Principais tecnologias de sistema de picking

Todas as variedades e estratégias de picking manual analisadas nos artigos anteriores podem reforçar a sua eficiência com a incorporação de quatro tecnologias: terminais de radiofrequência, o sistema pick to light, o sistema put to light e picking por voz. Todas elas são válidas para a preparação com paletes e caixas.

Terminais de radiofrequência

O artigo "Radiofrequência no armazém"explica ao detalhe o funcionamento da radiofrequência e a importância desses dispositivos tão úteis para melhorar a gestão do armazém. É importante escolher o tipo de terminal (manual, de pulso ou para empilhador) adequado ao trabalho que será realizado, bem como contar com um programa de gestão potente e intuitivo.

Terminal manual Terminal de empilhador
Terminal manual Terminal de empilhador

Sistemas  pick by  light

Quanto aos sistemas de pick to light, consistem em dispositivos com luzes e números que indicam ao preparador a posição em que deve recolher o produto e a respetiva quantidade. Estão ligados ao WMS do armazém. Podem ser utilizados nas estantes dinâmicas de picking para caixas, embora seja possível utilizar, igualmente, nas estantes para paletes. Por outro lado, os dispositivos "pick to light" podem incorporar luzes de várias cores, o que permite preparar várias encomendas ao mesmo tempo, atribuindo uma cor a cada um deles.

Almacén construido para empresa del sector farmacéutico.

Armazém construído para empresa do setor farmacêutico

Sistemas put to light

O terceiro tipo de dispositivo que pode melhorar a eficiência do picking é o put to light. A sua função é justamente oposta à do pick to light, já que nesse caso, o dispositivo, conta com características semelhantes àquele, é utilizado para indicar ao operário, a posição em que deve deixar a mercadoria e a respetiva quantidade. Ambos os sistemas costumam complementar-se mutuamente. O put to light pode ser instalado em postos fixos sobre paletes ou em equipamentos móveis onde se preparem mais de uma encomenda.

Sistema pick by light e put to light ligados

Funcionamento dos sistemas pick/put-to-light

Sistemas de picking por voz

A última tecnologia que analisaremos nesta secção é a do picking por voz (voice picking). Baseia-se em terminais informáticos dotados de sintetizadores e sistemas de reconhecimento de voz, portanto podem dar instruções e receber as confirmações mediante comunicação oral com o preparador.

Cada operário tem um terminal que incorpora um auricular e um microfone, o que permite ficar com as mãos livres. Isso resulta num aumento considerável do número de operações realizadas. Além disso, é uma solução muito boa para trabalhar em câmaras frigoríficas, pois o uso de luvas dificulta o manuseamento de outros tipos de terminais (pense, por exemplo, na limitação para usar botões).

Sistema voice picking aplicado a um centro logístico automatizado de armazenagem e distribuição de produtos congelados

Sistema voice picking aplicado a um centro logístico automatizado para armazenagem e distribuição de produtos congelados

Outros artigos deste capítulo

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Manual-almacenajebanner
Template Key: