O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

bpost e Zetes colaboram para encontrar bicicletas extraviadas

  • 07/10/2014, Lisboa

  • A bpost elegeu a Zetes para criar um dispositivo inovador denominado "CycloSafe". Este dispositivo permite rastrear e encontrar bicicletas perdidas graças a um chip RFID integrado numa caixa fixa ao quadro da bicicleta.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo
  • Um sistema único na Bélgica
  • A tecnologia RFID ao serviço dos cidadãos

A bpost elegeu a Zetes para criar um dispositivo inovador denominado "CycloSafe". Apresentado no dia 15 de setembro de 2014, este dispositivo permite rastrear e encontrar bicicletas perdidas graças a um chip RFID integrado numa caixa fixa ao quadro da bicicleta. Durante a sua ronda, os funcionários, munidos de um leitor portátil, verificam as bicicletas. As informações são transmitidas à base de dados central ZetesOlympus.

Um sistema único na Bélgica

Tendo em conta o número cada vez maior de bicicletas roubadas e extraviadas na Bélgica, a bpost está a criar uma oportunidade para solucionar o problema, desenvolvendo o sistema CycloSafe em conjunto com a Zetes. Este sistema permite localizar e recuperar as bicicletas perdidas ou roubadas e restituí-las aos seus proprietários.

Nico Cools, Director da Unidade de Negócio de Clientes Empresarias e Soluções na bpost: "Pretendemos alargar a nossa gama de serviços aos cidadãos. Tivemos a ideia do CycloSafe. O roubo de bicicletas é uma praga, sendo que a nossa equipa de profissionais percorre quotidianamente todas as ruas do país. Para implementar um sistema de rastreabilidade, precisávamos de dispor de um parceiro experiente em desenvolvimentos de tal envergadura. Elegemos a Zetes, uma empresa belga reconhecida. "

E na prática?

A Zetes encarregou-se da engenharia e da industrialização do CycloSafe: a caixa, que se fixa permanentemente ao quadro da bicicleta, contém um chip com um número de identificação único registado na base de dados ZetesOlympus. O dispositivo é ativado aquando da primeira ligação do utilizador ao website da bpost.

A Zetes desenvolveu uma aplicação em terminal portátil que comunica através de Bluetooth® com um leitor RFID. O dispositivo permite a leitura rápida e contínua de dados em locais onde existe uma grande concentração de bicicletas, tais como estações de comboio, escolas, etc. Os dados são transmitidos à base de dados ZetesOlympus pela cloud. Esta transmite-os depois para a aplicação da bpost; se uma bicicleta for detetada como roubada ou extraviada, a bpost entra em contacto com a esquadra de polícia local, que tudo fará para restituir a bicicleta ao proprietário. A base de dados ZetesOlympus comunica com o sistema da bpost. As informações de localização geográfica, geradas pela Zetes, e os dados pessoais dos utilizadores, gerados pela bpost, são conservadas separadamente para garantir a proteção da vida privada.

Alain Wirtz, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Zetes: "A Zetes já está muito presente no sector postal na Europa com a sua solução de Prova de entrega, ZetesChronos. No âmbito deste projeto inovador e único na Bélgica, a bpost dá-nos a oportunidade de implementar o elemento central do nosso conjunto de soluções de Cadeia de Abastecimento Colaborativa, ZetesOlympus, utilizando a tecnologia RFID."

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)