O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Zetes - Reduza os custos de produção com a monitorização

  • 06/03/2015, Lisboa

  • A capacidade de monitorizar e rastrear material a devolver pode evitar perdas para o fabricante. Seguem-se cinco obstáculos comuns no fabrico. Este artigo indica como impedir que os mesmos tenham um impacto significativo nos custos de produção.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

A capacidade de monitorizar e rastrear material a devolver pode evitar perdas para o fabricante. Seguem-se cinco obstáculos comuns no fabrico. Este artigo indica como impedir que os mesmos tenham um impacto significativo nos custos de produção.

1. Rastreabilidade

Ao manusear produtos a granel, é essencial promover a rastreabilidade à medida que o produto avança pelo processo de produção. Criar uma ligação entre as matérias-primas os produtos e os contentores originais utilizados para a expedição das mesmas estabelece a base da rastreabilidade. A incapacidade de monitorizar e rastrear os contentores de matérias-primas em particular pode prejudicar a capacidade de assegurar a rastreabilidade. Por sua vez, isso pode resultar em dispendiosas devoluções em massa em vez de uma recolha ordenada no caso de falhas de produção. Do mesmo modo, também pode verificar-se a não conformidade com os regulamentos alimentares nacionais ou internacionais, originando, em situações extremas, exclusões do mercado. O que é igualmente importante é criar uma ligação entre um produto e um contentor, elemento crucial quando ocorre um problema na linha de produção. Isto verifica-se particularmente no processamento de alimentos frescos. Se for necessário interromper uma linha de produção devido ao risco de contaminação do lote, identificar contentor responsável ajuda a encontrar o proprietário e permite que os custos adicionais sejam cobrados.

2. Monitorização do ciclo de vida

A monitorização do ciclo de vida e do processo é crítica, especialmente ao processar materiais perigosos ou produtos alimentares. Identificar, monitorizar e rastrear barris, cilindros, paletes ou outro tipo de ativo ajuda a evitar falhas ou interrupções no processo de limpeza e controlo. Monitorizar o ciclo de vida e o processo de reparação é outra forma correta de controlar o montante médio gasto por ativo individual. Até certo ponto, essa medida também pode ajudar a planear a renovação do seu conjunto de ativos.

3. Excesso de stock

Não saber onde os ativos estão localizados ou quando serão devolvidos pelos intervenientes dá origem ao excesso de inventário, para assegurar que as operações estão bem preparadas para o fluxo máximo da linha de produção. A fraca visibilidade dos ativos a devolver pode dar origem a gastos superiores para sustentar a produção. Isto pode criar um ciclo vicioso, uma vez que os níveis de stock podem diminuir na ausência de provas de propriedade. Quando as empresas começam a monitorizar e rastrear ativos a devolver, costumam descobrir que 30% dos mesmos não são utilizados, existindo assim um excesso relativamente aos requisitos. Os custos podem ser evitados através da venda dos ativos extra ou da utilização dos mesmos para renovar um conjunto existente. A limpeza, sanitização ou teste de fugas podem criar outro "sorvedouro de dinheiro". Uma vez que estes processos têm de ser executados regularmente e têm uma data limite, as organizações podem gastar quantias de dinheiro significativas ao executar estes processos em várias ocasiões para os ativos em excesso.

4. Produtividade

Do mesmo modo, a monitorização de ativos é essencial para manter a produtividade, uma vez que a fraca visibilidade do conjunto disponível tem impacto sobre o planeamento e a preparação de encomendas. Pode perder-se tempo a procurar contentores ou estruturas armazenadas incorretamente ou não recolhidas dos respetivos intervenientes. Esta situação faz com que seja ainda mais complicado responder a encomendas de última hora e também pode fazer aumentar significativamente o tempo de configuração entre dois turnos de produção.

5. Litígios com clientes

Com os ativos em constante movimento pela cadeia de abastecimento de fabrico, é importante dispor de uma visibilidade clara relativamente a quem é proprietário do quê. Sem um sistema de monitorização de ativos adequado, os ativos perdem-se facilmente, sendo que ninguém pode ser responsabilizado pelos custos e inconvenientes associados. A monitorização e o rastreio dos pontos onde os ativos foram entregues ou recolhidos promovem uma maior transparência de comunicação e reduzem os ciclos de contabilização entre diferentes intervenientes. Todo o processo se torna mais rápido e fluido para o back office, o que é um fator significativo em termos de redução do tempo de processamento de faturas e de alcance de poupança de custos.

4 Regras de ouro para evitar a perda de dinheiro com os ativos a devolver

Está disponível uma grande variedade de soluções para monitorizar e rastrear ativos a
devolver e para o ajudar a evitar os problemas referidos. Escolher um sistema ou uma
tecnologia adequados a uma organização dependerá do processo comercial existente. Seguem-se quatro perguntas a ter em conta antes de considerar como implementar da
melhor maneira um sistema de monitorização de ativos:

  1. Quanto dinheiro perde todos os anos com os seus ativos?
  2. Que quantidade de ativos possui realmente e que quantidade excede os requisitos?
  3. Os seus processos permitem sistemas sem operador (por exemplo RFID, ImageID) ou não?
  4. O objetivo principal é melhorar a rastreabilidade ou também pretende alcançar poupanças de produtividade?

Consoante os processos, os produtos e o ambiente de produção (por exemplo frio extremo, processamento de produtos frescos, etc.), os sistemas baseados em RFID, ImageID ou códigos de barras podem proporcionar as vantagens ideais. Um especialista independente na cadeia de abastecimento com uma ampla experiência na área da gestão de ativos poderá oferecer aconselhamento relativamente ao sistema de monitorização de ativos adequado para o ajudar a poupar nos custos internos.

Autor: Sébastien Sliski.

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)