode comunicar incidentes detetados nos serviços em tempo real e resolvê-los no decurso das 24 horas seguintes. Também está mais bem equipada para lidar com os problemas quotidianos, tais como o reagendamento de um serviço a um cliente que não esteja em casa no momento da entrega.

O ZetesChronos permitiu à Azkar otimizar a qualidade do serviço, eliminar erros, resolver de imediato potenciais incidentes e fornecer aos clientes acesso em tempo real a todas informações relacionadas com o serviço contratado. Além disso, dada a disponibilidade instantânea dos dados relacionados com taxas de entrega, aceitação/rejeição de recolhas, número de entregas falhadas, paragens efetuadas durante o dia, entre outros, esta solução fornece à empresa as informações necessárias para otimizar a tomada de decisões a nível empresarial.

Um sucesso desde o início

O Diretor de TI da Azkar explica: "Com este novo sistema de gestão e controlo da informação, reduzimos significativamente os erros e conseguimos oferecer mais valor aos nossos clientes. O projeto foi um sucesso desde o primeiro dia. Terminada a fase-piloto e a verificação da funcionalidade do sistema, todos os nossos centros estão agora a beneficiar de uma nova forma de trabalhar, que também disponibiliza informações preciosas ao nível da gestão de recursos e facilita o trabalho diário dos transportadores. Estamos muito satisfeitos com a solução fornecida pela Zetes, especialmente com os resultados."

José Fanego, Diretor de Consultoria Empresarial da solução ZetesChronos, comenta: "O ZetesChronos, a nossa solução de prova de entrega, é flexível por se basear numa plataforma standard proprietária que tem a capacidade de se adaptar rapidamente às regras empresariais e aos processos individuais dos nossos clientes." Acrescenta ainda: "Fornece informações úteis em tempo real sobre a localização e a monitorização dos produtos ao longo do processo. É fácil de configurar, quer seja uma empresa única quer seja ao nível das várias filiai., É um sistema que ajuda a reduzir as reclamações e previne os erros de entrega."

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)