O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Floréac garante expedições precisas e reduz as notas de crédito com a tecnologia de visualização da Zetes

  • 01/04/2016, Lisboa

  • A Floréac garante expedições precisas, reduz as reclamações dos clientes e o valor das notas de crédito para menos de metade graças à verificação automática de expedição dos carros de plantas com base na tecnologia de visualização da Zetes.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

O exportador de plantas Floréac garante expedições precisas, reduz as reclamações dos clientes e o valor das notas de crédito para menos de metade graças à verificação automática de expedição dos carros de plantas com base na tecnologia de visualização Zetes.   

Necessidade de precisão a 100% e verificação eficiente de expedições

As plantas envasadas não são expedidas para os clientes em paletes, mas sim em carros específicos do setor. Na Floréac, os carros são transportados internamente através de um transportador de corrente, acionado por RFID, que atravessa o centro de distribuição. Com um volume de 25 a 35 linhas de encomenda por carro e períodos de pico de 12 000 a 14 000 linhas de encomenda por dia, seria normal que ocorressem erros humanos no fluxo de logística. "Por vezes, emitíamos faturas relativas às linhas de encomendas que não eram entregues", declarou Dirk Criel, Responsável de Planeamento de Logística da Floréac.

Tecnologia de visualização Zetes como única opção

Para garantir expedições e faturas precisas, incluindo uma nota de expedição correta por carro, a Floréac procurava uma solução que oferecesse um sistema de verificação rápido e eficiente de expedições para os carros completos. Inicialmente, a digitalização manual de etiquetas de recolha foi considerada como opção. Contudo, desde logo se tornou evidente que devido ao vasto número de linhas de encomendas, essa operação seria extremamente morosa e dispendiosa. A Zetes propôs a solução de verificação automática da expedição, que utiliza a sofisticada tecnologia de visualização, para avaliar de forma rápida e eficiente se os produtos se encontram nos carros corretos.

Digitalização e descodificação automáticas de vários códigos de barras

As etiquetas de recolha, que possuem um código de barras 2D e correspondem às linhas de encomenda, são aplicadas num painel na parte da frente do carro durante o processo de recolha de encomendas. Todos os carros validados são deslocados para o cais de carga correto pelo transportador de corrente, onde é impressa uma lista de expedição para cada carro; o sistema de visualização é integrado como uma porta nesta corrente. As imagens dos carros são captadas à medida que passam, por isso nunca atrasam nem interrompem o fluxo.

O sistema capta 2 conjuntos de imagens de cada carro completo:

  • O primeiro conjunto consiste numa imagem dos códigos de barras 2D fixos e únicos do carro propriamente dito, que serão ligados à imagem de todas as etiquetas de recolha 2D aplicadas no painel frontal do carro durante o fluxo de logística. Este procedimento assegura que todas as linhas de encomenda no carro (vasos, tabuleiros, etc.) são ligadas à identificação do carro em causa. A informação é depois captada pelo sistema SAP da Floréac, que verifica e avalia se todas as etiquetas de recolha fazem parte da mesma expedição. Se esse não for o caso, é impresso um relatório de erro para o operador poder corrigir o erro.
  • É captado um segundo conjunto de imagens a cores para constituir prova visual da expedição, caso venha a ser necessária (quantidade de plantas, cor e estado).
A introdução do sistema de verificação automática da expedição teve um impacto significativo no número de "reclamações por faturação sem entrega, sendo que o valor das notas de crédito foi reduzido para menos de metade", declarou Dirk Criel. "Relativamente a discussões com os clientes sobre a qualidade, cor correta ou tamanho das plantas, estas imagens a cores constituem a derradeira prova para os gestores de qualidade e vendedores", concluiu Dirk Criel. Uma vez que qualquer erro é imediatamente detetado, corrigido e comunicado ao funcionário relativo à tarefa, o sistema de visualização também desempenha um papel importante relativamente à melhoria contínua da cadeia de logística da Floréac.
Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)